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Desvendando os mistérios da glicose e dos carboidratos – UCA

 

20/10/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância da glicose e dos carboidratos na alimentação.

Apresentar a diferenciação nutricional dos carboidratos.

Explicar os diferentes tipos de diabetes.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a glicose, diabetes e carboidratos.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo a glicose e os carboidratos

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks quatro vídeos sobre carboidratos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.

 

 

 

 

 

Vídeo – Glicose

musica

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=E78NsX75Qgo     acesso feito dia 05/10/2011

Vídeo – Música

glicose

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=X0dbnJ5DZeI acesso feito dia 05/10/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir os textos denominados “Carboidratos” e “Glicose”. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Carboidratos
Fonte:http://www.alimentacaosaudavel.org/Carboidratos.html  acesso feito dia 05/10/2011

TEXTO 2 – Glicose
Fonte:http://www.brasilescola.com/saude/glicose.htm  acesso feito dia 05/10/2011

Concluída a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo dos vídeos e dos textos. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.

Questionário 1

1 – Quais são os dois tipos principais de carboidratos? Explique.

2 - Por que o carboidrato é considerado a principal fonte de energia para o corpo humano? Explique.

3 – Qual é a fórmula química da glicose?

5 - Por que a glicose é considerada um carboidrato simples?

6 – O que acontece com o nosso organismo quando ingerimos uma grande quantidade de glicose?

7 – Quando o pâncreas começa a produzir o hormônio insulina? Explique.

8 – Na sua opinião, por que um dos meninos do primeiro vídeo estava com sono? Explique.

9 – O que a glicose necessita para penetrar nas células e qual seu percurso dentro da célula?

10 – O que acontece quando a glicose não consegue penetrar nas células do nosso organismo?

2ª atividade: descobrindo o valor dos alimentos

atividade

Nessa segunda atividade da aula, os alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Tabela 1 para, em seguida, responder o Questionário 2. Vale destacar que a Tabela 1 e o Questionário 2 (este sem as respostas) deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

 Tabela 1

tabela

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências - volume 3. 1ª edição. São Paulo, 2006.

Questionário 2

1 – Com base na tabela acima, calcule a quantidade de carboidratos contida na sobremesa e na bebida servida nos três cardápios apresentados abaixo.

Cardápio 1: frango frito, macarrão, refrigerante e doce de mocotó.

Cardápio 2: bife grelhado, arroz branco, feijão, batata frita, refrigerante diet e bananada cascão (sem adição de açúcar).

Cardápio 3: peixe grelhado, arroz integral, feijão branco, água e manga

Resposta: Imaginando que as porções sejam de 100 g, podemos dizer que o refrigerante e a sobremesa do cardápio 1 acumulam 96g (11 + 85), no cardápio 2 acumulam 78 g (0 + 78)e no cardápio 3 acumulam 17 g (0 + 17).

2 - Quantos gramas de bananas frescas você deveria comer para igualar a quantidade de carboidratos presentes em 100 g. de bananada cascão?
Resposta: Seria necessário ingerir 339 g de bananas frescas (78/23x100)

3 – A inscrição “sem açúcar” deveria ser mantida no rótulo da bananada cascão? Por quê?
Resposta: Não. A quantidade de açúcar é muito maior que a de um refrigerante comum e pessoas que não devem ingerir açúcar (como os portadores de diabetes) poderiam pensar que se trata de um alimento diet e acabaria ingerindo muito açúcar.

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os diferentes tipos de diabetes.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de diabetes, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Diabetes tipo 1
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes-tipo-1  acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 2: Diabetes tipo 2
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes-tipo-2   acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 3: Diabetes Gestacional
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://guiadobebe.uol.com.br/diabetes-gestacional/   acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 4: Diabetes Mody
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte:  http://www.diabetes.org.br/apresentacoes/Diversas/mody_alad.php  acesso feito dia 05/10/2011

GRUPO 5: Diabetes LADA
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117  acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=817&tipo=4  acesso feito dia 05/10/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de diabetes, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

1.      O que caracteriza o tipo de diabetes pesquisado?

2.      Quais as principais complicações do tipo de diabetes pesquisado?

3.      Quais os sinais do tipo de diabetes pesquisado?

4.      Como diagnosticar o tipo de diabetes pesquisado?

5.      Quais pessoas apresentam fatores de risco para o tipo de diabetes pesquisado?

6.      Como tratar o tipo de diabetes pesquisado?

7.      Como prevenir o tipo de diabetes pesquisado?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos. Vale destacar que os materiais e os procedimentos do experimento 2 se encontram detalhados no site específico apresentado abaixo.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento 1 – Identificar alimentos ricos em glicose

Materiais:

  • 8 tubos de ensaio;
  • estante para tubos de ensaio;
  • escova para limpeza dos tubos;
  • almofariz com pistilo;
  • proveta;
  • reagente de Benedict;
  • tripé de ferro;
  • tela de amianto;
  • lamparina ou bico de Bunsen;
  • pinça de madeira;
  • 100 gramas de açúcar refinado;
  • 100 gramas de açúcar mascavo;
  • 10 bolachas tipo maisena;
  • 100 mL de água;
  • papel absorvente.

 

Procedimentos:

Os alimentos sólidos devem ser dissolvidos em água. As soluções obtidas devem ser medidas com a proveta (5 ml) e transferidas para os tubos de ensaio. Em seguida, deve-se pingar 10 gotas do reagente para cada 5 ml de solução.

Deve-se segurar o tubo de ensaio com a pinça de madeira e aquecê-lo. A abertura do tubo de ensaio deve ficar virada na direção em que não se encontra nenhum/a aluno/a, pois algumas soluções podem ferver.

É preciso observar a coloração após o aquecimento, comparando-a com a do alimento-controle a fim de observar qual apresenta glicose, e, em seguida, anotar os resultados. Depois do registro, deve-se deixar o conteúdo do tubo de ensaio esfriar e só então lavar os tubos de ensaio para que o vidro não quebre com o choque térmico.

Para se trabalhar seguindo um método científico é necessário que as quantidades dos alimentos sejam iguais: 5 ml. Se uma experiência não apresentar o resultado esperado (por exemplo, se o açúcar mascavo não apresentar a cor alaranjada), os/as alunos/as devem levantar hipóteses sobre o ocorrido.

Após o experimento, os/as alunos/as deverão registrar os resultados na tabela abaixo:

 

 

Tubos de ensaio

 

 

Alimentos

 

 

Coloração inicial após o reagente

 

 

Coloração final (após o aquecimento)

 

 

Indica presença de açúcar

 

 

Tubo 01

 

 


Açúcar refinado + água

 

 

 


Tubo 02

 


Bolacha + água

 

 

 

 


Tubo 03


Açúcar mascavo + água

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/biologia-identificar-alimentos-ricos-em-glicose.jhtm acesso feito dia 05/10/2011

 

 Experimento 2 – Coisas Doces

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coisas Doces Experimento prático
É Tempo de Química! - Carboidratos Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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