20/10/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Identificar a importância da glicose e dos carboidratos na alimentação.
Apresentar a diferenciação nutricional dos carboidratos.
Explicar os diferentes tipos de diabetes.
Conhecimentos básicos sobre a glicose, diabetes e carboidratos.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks quatro vídeos sobre carboidratos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.
Vídeo – Glicose
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=E78NsX75Qgo acesso feito dia 05/10/2011
Vídeo – Música
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=X0dbnJ5DZeI acesso feito dia 05/10/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir os textos denominados “Carboidratos” e “Glicose”. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 – Carboidratos
Fonte:http://www.alimentacaosaudavel.org/Carboidratos.html acesso feito dia 05/10/2011
TEXTO 2 – Glicose
Fonte:http://www.brasilescola.com/saude/glicose.htm acesso feito dia 05/10/2011
Concluída a leitura dos textos, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo dos vídeos e dos textos. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
Questionário 1
1 – Quais são os dois tipos principais de carboidratos? Explique.
2 - Por que o carboidrato é considerado a principal fonte de energia para o corpo humano? Explique.
3 – Qual é a fórmula química da glicose?
5 - Por que a glicose é considerada um carboidrato simples?
6 – O que acontece com o nosso organismo quando ingerimos uma grande quantidade de glicose?
7 – Quando o pâncreas começa a produzir o hormônio insulina? Explique.
8 – Na sua opinião, por que um dos meninos do primeiro vídeo estava com sono? Explique.
9 – O que a glicose necessita para penetrar nas células e qual seu percurso dentro da célula?
10 – O que acontece quando a glicose não consegue penetrar nas células do nosso organismo?
Nessa segunda atividade da aula, os alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Tabela 1 para, em seguida, responder o Questionário 2. Vale destacar que a Tabela 1 e o Questionário 2 (este sem as respostas) deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Tabela 1
Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências - volume 3. 1ª edição. São Paulo, 2006.
Questionário 2
1 – Com base na tabela acima, calcule a quantidade de carboidratos contida na sobremesa e na bebida servida nos três cardápios apresentados abaixo.
Cardápio 1: frango frito, macarrão, refrigerante e doce de mocotó.
Cardápio 2: bife grelhado, arroz branco, feijão, batata frita, refrigerante diet e bananada cascão (sem adição de açúcar).
Cardápio 3: peixe grelhado, arroz integral, feijão branco, água e manga
Resposta: Imaginando que as porções sejam de 100 g, podemos dizer que o refrigerante e a sobremesa do cardápio 1 acumulam 96g (11 + 85), no cardápio 2 acumulam 78 g (0 + 78)e no cardápio 3 acumulam 17 g (0 + 17).
2 - Quantos gramas de bananas frescas você deveria comer para igualar a quantidade de carboidratos presentes em 100 g. de bananada cascão?
Resposta: Seria necessário ingerir 339 g de bananas frescas (78/23x100)
3 – A inscrição “sem açúcar” deveria ser mantida no rótulo da bananada cascão? Por quê?
Resposta: Não. A quantidade de açúcar é muito maior que a de um refrigerante comum e pessoas que não devem ingerir açúcar (como os portadores de diabetes) poderiam pensar que se trata de um alimento diet e acabaria ingerindo muito açúcar.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os diferentes tipos de diabetes.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de diabetes, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Diabetes tipo 1
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117 acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes-tipo-1 acesso feito dia 05/10/2011
GRUPO 2: Diabetes tipo 2
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117 acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.diabetes.org.br/diabetes-tipo-2 acesso feito dia 05/10/2011
GRUPO 3: Diabetes Gestacional
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117 acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/diabetes-gestacional/ acesso feito dia 05/10/2011
GRUPO 4: Diabetes Mody
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117 acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.diabetes.org.br/apresentacoes/Diversas/mody_alad.php acesso feito dia 05/10/2011
GRUPO 5: Diabetes LADA
Fonte: http://www.guiadodiabetes.com.br/sp_int.php?ses=117 acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=817&tipo=4 acesso feito dia 05/10/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de diabetes, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
1. O que caracteriza o tipo de diabetes pesquisado?
2. Quais as principais complicações do tipo de diabetes pesquisado?
3. Quais os sinais do tipo de diabetes pesquisado?
4. Como diagnosticar o tipo de diabetes pesquisado?
5. Quais pessoas apresentam fatores de risco para o tipo de diabetes pesquisado?
6. Como tratar o tipo de diabetes pesquisado?
7. Como prevenir o tipo de diabetes pesquisado?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de experimentos no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos. Vale destacar que os materiais e os procedimentos do experimento 2 se encontram detalhados no site específico apresentado abaixo.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Experimento 1 – Identificar alimentos ricos em glicose
Materiais:
Procedimentos:
Os alimentos sólidos devem ser dissolvidos em água. As soluções obtidas devem ser medidas com a proveta (5 ml) e transferidas para os tubos de ensaio. Em seguida, deve-se pingar 10 gotas do reagente para cada 5 ml de solução.
Deve-se segurar o tubo de ensaio com a pinça de madeira e aquecê-lo. A abertura do tubo de ensaio deve ficar virada na direção em que não se encontra nenhum/a aluno/a, pois algumas soluções podem ferver.
É preciso observar a coloração após o aquecimento, comparando-a com a do alimento-controle a fim de observar qual apresenta glicose, e, em seguida, anotar os resultados. Depois do registro, deve-se deixar o conteúdo do tubo de ensaio esfriar e só então lavar os tubos de ensaio para que o vidro não quebre com o choque térmico.
Para se trabalhar seguindo um método científico é necessário que as quantidades dos alimentos sejam iguais: 5 ml. Se uma experiência não apresentar o resultado esperado (por exemplo, se o açúcar mascavo não apresentar a cor alaranjada), os/as alunos/as devem levantar hipóteses sobre o ocorrido.
Após o experimento, os/as alunos/as deverão registrar os resultados na tabela abaixo:
Tubos de ensaio |
Alimentos
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Coloração inicial após o reagente
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Coloração final (após o aquecimento)
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Indica presença de açúcar
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Tubo 01
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Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/biologia-identificar-alimentos-ricos-em-glicose.jhtm acesso feito dia 05/10/2011
Experimento 2 – Coisas Doces
Nome | Tipo |
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Coisas Doces | Experimento prático |
É Tempo de Química! - Carboidratos | Vídeo |
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/carboidratos.htm acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/alimentos-ricos-em-carboidratos/ acesso feito dia 05/10/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V_KhsJe4vnc&feature=related acesso feito dia 05/10/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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