Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente?

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo;
  • Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano;
  • Produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos: conscientizar os alunos, sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: preservação do meio ambiente; importância da reciclagem no cotidiano; leitura e escrita, e autilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, assista ao vídeo com a turma, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse o sítio:

 video 4r

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JXHKKiaD-ks

 

Esse vídeo fala sobre a importância de preservar a natureza, porém, a personagem Dorinha chega com uma má notícia. Mesmo sem enxergar, ela sabe que o Cascão voltou a ficar sujo, mais ainda do que era antes. O efeito da poção criada por Franjinha era apenas temporário. Logo em seguida, Chico Bento encontra com o grupo e reclama de mais uma pescaria fracassada. Eles, então, descobrem que a poluição alcançou até a roça. Com todos esses acontecimentos, a turma entende que a solução para preservar a natureza são os três “R”s: reduzir, para gastar menos; reutilizar, para aproveitar coisas que seriam jogadas fora; e reciclar, para usar novamente o que virou lixo. Esse é o plano para salvar o planeta. 

Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.

  • O que é reciclar?
  • Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?
  • Qual a diferença entre reciclar, reduzir e reutilizar?

Vamos ajudar a salvar o planeta!

 Você sabia que existem formas de diminuir o volume de lixo produzido e ajudar a preservar o meio ambiente? São atitudes importantes, que todas as pessoas devem ter:

Professor, proponha uma pesquisa  caso sua escola possua laptops, você poderá sugerir que os utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse o sítio abaixo ou disponibilize uma cópia do texto informativo para discutir com os alunos. Pois, agora são os 4Rs: REDUZIR; REUTILIZAR; RECICLAR e REPENSAR.

 http://www.meuplanetaminhacasa.com.br/article.php3?id_article=22

REDUZIR o volume de lixo produzido;

REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora;

RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos.

REPENSAR nossos hábitos de consumo, é preciso parar e pensar antes de cada compra

Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.

Em seguida, utilizando a imaginação dos alunos proponha que ilustrem essas atitudes.

Você também poderá propor que realizem a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluídos os desenhos, imprima-os e exponha no mural da sala de aula.

Se os alunos, não possuírem o laptop você poderá propor que realizem pintura e ou desenho em folha de papel branca utilizando outros recursos como: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.

  

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente de uma forma criativa o cartaz “Conheça os materiais recicláveis”, você poderá utilizar vários recursos: data show, retroprojetor, cartazes com os desenhos ou acessando o sítio: http://savetheplanetsavethegreen.blogspot.com/2010/08/materiais-reciclaveis.html, através do seu laptop seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

folheto 1

 

Professor, converse com os alunos, que para facilitar a separação dos materiais recicláveis são usados latões com cores diferentes. A cor indica o que deve ser colocado em cada recipiente. Levante questionamentos:

  • Como podemos separar o lixo?
  • Quem já conhecia esses latões?
  • Para que servem os latões de lixo com cores diferentes?
  • Você e sua família separam o lixo em casa?
  • E na sua sala de aula, vocês costumam separar o lixo?

Logo após, explore as informações contidas no cartaz fazendo uma leitura dos tipos de materiais que colocamos em cada latão.

Caso sua escola possua laptop, depois dessa conversa, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) o sítio sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo “É tempo de Reciclar”:

video 2 

 Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/reciclagem.html

 

Vamos pesquisar para saber quem separa o lixo?

Professor, converse com os alunos sobre quem separa o lixo em casa e registre na lousa quem separa e quem não separa, por exemplo:

Quem costuma separar o lixo em casa?

1.  Quem separa

 2. Quem não separa

 gráfico reci

 

Fonte: Acervo da autora

Proponha o registro no caderno de Ciências com o seguinte enunciado:

Reciclar é uma grande ideia para resolver o problema do lixo. Mas para isso é preciso separar! Separando e reciclando, a quantidade de lixo fica muito menor.

Quem costuma separar o lixo em casa?

(colar o gráfico)

Consultando o gráfico responda:

1 - Quantos alunos da sua sala de aula costumam separar o lixo em casa?

2 – Quantos alunos ainda não fazem a separação do lixo em casa?

3 - Como está a sua turma em relação a tarefa de separação do lixo: muito bem ou pode melhorar?

4 -  Como vocês separaram o lixo em casa?

5 - Cite algumas ações que você pode começar a fazer em casa com o seu lixo.

Professor, investigue com a turma se existe na sua cidade quem recebe ou colete materiais para a reciclagem, pois, além de separar o lixo em nossas casas precisamos saber se ele é reaproveitado. Quem pode fazer isso são os catadores de lixo ou a prefeitura da sua cidade.

menino 

Professor, organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os seus pais e familiares. Segue abaixo o modelo:

Nome do entrevistado:___________________

Grau de parentesco:_____________________

  • Em sua casa são reutilizados alimentos e embalagens? Como?
  • Por que é importante reduzir o uso de produtos descartáveis no nosso dia a dia?
  • O que você faz para reduzir o lixo em sua casa?
  • Você sabe o que acontece com o lixo recolhido em sua casa? Será que ele é reaproveitado de alguma forma?
  • Quais atitudes você pode adotar com o seu lixo em sua casa, para ajudar a preservar o meio ambiente?
  • Em sua casa é feita a separação do lixo reciclável? Como?
  • Os 4 Rs são: reduzir, reutilizar,  reciclar e repensar. Existe algum “R” que você acrescentaria? Qual?
  • O que você diria para convencer uma pessoa que não tem o costume de separar o lixo doméstico a mudar de atitude?

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que os alunos se sintam à vontade para socializarem as entrevistas dos seus familiares. Em seguida, converse com os mesmos, sobre as atitudes dos seus familiares com relação ao lixo produzido em suas casas.

Agora, que tal pesquisar!

Utilizando Informática

Professor, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, ou solicite que usem seus laptops a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão pesquisar sobre quais os materiais podem ser reciclados. Para isso, devem utilizar os sítios:

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=print&sid=353

http://www.estadao.com.br/especiais/perguntas-e-respostas-sobre-reciclagem,28552.htm

http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/reciclagem.html

 

Caso sua escola não possua computadores, cabe ao professor levar as informações em cartazes ou impressas para os alunos.

Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem cartazes para a conscientização dos colegas, sobre o tempo que dura a decomposição de alguns materiais na natureza.

 

 Para isso, apresentem os cartazes abaixo:

 

tabela lixo  

Fonte: http://priscila0710.blogspot.com/2009/06/decomposicao-de-lixo.html

 tabela 3

Fonte: http://educarbrasil.org.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=206107

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conscientização: Vamos salvar o nosso Planeta!

Professor, caso sua escola não possua laptop, sugerimos que leve as informações aos alunos e peça que as copiem em folhas de papel A3 com canetinhas e depois ilustrem de acordo com a escrita de cada cartaz.

Ao finalizar a atividade, pergunte a opinião dos alunos sobre o melhor local, na escola,  para fixar as produções.

menino

Com a ajuda dos seus familiares recortem de revistas, jornais ou planfletos, imagens de materiais recicláveis como garrafas, vidros, latas, embalagens de produtos, copos, plásticos, papéis, jornais, caixas de papelão, ou seja, materiais que podemos reciclar e tragam para a escola, na próxima aula.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre as imagens dos materiais de reciclagem e proponha a construção de um jogo que se chama:

JOGO DO SEPARA O LIXO!

Professor, organize os alunos em duplas e distribua os materiais que deverão ser providenciados com antecedência.

Materiais utilizados:

  • Tabuleiro de lixo;

tabuleiro

Fonte: http://agvnossoblog.blogspot.com/2010/04/reciclagem-das-8-latas-de-lixo.html

  • Figuras – imagens dos materiais recicláveis;
  • Dados com os lados das cores dos latões de lixos;

dados

Fonte: Acervo da autora

COMO JOGAR:

Em duplas juntem as suas figuras dos materiais recicláveis, que vocês trouxeram de casa.

Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados ao mesmo tempo. O dado com nomes indica se o lixo que você vai pegar é vidro, papel, metal ou plástico; o dado com os números indica a quantidade de figuras que você deverá pegar.

O lixo recolhido deve ser colado no latão adequado de acordo com o desenho do tabuleiro.

Se, na sua vez de jogar, não houver quantidade suficiente de embalagem para pegar, passe a vez;

O jogo continua até as figurinhas acabarem; o vencedor é quem conseguir colocar a maior quantidade de figurinhas nos latões corretos.

Professor, durante o jogo, circule pelas duplas e se necessário intervenha, fazendo questionamentos sobre os materiais colocados nos latões.

Em seguida, converse com os alunos sobre o que acharam do jogo e proponha o registro no caderno de Matemática com os alunos.

 

PROBLEMATIZANDO O JOGO

1. Desenhe na cartela a quantidade de figurinhas que você colocou em cada latão do jogo  “Separa Lixo”. Veja como ficaram os seus latões ao final da partida e responda:

fichas

Fonte: http://agvnossoblog.blogspot.com/2010/04/reciclagem-das-8-latas-de-lixo.html

Quantas figurinhas você recolheu?

Você recolheu mais ou menos que o seu parceiro?

Quem ganhou o jogo?

2. Quem recolheu a menor quantidade de figurinhas no latão do:

VIDRO______________                             PLÁSTICO ______________

PAPEL______________                              METAL _________________

 

3. Pensando na última partida que você e seu colega jogaram, escreva, usando a linguagem Matemática, quantas figurinhas ficaram em cada latão e calcule a quantidade total que cada um de vocês recolheu:

imagem do jogo

_________     +     __________  +   __________  + ___________ = _____________

 

imagem do jogo

__________ +  ____________  +   __________  +  ___________= ____________

Fonte: http://agvnossoblog.blogspot.com/2010/04/reciclagem-das-8-latas-de-lixo.html

Durante a realização das atividades de Matemática, você deverá observar as dificuldades e as facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização das atividades.

Professor, ao final da 4ª atividade esperamos, que os alunos tenham aprendido Como conscientizar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

VARIAÇÃO

O lixo pode virar brinquedo

Você poderá propor a construção de brinquedos feitos de sucata, muitos dos materiais que jogamos fora podem ser reaproveitados. Que tal você e sua turma escolherem brinquedos para confeccionar? Veja alguns sítios abaixo:

brinquedos 

Fonte: http://www.aupairis.com/brinquedos-de-material-reciclavel/

http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos.html

Recursos Complementares
  • Construção de brinquedos com sucata. 

http://reciclaedecora.com/reciclagem/brinquedos-feitos-de-materiais-reciclaveis/ 

  •  Vídeo sobre o meio ambiente e a importância de reciclar.

 http://www.youtube.com/watch?v=Yf4sHGnRP0k

  • Vídeos, jogos e informações para os pais e outras curiosidades. 

http://www.reciclakids.com.br/

http://www.meuplanetaminhacasa.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=6 

 

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo; aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano; produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente e utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/8 - 87,5%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.