Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que são os movimentos negros?

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem dos movimentos negros no Brasil;

Entender o processo de resistência negra no Brasil;

Pesquisar os movimentos negros existentes em sua cidade;

Entender a formação, constituição e atuação dos movimentos negros;

Conceituar Movimento Negro.

Duração das atividades
4 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

 

1º momento

 

Inicie a aula com o seguinte vídeo:

 Miniatura

 

http://www.youtube.com/watch?v=MG_yhtPeaC0&feature=fvsr, acesso em 20.10.2011.

 

Na sequência, exiba este vídeo:

 

 

Miniatura

http://www.youtube.com/watch?v=pLhGNyPqKbw , acesso em 20.10.2011.

 

Peça aos alunos que digam o que entenderam e sentiram a respeito dos vídeos apresentados.

 

2º momento

 

1. Trabalhe com os alunos o seguinte texto sobre o movimento negro no Brasil:


Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2086-18399-,00.html, acesso em 03.10.2011.

 

2. Distribua um roteiro de trabalho com o texto podendo ser feito em grupos:

a. Quais os objetivos do Movimento Negro?

b. Quais as diferenças entre o Movimento Negro no Brasil e no Estados Unidos como mostrado no vídeo?

c. Quais fatos chamam a atenção e são relevantes para o contexto atual dos Movimentos de Resistência no Brasil?

 

3. Os grupos pesquisam sobre diferentes temáticas relacionadas ao Movimento Negro no Brasil:

I. Divida os alunos em grupos;

II. Dê a cada grupo um link de site abaixo para pesquisarem sobre o assunto.

 

Abdias Nascimento: http://www.abdias.com.br/, acesso em 06.10.2011. Pesquisar a importância deste homem para o Movimento Negro no Brasil.

Teatro Experimental do Negro: http://www.abdias.com.br/teatro_experimental/teatro_experimental.htm, acesso em 06.10.2011. Pesquisar sobre o papel do Teatro Experimental do Negro (TEN) como contribuinte do Movimento Negro.

Frente Negra Brasileira: http://portaldaculturanegra.wordpress.com/2009/09/21/a-frente-negra-brasileira/, acesso em 06.10.2011. Pesquisar dados importantes sobre esta frente: surgimento, filosofia, composição, quem participa.

 

III. Cada grupo apresentará seu resultado em forma de postagens em email. Os grupos preparam um portfólio com os dados da pesquisa.

 

IV. Os grupos criam um email e postam o portfólio para os outros grupos.

 

Construção do portfólio:

1. Capa com título do trabalho;

2. Textos pequenos com várias ilustrações;

3. Espaço para o grupo colocar suas impressões;

4. Ilustrações para os textos;

5. Componentes do grupo, turma, ano, professor, etc..

 

 

Aulas 3, 4 e 5

É hora de pesquisar os movimentos negros de sua cidade! Roteiro para a pesquisa:

1. Investigar se há movimentos negros na cidade,

2. Caso não haja movimento negro constituído, procurar por manifestações culturais que têm origens na cultura afro-brasileira ou que sejam manifestações de resistência da cultura negra: congado, religiosidade afro-brasileira, cursos pré-vestibulares para negros, grupos de capoeira, quilombolas, dentre outros.

3. Roteiro de questões a serem investigadas:

a. Como surgiu o grupo?

b. Em que circunstâncias o grupo surgiu: foram difíceis, houve alguma facilidade?

c. Quem são os líderes do movimento?

d. Qual a filosofia do movimento, os princípios?

e. Há regimento interno, regras de funcionamento?

f. Há registros do grupo em algum órgão público?

g. O movimento recebe recursos financeiros de alguma empresa ou do governo?

h. Quais os projetos ou ações concretizados pelo movimento?

i. O movimento possui material de divulgação: panfletos, folders, cartazes, cartilhas, sites, blogs que possam ser fornecidos para exposição na escola?

 4. De posse destes dados, os alunos irão apresentá-lo em forma de cartazes que serão expostos na escola. Alternativamente, promova uma feira de cultura negra para que os alunos apresentem os materiais pesquisados.

 

Para encerrar, apresente aos alunos o seguinte vídeo que deverá ser baixado e gravado em dispositivo de armazenamento: CD, pen drive, para exibição em sala:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3070, acesso em 12.10.2011.

Promova um debate com os alunos:

a. Por que os quilombolas são um movimento de resistência?

b. O que vocês pensam sobre educação quilombola?

c. Qual a importância dos quilombos: No passado? Atualmente?

Recursos Complementares

Sites

 

I. Este site apresenta iniciativas e projetos de valorização da cultura Afro-brasileira:

http://www.acordacultura.org.br, acesso em 03.10.2011.

 

II. Site sobre cultura negra: http://www.centrocultural.m2014.net/, acesso em 06.10.2011.

Sinopse - disponível no site
 

O tema do Caminhos da Escola de hoje é Educação Quilombola e vamos para Bom Jesus da Lapa - BA, na comunidade Quilombola Rio das Rãs, Escola Elgino Nunes de Souza para descobrir como unir saberes tradicionais com o currículo escolar regular.

Viajando para João Pessoa - PB, o Caminhos leva o músico Chico César para um bate-papo com os alunos da Escola Municipal Profª Lina Rodrigues, numa conversa sobre música, cultura negra e a importância da educação na formação do cidadão.

 

 

III. Site com materiais de pesquisa, entrevistas, livros, etc, sobre a cultura negra: http://www.centrocultural.m2014.net/, acesso em 06.10.2011.

Avaliação

Avalie o entendimento dos alunos do contexto dos movimentos negros na atualidade. Avalie o envolvimento, compromisso e responsabilidade na produção e apresentação do material.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.