Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como desenvolver o raciocínio lógico matemático utilizando textos jornalísticos? (UCA)

 

10/10/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·Realizar hipóteses de leitura;

·Explorar o jornal como portador de texto;

·Compreender a função social dos textos jornalísticos;

·Elaborar e resolver situações-problema que envolvam adição e subtração;

·Organizar e interagir com colegas em grupo;

·Produzir um texto jornalístico.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - três (3) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita, e compreender operações de adição e subtração. 

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: textos jornalísticos

- Professor, para essa atividade você deverá providenciar diversos jornais e trazer para a sala de aula. Caso prefira, solicite a seus alunos que tragam jornais de casa.

- Inicie sua aula, organizando os alunos em roda de conversa. Depois, traga para a rodinha diversos portadores de texto, como por exemplo: livros literários, livros de receitas culinárias, livros de poesias, jornais, dentre outros.

- Converse com as crianças questionando-as sobre os portadores de texto que você disponibilizou na rodinha. Pergunte por exemplo:

 

  • Quais portadores de textos são esses?
  • Quais as suas semelhanças? E as diferenças?
  • Qual desses portadores tem a função de informar?
  • Vocês gostam de ler jornal?
  • E em sua família? Tem alguém que tem o hábito de ler jornal?

 

- Após esse momento, os alunos poderão escolher um jornal cada um, e realizar suas hipóteses de leitura, escolhendo uma notícia ou reportagem para ler e socializar com a turma. Os alunos também poderão pesquisar e acessar textos jornalísticos através da internet. Para tanto, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

menina lapis 

- Em seguida, oriente os alunos a colarem no caderno a notícia ou a reportagem lida por eles, e depois responderem as questões:

1-      O nome do jornal do qual você retirou essa notícia é:

______________________________________________________________________________________________________________________________

2-      O autor ou autora que escreveu a notícia lida por você chama-se: ______________________________________________________________________

3-      A data da publicação dessa notícia foi: __________________________________

4-      O assunto abordado nessa reportagem era:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      Circule na reportagem os dados matemáticos que você encontrar, como números, gráficos, dentre outros.

 

- Se optar por fazer esse registro utilizando os laptops dos alunos você poderá orientá-los a realizarem o mesmo utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Para isso, eles deverão digitar as perguntas e depois respondê-las utilizando as ferramentas do processador de textos, e depois deverão salvar o documento em um arquivo em seus laptops.

- Observe as atividades dos alunos para verificar se eles conseguiram localizar nos textos os dados matemáticos.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- ELABORANDO E RESOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMA POR MEIO DO TEXTO JORNALÍSTICO

- Professor, para essa atividade você deverá providenciar textos jornalísticos que contenham dados matemáticos e trazer para a sala de aula. Tome cuidado ao selecionar as reportagens, analisando se as notícias não contêm informações inadequadas para a faixa etária das crianças.

- O objetivo dessa atividade é que os alunos se agrupem e construam situações-problema que abordem operações de adição e subtração, depois troquem as situações-problema entre os grupos para que resolvam.

- Divida-os em grupo de quatro a cinco alunos. Entregue para cada grupo, uma folha A4 com um texto jornalístico, contendo dados matemáticos, colado em um dos lados da folha, pois o outro lado deve estar em branco para que os alunos registrem as situações-problema que irão elaborar.

- Peça para que eles realizem a leitura do texto. Depois, eles deverão identificar e circular os dados matemáticos contidos na reportagem.

- Em seguida, solicite que cada grupo elabore quatro situações-problema a partir da reportagem que eles leram, abordando operações de adição e subtração.

- Eles deverão escrever as situações- problema no verso da folha A4, para tanto, cada aluno poderá escrever uma ou então eles poderão eleger um escriba no grupo.

- Depois de prontas, os grupos deverão trocar uns com os outros as folhas contendo as situações-problema, para que resolvam. Por exemplo, se tiver quatro grupos de alunos (grupo 1, 2, 3 e 4) eles poderão trocar assim: grupo 1 com o grupo 2, grupo 3 com o grupo 4.

- Depois de resolverem eles deverão trocar de novo para realizar a correção.

- Caso opte por utilizar o laptop dos alunos eles poderão criar as situações-problema digitando-as no KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Eles poderão enviá-las via e-mail para os outros grupos para que eles resolvam e lhe retornem para que corrijam, para isso, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Outra forma de abordar essa atividade, é reunir as situações-problema que cada grupo criou, e escrevê-las no quadro, para que o aluno copie em seu caderno e as resolva.

 

Veja abaixo um exemplo de texto jornalístico que pode ser utilizado para essa atividade:

jornal

 Fonte: http://aftiv.blogspot.com/2010/09/reportagem-do-jornal-o-globo-e-extra.html

Exemplos de situações-problema:

 

  1. Se Quézia Quetlin Maciel começou a lutar aos 7 anos, e atualmente ela tem 14 anos de idade, há quantos anos ela luta? (subtração)

Resolvendo lapis

 

 

 

  • Nessa reportagem do ano de 2010, Quézia estava com 14 anos. Se ela luta há 7 anos, em que ano ela começou a lutar? (subtração)

Resolvendolapis

 

 

 

  • Quézia treina 3 horas diariamente. Se a semana tem 7 dias, quantas horas ela treina por semana? (adição)

Resolvendolapis

 

 

 

  • Quézia já possui 16 medalhas, sendo uma de prata. Se ela ganhar mais 3 medalhas de ouro com quantas medalhas ela irá ficar ao todo?

Resolvendolapis

 

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- JORNAL DA TURMA: construindo um texto jornalístico coletivo

- Professor, nesta atividade os alunos irão produzir um texto jornalístico coletivo contendo dados matemáticos.

- Para tanto, converse com eles na rodinha e enumere alguns temas e assuntos a partir dos quais eles poderão criar uma reportagem ou notícia. Você poderá elencar acontecimentos da escola e da sua sala de aula para criar com eles o texto jornalístico. Por exemplo: falar sobre algum evento que aconteceu em sua escola, qual o objetivo dele, quantas pessoas vieram, dentre outros.

- Depois, dialogue com eles sobre as características de um texto jornalístico retomando as atividades que foram realizadas anteriormente.

- Escreva o texto na lousa e oriente-os a copiarem e depois ilustrarem em seus cadernos.

- Eles também poderão utilizar seus laptops para escreverem e ilustrarem o texto jornalístico por eles criado. Para tanto, poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para digitar o texto, e as ferramentas doTux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para ilustrá-lo.

- Os alunos deverão salvar sua produção em um arquivo nos seus laptops e poderão socializar com os colegas.

- Depois, reúna as produções dos alunos em um pen-drive imprima e monte um painel em sua escola para socializar a produção coletiva da turma.

Veja abaixo uma notícia criada e ilustrada por alunos do 1º ano “A” da Eseba no ano de 2010:

  

Uberlândia, 20 de setembro de 2010 - Jornal Escola Antenada

 

Alunos visitam fazenda

 

Por: Alunos do 1º ano A

 

            NO DIA 18 DE SETEMBRO DE 2011, OS ALUNOS DO 1º ANO “A” DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL, DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU, PARTICIPARAM DE UM PASSEIO DE CAMPO, NO QUAL VISITARAM A FAZENDA OLHOS D’ÁGUA.

           O OBJETIVO DO PASSEIO FOI PROPICIAR AOS ALUNOS UMA VIVÊNCIA NO CAMPO PARA QUE ELES COMPREENDESSEM O MODO DE VIDA NA FAZENDA, BEM COMO, SUAS PECULIARIDADES.

          DURANTE O PASSEIO OS ALUNOS TIVERAM A OPORTINIDADE DE CONHECER VÁRIOS ANIMAIS CRIADOS NA FAZENDA. ASSIM VISITARAM OS ESPAÇOS DA FAZENDA QUE CONTINHAM 100 GALINHAS, 30 VACAS, 20 PORCOS, 12 CABRAS E 5 CAVALOS.

          ALÉM DOS ANIMAIS AS CRIANÇAS AINDA CONHECERAM A HORTA DA FAZENDA QUE PRODUZ 10 TIPOS DE HORTALIÇAS, E DESCOBRIRAM QUE OS DONOS DA FAZENDA FATURAM 1.500 REAIS POR MÊS COM A VENDA DAS HORTALIÇAS.

          DEZENOVE CRIANÇAS DO 1º ANO “A” PARTICIPARAM DO PASSEIO, SENDO QUE 3 FALTARAM.

OS ALUNOS AINDA CONTARAM COM O APOIO DE 4 PROFESSORES QUE ACOMPANHARAM A VISITA.

          FOI UM MOMENTO MUITO PRAZEROSO E RICO EM APRENDIZAGENS. OS ALUNOS AGUARDAM ANSIOSOS POR NOVAS EXPERIÊNCIAS COMO ESTA.

 desenhos  

             

- Você também poderá construir situações-problema a partir do texto jornalístico coletivo produzido por seus alunos, envolvendo operações de adição e subtração, e até mesmo operações de multiplicação e divisão, de acordo com o nível de desenvolvimento de seus alunos.

 

 

menino tarefa

  • Utilize seu laptop e acesse a internet por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 

  • Pesquise em sítios de jornais uma reportagem que contenha dados matemáticos e elabore uma situação-problema, que envolva as operações de adição e subtração. Consulte as atividades que fizemos durante a nossa aula de Matemática, hoje.

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles realizaram hipóteses de leitura, exploraram o portador de texto jornal e compreenderam sua função social, e se conseguiram elaborar e resolver situações-problema envolvendo operações de adição e subtração, e se participaram da elaboração do texto jornalístico coletivo. Registre estas informações, pois são fundamentais para seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • daniela p tavares, EMEB Pedro B Neto , São Paulo - dijo:
    danipitav@yahoo.com.br

    31/05/2013

    Cinco estrelas

    As atividades, em etapas e níveis de dificuldades, vão estimulando habilidades importantes. Adorei! Vou aproveitar com meus alunos de Grupo de Estudo.


  • Jr, Hahae , Rio Grande do Sul - dijo:
    agathaevera@hotmail.com

    13/11/2012

    Cinco estrelas

    Mt bom


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.