20/10/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Conhecer os riscos do consumo de drogas psicotrópicas.
Compreender a dependência física e emocional causada por drogas psicotrópicas.
Conhecer formas de tratamento da dependência de drogas psicotrópicas.
Conhecimentos básicos sobre drogas psicotrópicas e o funcionamento do sistema nervoso central.
importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a história em quadrinhos e a charge abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura da história em quadrinhos e outro/a da charge.
História em Quadrinhos
http://www.monica.com.br/institut/drogas/pag4.htm
Charge
Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da história em quadrinhos e da charge. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
1. O que mais chamou sua atenção durante as leituras?
2. Na história em quadrinhos, um menino convida os outros para fumar um cigarro com ele. O que você achou dessa situação? Você já passou por isso?
3. Você conhece alguém da sua idade que fuma?
6. Na charge, o rapaz utilizou um medicamento veterinário para ficar forte. O que você achou dessa atitude? Você conhece alguém que já fez isso?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbookstrês vídeos sobre drogas psicotrópicas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluindo a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1- No vídeo 1, o médico cita algumas drogas que fazem parte do nosso cotidiano. Quais são elas?
2- Qual a diferença entre drogaria e farmácia?
3- Qual foi a evolução das drogas durante as décadas?
4- Conforme ilustra o vídeo 2, responda: é o cérebro que manda na gente ou a gente é que manda no cérebro?
5- O que são os neurônios e os neurotransmissores? Explique.
6- O que é antidepressivo?
7- Por que não se pode misturar álcool e remédios?
8- O vídeo 3 trata da automedicação. Você e seus familiares têm o hábito de se automedicarem ou sempre vão ao médico quando estão doentes?
9- Por que as mulheres grávidas não podem tomar remédios durante a gestação sem orientação do médico?
10- Por que as pessoas que tomam remédios para emagrecer, depois que param o tratamento, voltam a engordar novamente?
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: O que são drogas psicotrópicas?
Fonte: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/drogas_.htm acesso feito dia 08/10/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – O que são drogas psicotrópicas?
2 – O que significa a palavra “psicotrópico”?
3 – Como são classificadas as drogas psicotrópicas? Explique.
4 – Cite 3 drogas depressoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?
5 – Quais drogas são estimuladoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?
6 – Cite 3 drogas perturbadoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as principais drogas psicotrópicas.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre as principais drogas psicotrópicas, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Álcool
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/alcool.html acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 2: Cocaína
Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cocaina.html acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 3: Maconha
Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/maconha.html acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 4: Ansiolíticos
Fonte: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ansioliticos.htm acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/ansioliticos.htm acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 5: Êxtase
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/extase.html acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.testededrogas.com.br/asdrogas.php?droga=ecstasy acesso feito dia 08/10/2011
GRUPO 6: Cigarro
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cigarro.html acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html acesso feito dia 08/10/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações as principais drogas psicotrópicas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
Quais as características da droga pesquisada?
Qual seu princípio ativo?
Qual é ação da droga pesquisada no sistema nervoso central, no cérebro e no organismo?
Como é feito o tratamento da dependência dessa droga?
Quais são as características da abstinência?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar o Texto 2 e elaborar uma redação sobre o assunto do qual trata o texto.
Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que o Texto 2 deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 2 – Adolescência e Drogas
Fonte: http://adroga.casadia.org/prevencao/os-jovens-e-as-drogas.htm acesso feito dia 08/10/2011
Nome | Tipo |
---|---|
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - As Drogas Pscicotrópicas | Vídeo |
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - Substâncias Químicas e o Sistema Nervoso | Vídeo |
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - Medicamentos | Vídeo |
Fonte: http://drogasportalprofessor.wordpress.com/ acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001287/128719porb.pdf acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/index.html acesso feito dia 08/10/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/09/2012
Quatro estrelasMuito boa a ideia. Já organizei todas as informações como um projeto e vou desenvolvê-lo com as turmas de 8º ano do Fund. II. Parabéns