Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criação de história em quadrinhos no Br.Office Impress

 

08/12/2011

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE BARBOSA NICOTRA
imagem do usuário

CABO FRIO - RJ E M EVALDO SALLES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a arte antiga através da pesquisa, observando a produção artística da civilização egípcia;

Desenvolver a imaginação e a criatividade;

Utilizar novos softwares para elaborar a construção de uma narrativa;

Representar a oralidade através do discurso direto dos quadrinhos;

Despertar o interesse pela leitura e escrita.

Duração das atividades
2 semanas, aproximadamente, ou 4 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades propostas preveem que os alunos já tenham adquirido habilidades de leitura e escrita, bem como diferentes estratégias de pesquisa na web, embora se espere que estas habilidades sejam reforçadas e aprimoradas após a conclusão das aulas.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi elaborada para ser executada em um laboratório equipado com computadores com o sistema operacional Linux, embora possa ser perfeitamente adequada para utilizar no Windows, substituindo o Impress, pelo Microsoft Power Point.

 

1ª aula:

Os alunos deverão ser distribuídos em grupos no laboratório de informática educativa e orientados a elaborar pesquisas na internet sobre monumentos, artesanatos, símbolos, cultura e hábitos da sociedade egípcia antiga. Durante as pesquisas eles deverão salvar as imagens em uma pasta criada em "Documentos" com o nome do grupo, para facilitar a reutilização das mesmas.

 

2ª aula:

*As imagens pesquisadas devem estar previamente armazenadas em uma pasta para serem aproveitadas como objetos, planos de fundo e personagens dos quadrinhos. Algumas destas podem ser editados no Gimp para a retirada do fundo.

Utilizando o BrOffice.org Impress os alunos definirão o plano de fundo para cada slide, inserirão os personagens e seus respectivos diálogos, através dos balões disponíveis no próprio software.

*Alguns arquivos poderão ser dispostos na pasta previamente pelo professor para a utilização como recursos de imagem, todavia, os alunos devem ter liberdade para usar outras figuras, baixadas ou não da internet.

 

Exemplo de uma atividade pronta:

 

Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos Quadrinhos

Recursos Complementares

Você poderá encontrar mais informações sobre este e outros trabalhos no portfólio da Escola Municipal Evaldo Salles:

http://emevaldosalles.webnode.com.br/products/historia-em-quadrinhos

Avaliação

A proposta de uma história em quadrinhos atua como um fator de motivação para a pesquisa sobre o tema e inova a produção textual elaborada em um software de apresentação.

O primeiro aspecto a ser observado é a questão da curiosidade que surge naturalmente sobre a cultura egípcia com todas as suas representações artísticas.

O segundo ponto analisado é a criatividade para compor, com as diversas imagens, uma narrativa seriada através de quadrinhos, sendo necessário para esse fim, o uso da imaginação, da coesão gramatical e também da coerência.

O uso da linguagem cotidiana na escrita também deve ser considerado, uma vez que os alunos percebem que este tipo de produção textual permite a utilização de uma forma mais informal de comunicação.

A avaliação deve ser realizada a partir da análise e conferência da participação e da produção. Os alunos devem demonstrar, em maior ou menor grau, terem compreendido a relevância da cultura artesã no Egito com suas gigantescas obras e ênfase na questão religiosa, assim como elaborar histórias coerentes com as imagens e ortograficamente corretas. Para isto, todas as produções devem ser revisadas pelo(s) professor(es) que deve, por sua vez, orientar os grupos no sentido de fazerem as correções necessárias.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Déborah, IFES - Campus Aracruz , Espírito Santo - dijo:
    deborazinha_8@yahoo.com.br

    02/03/2015

    Cinco estrelas

    Ideia fantástica! Nunca tinha pensado nisso. Os alunos devem ter adorado!


  • Ana, Col Est Vicente Rijo , Paraná - dijo:
    anapizzo03@gmail.com

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante!


  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - dijo:
    jacira.cpa@hotmail.com

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    Cristiane Barbosa, que sugestões maravilhosas! Para mim não vai ser muito fácil, mas vou propor para meus alunos e vamos fazer. Valeu!


  • Sandra, Escola Antonio da Cunha , Rio de Janeiro - dijo:
    sandra.pamponet@ig.com.br

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou utilizar!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.