20/10/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conhecer a estrutura básica do sistema nervoso.
Compreender as relações da forma e da função dos neurônios.
Conhecer as doenças que afetam o sistema nervoso.
Conhecimento básicos sobre o sistema nervoso e sua anatomia.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2. Os Textos 1 e 2 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Sistema Nervoso
Fonte: http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
TEXTO 2: Sistema Nervoso
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/neurologia/snervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Exercício 1. Vale destacar que o Exercício 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem indicação das respostas, via e-mail.
1 - O sistema nervoso periférico é constituído:
a) da fração simpática, gânglios e nervos
b) da fração parassimpática, gânglios e nervos
c) do sistema autônomo, gânglios e nervos
d) dos nervos e gânglios espinais e simpáticos
e) dos nervos cranianos e dos nervos raquianos.
2 - Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Neste reflexo, o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para:
a) a medula espinhal
b) o encéfalo
c) os músculos flexores do braço
d) as terminações sensoriais de calor na ponta dos dedos
e) as terminações sensoriais de dor na ponta dos dedos.
3 - Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a condução do impulso nervoso nos neurônios sensorial e motor.
a) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor
b) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor
c) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial e no neurônio motor
d) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito, tanto no neurônio sensorial como no motor
e) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular ou do corpo celular para o dendrito no neurônio sensorial e do corpo celular para o axônio no neurônio motor.
4 - Se o cerebelo de um rato for destruído, ele perderá a capacidade de:
a) digerir alimentos
b) respirar
c) andar
d) eliminar excretas
e) produzir anticorpos
5 - Foi seccionada uma área do sistema nervoso de um mamífero. Em seguida, constatou-se que o referido animal não manteve seu equilíbrio corpóreo, permanecendo deitado no chão. A área seccionada em questão faz parte:
a) do bulbo
b) do cerebelo
c) do hipotálamo
d) das meninges
e) do sistema nervoso autônomo
6 - Considere os seguintes elementos do sistema nervoso:
I- encéfalo III- nervos cranianos
II- medula IV- nervos raquidianos
O sistema nervoso central é constituído por:
a) II e III
b) III e IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks dois áudios sobre o sistema nervoso. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a empregar o software Amarok.
OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download dos áudios nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a apresentação do áudio, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
1 – Por que é importante nos comunicarmos?
2 – O que é o potencial de ação?
3 – O que são canais iônicos?
4 - Por que o veneno de escorpião é citado no áudio 1? Explique.
5 – Com base no conteúdo do áudio 2, explique com suas palavras como ocorre o processo de aprendizado.
6 - O que são os neurônios?
7 – Em que consiste o ato de aprender? Explique com base no conteúdo do áudio 2.
Nessa terceira atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem os órgãos do sistema nervoso humano destacados na Figura 1, a qual deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.
FIGURA 1
http://blog.clickgratis.com.br/sosbiologia/42006/SISTEMA+NERVOSO.html
1________________________________(CÉREBRO)
2________________________________(CEREBELO)
3________________________________(BULBO)
4________________________________ (PONTE)
5________________________________(MEDULA)
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as principais doenças do sistema nervoso.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença do sistema nervoso, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.acidentevascularcerebral.com/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 2: Ataques Epiléticos
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epilepsia acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/neurologia/epilepsia/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 3: Cefaléias
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?71 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://cefaleias.com.br/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 4: Esclerose Múltiplas
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?185 acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/02/24/o-que-e-esclerose-multipla/ acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 5: Doença de Parkinson
Fonte: http://www.doencadeparkinson.com.br/resumodp.htm acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?153 acesso feito dia 07/10/2011
GRUPO 6: Doença de Alzheimer
Fonte: http://www.doencadealzheimer.com.br/index.php?modulo=home acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150 acesso feito dia 07/10/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as principais doenças do sistema nervoso, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
Quais são as principais características da doença pesquisada?
Como ela se desenvolve?
Quais são os sintomas?
Como é feito o diagnóstico?
Como é realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, a acessar o Texto 3 e elaborar uma redação referente a seu tema.
Posteriormente, a avaliação da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que o Texto 3 deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 3 - Plantas tóxicas - Saia Branca
Fonte: http://www.oocities.org/br/plantastoxicas/saia-branca.html acesso feito dia 07/10/2011
Nome | Tipo |
---|---|
Como é que a gente aprende? | Áudio |
Bate papo neuronal | Áudio |
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/doencassistnervoso.htm acesso feito dia 07/10/2011
Fonte: http://www.sistemanervoso.com/ acesso feito dia 07/10/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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05/09/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula