Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Drogas psicotrópicas: conhecer para evitar - UCA

 

20/10/2011

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os riscos do consumo de drogas psicotrópicas.

Compreender a dependência física e emocional causada por drogas psicotrópicas.

Conhecer formas de tratamento da dependência de drogas psicotrópicas.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre drogas psicotrópicas e o funcionamento do sistema nervoso central.

Estratégias e recursos da aula

eseba

 

importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: sensibilização

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as a história em quadrinhos e a charge abaixo, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

O/a professor/a poderá pedir para que, em voz alta, um/a aluno/a faça a leitura da história em quadrinhos e outro/a da charge.

História em Quadrinhos

psicotropicas 1

http://www.monica.com.br/institut/drogas/pag4.htm

Charge

psicotropicas 2

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/maioria-dos-leitores-e-a-favor-da-descriminalizacao-da-maconha-mas-nao-de-todas-as-drogas/

Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo da história em quadrinhos e da charge. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1. O que mais chamou sua atenção durante as leituras?

2. Na história em quadrinhos, um menino convida os outros para fumar um cigarro com ele. O que você achou dessa situação? Você já passou por isso?

3. Você conhece alguém da sua idade que fuma?

6. Na charge, o rapaz utilizou um medicamento veterinário para ficar forte. O que você  achou dessa atitude? Você conhece alguém que já fez isso?

2ª atividade:conhecendo as drogas psicotrópicas

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbookstrês vídeos sobre drogas psicotrópicas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.

 

 

 

 

 

 




OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo a exibição dos vídeos, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1-     No vídeo 1, o médico cita algumas drogas que fazem parte do nosso cotidiano. Quais são elas?

2-     Qual a diferença entre drogaria e farmácia?

3-     Qual foi a evolução das drogas durante as décadas?

4-     Conforme ilustra o vídeo 2, responda: é o cérebro que manda na gente ou a gente é que manda no cérebro?

5-     O que são os neurônios e os neurotransmissores? Explique.

6-     O que é antidepressivo?

7-     Por que não se pode misturar álcool e remédios?

8-     O vídeo 3 trata da automedicação. Você e seus familiares têm o hábito de se automedicarem ou sempre vão ao médico quando estão doentes?

9-     Por que as mulheres grávidas não podem tomar remédios durante a gestação sem orientação do médico?

10-  Por que as pessoas que tomam remédios para emagrecer, depois que param o tratamento, voltam a engordar novamente?
 

3ª atividade: conhecendo um pouco mais drogas psicotrópicas

atividades

 

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: O que são drogas psicotrópicas?
Fonte:  http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/drogas_.htm     acesso feito dia 08/10/2011

Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail. 

Questionário 2

 

1 – O que são drogas psicotrópicas?

2 – O que significa a palavra “psicotrópico”?

3 – Como são classificadas as drogas psicotrópicas? Explique.

4 – Cite 3 drogas depressoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?

5 – Quais drogas são estimuladoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?

6 – Cite 3 drogas perturbadoras da atividade do sistema nervoso central (SNC)?
 

4ª atividade: pesquisando sobre drogas psicotrópicas

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as principais drogas psicotrópicas.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre as principais drogas psicotrópicas, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Álcool
Fonte:  http://psicoativas.ufcspa.edu.br/alcool.html   acesso feito dia 08/10/2011
Fonte:  http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm     acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 2: Cocaína
Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm    acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cocaina.html      acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 3: Maconha
Fonte: http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm    acesso feito dia 08/10/2011
Fonte:   http://psicoativas.ufcspa.edu.br/maconha.html    acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 4: Ansiolíticos
Fonte: http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ansioliticos.htm     acesso feito dia 08/10/2011
Fonte:    http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/ansioliticos.htm   acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 5: Êxtase
Fonte:  http://psicoativas.ufcspa.edu.br/extase.html   acesso feito dia 08/10/2011
Fonte:   http://www.testededrogas.com.br/asdrogas.php?droga=ecstasy    acesso feito dia 08/10/2011

GRUPO 6: Cigarro
Fonte:  http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cigarro.html   acesso feito dia 08/10/2011
Fonte: http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html  acesso feito dia 08/10/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações as principais drogas psicotrópicas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

Quais as características da droga pesquisada?
Qual seu princípio ativo?
Qual é ação da droga pesquisada no sistema nervoso central, no cérebro e no organismo?
Como é feito o tratamento da dependência dessa droga?
Quais são as características da abstinência?


Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: trabalhando em casa

atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar o Texto 2 e elaborar uma redação sobre o assunto do qual trata o texto.

Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que o Texto 2 deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 2 – Adolescência e Drogas
Fonte: http://adroga.casadia.org/prevencao/os-jovens-e-as-drogas.htm       acesso feito dia 08/10/2011

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - As Drogas Pscicotrópicas Vídeo
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - Substâncias Químicas e o Sistema Nervoso Vídeo
Conversa Periódica - Substâncias Psicotrópicas - Medicamentos Vídeo
Recursos Complementares

Fonte:  http://drogasportalprofessor.wordpress.com/    acesso feito dia 08/10/2011

Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001287/128719porb.pdf  acesso feito dia 08/10/2011

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/index.html acesso feito dia 08/10/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jacqueline, Colégio Vocacional Radial , São Paulo - dijo:
    jacquebean@hotmail.com

    03/09/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a ideia. Já organizei todas as informações como um projeto e vou desenvolvê-lo com as turmas de 8º ano do Fund. II. Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.