Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vida saudável

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
ines chenet
imagem do usuário

VARZEA GRANDE - MT EE NADIR DE OLIVEIRA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Resolver problemas que envolvam diferentes formas, cálculos, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão requerida.

 Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida e instrumentos adequados à precisão requerida;

Convidar os alunos a analisarem matematicamente sua saúde;

Ampliar e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilização no contexto social;

Compreender a importância da alimentação saudável e os distúrbios alimentares como a obesidade;

Perceber a noção de alimentação saudável e suas vantagens;

Adquirir conhecimento sobre nutrição, os vários nutrientes e grupos alimentares;

Conhecer os erros alimentares mais comuns.

Duração das atividades
8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A escolha deste tema permite uma revisão de conceitos matemáticos que, por vezes, podem nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma situação-problema de uma alimentação saudável, visto que o problema da alimentação está presente na vida dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

  conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador de nas experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações, com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos.

Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema. O trabalho poderá ser dividido assim:

Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema. O trabalho poderá ser dividido assim:

Cálculo de IMC

Organização Fichas de dados pessoas

Construção de gráficos e tabelas

Cálculos com a calculadora (IMC)

Peso/altura. altura

- Atividades práticas;

- Atividades em grupo;

- Pesquisas (fibras vegetais na alimentação, quanto custa comer bem, análise e sugestão de uma dieta saudável e cardápio equilibrado).

- Leitura de textos variados envolvendo a temática.

- Produção de textos a partir de observação, leitura, experimento e pesquisa.

- Relatório de atividades.

Programação Visual:

Cartazes, Gráficos, Fotografias.

Meios para Execução:

O projeto será realizado com a intervenção da coordenadora e professoras da área de ciências, matemática e educação física.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Agrotóxicos [Câmara informa] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemático e possíveis formas de suas superações.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.