Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
Resolver problemas que envolvam diferentes formas, cálculos, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão requerida.
Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão requerida;
Convidar os alunos a analisarem matematicamente sua saúde;
Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social;
Compreender a importância da alimentação saudável e os distúrbios alimentares como a obesidade;
Perceber a noção de alimentação saudável e suas vantagens;
Adquirir conhecimento sobre nutrição, os vários nutrientes e grupos alimentares;
Conhecer os erros alimentares mais comuns.
A escolha deste tema permite uma revisão de conceitos matemáticos que, por vezes, podem nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma situação-problema de uma alimentação saudável, visto que o problema da alimentação está presente na vida dos alunos.
conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador de nas experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações, com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos.
Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema. O trabalho poderá ser dividido assim:
Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema. O trabalho poderá ser dividido assim:
Cálculo de IMC
Organização Fichas de dados pessoas
Construção de gráficos e tabelas
Cálculos com a calculadora (IMC)
Peso/altura. altura
- Atividades práticas;
- Atividades em grupo;
- Pesquisas (fibras vegetais na alimentação, quanto custa comer bem, análise e sugestão de uma dieta saudável e cardápio equilibrado).
- Leitura de textos variados envolvendo a temática.
- Produção de textos a partir de observação, leitura, experimento e pesquisa.
- Relatório de atividades.
Programação Visual:
Cartazes, Gráficos, Fotografias.
Meios para Execução:
O projeto será realizado com a intervenção da coordenadora e professoras da área de ciências, matemática e educação física.
Nome | Tipo |
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Agrotóxicos [Câmara informa] | Vídeo |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Índice_de_massa_corporal
http://boaforma.abril.com.br/imc/
http://www.dietaesaude.org/calculo-imc-indice-de-massa-corporal.php
Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemático e possíveis formas de suas superações.
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