18/03/2013
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito dos malefícios provocados ao ser humano e principalmente ao meio ambiente, devido à poluição da água. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que provoca a poluição da água. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html e fazer a leitura do texto "Poluição da água", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.
Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez mais a poluição da água.
Professor convide um profissional da área de saneamento básico em sua região para palestrar na escola a respeito dos malefícios causados a nossa saúde quando ficamos expostos em um ambiente poluído. Aproveite também para abordar a respeito das doenças causadas em nosso organismo provocado pelos diversos microorganismos que se encontra em uma água poluída.
Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos da poluição da água. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto. O professor de História poderá realizar um trabalho abordando o desenvolvimento das cidades e principalmente o começo da história do saneamento básico no Brasil. Já o professor de Artes poderá trabalhar com imagens, pedindo a cada aluno que retrate algum tipo de poluição que envolva a água e apresentem em forma de exposição na escola como forma de trabalhar a sensibilização e principalmente conscientização de não poluirmos os recursos hídricos, pois assim estamos causando grandes problemas a nossa sobrevivência.
Professor para iniciar este assunto é importante intensificar o discurso a respeito da poluição da água. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua ler o texto selecionado e logo depois cada aluno deverá responder as seguintes questões:
1) Cite 10 formas que o homem vem contaminado a água.
2) A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, principalmente para o meio ambiente. Cite algumas maneiras que podemos colaborar para evitar ou minimizar este problema.
3) O que poderá acontecer futuramente aos oceanos se a longo prazo continuarmos poluindo as águas?
4) Relacione poluição atmosférica com poluição da água.
5) O que significa o termo "maré vermelha", e o que esse fenômeno pode ocasionar?
6) Por que as principais áreas de preocupação são as que se encontram próximo a terra e de aglomerados humanos?
7) Relacione os seguintes fatos: estilo de desenvolvimento econômico brasileiro atual com a poluição da água.
8) Faça uma reflexão sobre "o crescimento da população mundial e o aumento da produção de alimentos com a poluição da água".
Após responderem as questões acima, o professor deverá realizar a seguinte experiência disponível abaixo. Esta experiência que poderá ocorrer no laboratório da escola é um importante recurso que poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor a importância que devemos ter em evitar a poluição da água, pois a poluição interfere na qualidade de vida dos seres humanos e na sobrevivência de muitos outros seres vivos, como o exemplo do pato. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais "Por que se afundam os patos" está disponível no ícone abaixo.
Para fecharmos esta atividade o professor deverá organizar a sala em grupos de 4 alunos e solicitar a eles que escreva uma carta para o ministro do meio ambiente ou secretário de meio ambiente de sua região explicando o que está acontecendo com os recursos hídricos de sua cidade, estado ou país. Nesta carta o aluno deverá informar sobre o desperdício da água, o uso indiscriminado da água, utilização dos agrotóxicos na agricultura, falta de fiscalização da utilização da água, a importância de se investir em saneamento básico, evitar o desperdício da água na agricultura, nas indústrias e nas cidades. Após a escrita da carta, o grupo deverá enviá-la para o endereço que se segue: Ministério do Meio Ambiente - Esplanada dos Ministérios - Bloco B - 70068-900 - Brasília - DF ou para o endereço da secretaria de meio ambiente de sua região. O professor de língua portuguesa poderá auxiliar interdisciplinarmente nesta atividade orientando na escrita da carta.
Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de poluições que podem acontecer na água. Observando as imagens dispostas na tabela abaixo os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas na tabela. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar propostas para solucionar ou minimizar o impacto desta poluição nos recursos hídricos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Imagens relacionadas à poluição da água | Quais são as possíveis causas da poluição da água? |
Quais são as possíveis consequências desta poluição? |
Como evitar tal problema? | |
01 | ||||
02 | ||||
03 | ||||
04 | ||||
05 |
Imagem 01 disponível em http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/04/foto-poluicao-da-agua-1.jpg
Imagem 02 disponível em http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/11.jpg
Imagem 03 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_b_R2QYJo2iU/TMGqSjBj0OI/AAAAAAAAACE/NxXkUJFzEdI/s1600/especial24.jpg
Imagem 04 disponível em http://www.brasilescola.com/upload/e/plano%20de%20aula%20sobre%20a%20urbanizacao.jpg
Imagem 05 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_e0Jds1_NVi8/THMrES7oOuI/AAAAAAAAEdY/cvHqcvvmm34/s1600/agrot%C3%B3xico.jpg
Professor, disponibilize o vídeo abaixo para os alunos assistirem. Logo depois, proponha aos alunos que em grupo com 4 integrantes, desenvolvam uma campanha referente a importância de desenvolver a consciência ambiental e promover hábitos importantes para evitar a poluição das águas. Em sala de aula, cada grupo terá um tempo determinado pelo professor para apresentar a proposta da campanha. O professor, poderá avaliar as produções e pedir aos alunos que apresentem para toda a comunidade escolar, já que este assunto se insere no cotidiano de todas as pessoas.
Para organizar e sistematizar a apresentação o grupo de aluno poderá utilizar o recurso do laptop que é a Apresentação Kpresenter. Este recurso permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens. Para acessar o recurso do laptop, o grupo deverá clicar em Metasys/Aplicativos/Ferramentas de produtividade/ Gerador de Apresentação. Assim que aparecer uma janela, o grupo deverá configurar os slides que desejarem. Logo após a elaboração da apresentação, o aluno deverá enviar para o e-mail do professor a proposta para a campanha na escola a respeito da poluição da água.
Para facilitar a elaboração da apresentação o aluno poderá abordar os temas relacionados abaixo:
Para saber mais, faça os experimentos relacionados abaixo:
Nome | Tipo |
---|---|
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? | Experimento prático |
Poluição da água | Vídeo |
Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento? | Experimento prático |
Dia da água [TV Câmara especial] | Vídeo |
Porque se afundam os patos? | Experimento prático |
http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/
http://www.crq4.org.br/downloads/resolucao357.pdf
http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=default.asp
http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26810
A avaliação dos alunos poderá ocorrer em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/07/2014
Quatro estrelasUma aula bem planejada e bastante interessante.
29/03/2014
Cinco estrelasOs meus alunos vão adorar...
10/04/2013
Quatro estrelasmuito boa aula
09/04/2013
Cinco estrelasÓTIMA ATIVIDADES PROPOSTAS, CONTEÚDOS DINÂMICOS E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
08/04/2013
Cinco estrelasMuito relevante o tema da aula, a discussão da problemática que o tema levantou e também a metodologia indicada pelo sucessor foi muito interessante. Além da mesma estingar debates a cerca da poluição, da contaminação e da degradação do meio ambiente e também de levantar sugestões para que as autoridades tomem decisões necessárias a cerca da preservação do meio ambiente e do cuidado com a água.
24/10/2012
Cinco estrelasParabéns! Pela elaboração da aula muito bem detalhado. Me ajudou bastante.
11/10/2012
Cinco estrelasMuito bacana sua sugestão de aula!