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Como e quando aplicar os sinais de pontuação em frases e textos?

 

26/10/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;
  • Aplicar os sinais de pontuação em diferentes situações;
  • Desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos textos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos, responder a questão: Como e quando aplicar os sinais de pontuação em frases e textos, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções: de leitura e de escrita de pequenos textos e frases; do uso dos sinais de pontuação e da utilização dos recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:  KWord, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, disponibilize para os alunos o texto abaixo para iniciar as atividades sobre os sinais de pontuação.

Quem é importante

sinais

Certo dia, num caderno,

Numa página interna,

Deu-se a grande reunião

Dos sinais de pontuação,

Para decidir, no instante,

Qual o que é mais importante.

 

Chegou correndo, afobadão,

O Ponto de Exclamação,

Bufando, muito excitado,

Entusiasmado ou assustado:

- Socorro!

- Viva!

- Saravá!

- Dá o fora! Sempre a berrar!

 

E logo, todo sinuoso,

A rebolar-se entrou,  pimpão,

O enxerido e mui curioso

Dom Ponto de Interrogação:

- Quem é?

- Por quê?

- Aonde?

- Quando?  - ele só vive perguntando...

 

E vêm as Vírgulas dengosas,

Muito falantes, muito prosas,

E anunciam: - Nós meninas

Somos as pausas pequeninas,

Que, pelas frases espalhadas,

São sempre tão solicitadas!

 

Mas já chegaram os Dois Pontos,

Ponto e Vírgula, e pronto!

 

Tem início a discussão,

Que já dá em confusão,

- Sem por cima ter um ponto,

Vírgula é um sinal bem tonto! –

Ponto e Vírgula declara,

Arrogante, e fecha a cara.

 

- Essa não! Tenha paciência! –

Intervêm as  Reticências.

- Somos nós as importantes,

Tanto agora como dantes:

Quanto falta competência,

Botam logo... Reticências!

Til e Acento Circunflexo,

Numa discussão sem nexo,

Cara a cara, bravo, quase

Se engalfinham. Mas a Crase

Corta a briga, ao declarar:

- Poucos sabem me empregar!

Me respeitem pois bastante,

Já que eu sou tão importante!

 

Mas Dois Pontos prostestaram:

- Importante eu é que sou!

Eu preparo toda a ação

E a e-nu-me-ra-ção!...

- É aqui que nós entramos!

Nós, as Aspas, e avisamos:

Sem nossa contribuição

Não existe citação!

 

A Cedilha e o Travessão

Já se enfrentaram, mas então,

Bem na hora, firme e pronto

Se apresenta o senhor Ponto:

- Importante é o meu sinal.

Basta. Fim. PONTO FINAL.

               

                              BELINK, Tatiana. Di-versos russos. São  Paulo: Scipione, 1994.

 

Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática. Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009. p. 84.

A seguir trabalhe com o texto, distribua cópias impressas para os alunos. Solicite que primeiramente façam uma leitura silenciosa.

Em seguida faça uma leitura em voz alta, você poderá organizar os alunos de várias maneiras para lerem o poema, divida as estrofes alternando, os meninos e as meninas; solicite que leiam em duplas ou em grupos, uma estrofe para cada grupo. Após devem  identificar os sinais de pontuação existentes no poema.

Professor, dialogue com os alunos sobre o poema da seguinte forma:

  • Qual o assunto tratado no poema?
  • Quantos e quais são os sinais de pontuação que aparecem no poema?
  • Para que utilizamos os sinais de pontuação na escrita de textos e frases?
  • Existem alguns sinais de pontuação que você não conhecia? Qual ou quais?

Professor, registre na lousa as atividades abaixo, as quais deverão ser resolvidas pelos alunos no caderno de Língua Portuguesa.

1 - Responda ao que se pede:

a. Qual o nome do poema? De acordo com o assunto do poema você acha que o título está adequado? Por quê?

b. Existem palavras que você não conhece o significado? Quais são elas? Destaque-as no poema.

c. Procure, no dicionário, o significado das palavras que você destacou no poema.

d. Para você existe algum sinal de pontuação mais importante? Justifique sua resposta.

2 - Leia o poema e numere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a fala de cada personagem.

                                                                              1. Ponto de exclamação                   (          ) Importante é o meu sinal. Basta. Fim.

2. Ponto de interrogação                 (           ) Importante eu é quem sou! Eu preparo toda a ação e a enumeração!

3. Vírgulas                                           (           ) Nós meninas somos as pausas pequeninas.

4. Dois pontos                                    (           ) Quem é? Por quê? Aonde? Quando?

5. Ponto e vírgula                               (            ) Socorro! Viva! Saravá! Dá o fora!

6. Reticências                                     (           ) Somos nós as importantes, tanto agora como dantes.

7. Aspas                                               (           ) Sem nossa contribuição não existe citação.

8. Ponto final                                        (           ) Sem por cima ter um ponto, vírgula é um sinal bem tonto!

Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática. Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental.São Paulo: IBEP, 2009. p. 86.

 menino

  Pesquise em jornais, revistas ou panfletos de propagandas uma frase que contenha os sinais de pontuação presentes no poema. Recorte e traga na próxima aula.

quadro de pontuação

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre as frases pesquisadas nas revistas e em jornais. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para expor suas frases.

Professor, faça o registro das frases pesquisadas pelos alunos em uma tabela, que poderá ser feita no caderno ou no laptop do Projeto UCA, se os alunos o tiverem. Você poderá sugerir que utilizem o programa Kword para copiá-la,   a partir do caminho:  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword (Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo:

   

 

 

Frases pesquisadas:

 

 

Interrogação ?

Vírgula ,

 

 

Dois pontos :

 

 

Ponto e vírgula ;

Aspas “ ”

 

 

 

Exclamação !

 

 

 

Reticências ...

 

Ponto final .

 

 Fonte: Acervo da autora

 

Professor, converse com os alunos sobre o uso desses sinais em frases ou em pequenos textos. Para que servem os sinais de pontuação?

Os sinais de pontuação são utilizados para expressarem nossa fala, entonações, questionamentos e reproduzirem na escrita, nossas emoções e intenções. Cada sinal tem uma função na escrita e podemos perceber também em nossa fala. Se achar necessário elabore cartazes com informações e exemplos sobre o uso de alguns sinais de pontuação.

Veja alguns empregos:

1. Vírgula (,)

É usada para:

  • Separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu;
  • Separar os nomes dos locais de datas: Uberlândia, 04 de outubro de 2011.

 2. Ponto Final (.)

É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:

  • Não quero dizer nada.
  • Eu amo minha família.

3 - Ponto de Interrogação (?)

O ponto de interrogação é usado para:

 Formular perguntas diretas:

  • Você quer ir conosco ao cinema?

4 – Ponto de Exclamação (!)  

 Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto:

  • Iremos viajar! (entusiasmo)
  • Foi ele o vencedor! (surpresa)
  • Seja rápido! (ordem)

 5. Ponto e Vírgula (;)    

É usado para separar itens enumerados:
Brincamos hoje de bola, corda, amarelinha, esconde esconde.

6. Dois Pontos (:)

É usado quando:

  • Se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala:

Ele respondeu: não, muito obrigado!

  • Se quer indicar uma enumeração:

Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

 7. Aspas(“”)

São usadas para indicar:

  • Citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)

  8. Reticências(...)

São usadas para indicar uma ideia de continuidade ao que se estava falando:

 E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
 Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

 Fonte: Redação - Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma em equipes. Proponha a construção de frases, para isso divida entre as equipes os tipos de sinais de pontuação. Entregue para cada equipe uma ficha com a seguinte instruções:

  Complete as frases utilizando o sinal indicado:

 PONTO FINAL (.)

Eu acho________________________________

Eu vou ________________________________

Acho que ______________________________

Se ____________________________________

Não___________________________________

PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)

Qual é__________________________________

Quem foi que ____________________________

Posso___________________________________

Quantos_________________________________

Quem quer_______________________________

PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)

Puxa, que________________________________

Nossa, como_____________________________

Como__________________________________

Que ___________________________________

Gosto tanto _____________________________

VÍRGULA (,) E RETICÊNCIAS (...)

 

Na escola aprendi_______________________________________

No mercado comprei_____________________________________

Final de semana ________________________________________

No meu computador _____________________________________

Na minha família _______________________________________

Fonte: Acervo da autora

Ao terminarem a atividade, crie um momento de diálogo com os alunos, sobre as frases construídas por cada equipe, depois coloque-as no varal ou mural da sala de aula para que todos apreciem.

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que utilizem a internet, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os sítios abaixo, a fim de que possam aprender brincando, o uso dos sinais de pontuação, por meio de várias atividades.

Caso a escola não possua essa tecnologia, sugiro que o professor imprima ou leve as atividades para os alunos, a fim de mostrar o uso e a aplicação dos sinais de pontuação.

Professor, se você preferir poderá fazer o registro das atividades apresentadas acima no caderno de Língua Portuguesa.

 Texto com lacunas:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm 

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont2.htm 

  •   Palavras cruzadas

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont2.htm 

  •  Ligar os sinais de pontuação com a sua função

 http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont3.htm

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont3.htm 

Professor, ao finalizar a atividade pergunte a opinião dos alunos sobre as atividades online. É importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois, por meio desta atividade estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, a importância do uso dos sinais de pontuação em textos e  frases para expressar, comunicar e interpretar.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos; aplicar os sinais de pontuação em diferentes situações; desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos textos e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

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Opiniones

  • Sabrina , marilda , Espírito Santo - dijo:
    sabrinalindinhaloirinha@hotmail.com

    30/11/2015

    Cinco estrelas

    Parabens, adorei a aula


  • CONCEICAO ALVES PEREIRA, DF Alfabetizado , Distrito Federal - dijo:
    sapekinha.go@gmail.com

    19/11/2014

    Cinco estrelas

    Eu encontrei exatamente o que procurava. Queria saber como explicar aos meus alunos, como e quando aplicar os sinais de pontuação, pois não estava sabendo. Achei o tutorial formidável, prático e de fácil compreensão.


  • Marcia, Curso CIVIS , Bahia - dijo:
    Luzsmarcia@gmail.com

    07/07/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo aula, é possível prosseguir com o aprendizado dos alunos em cada etapa.


  • lilian, lllll , São Paulo - dijo:
    lilian3914@terra.com.br

    12/05/2013

    Cinco estrelas

    adorei! Estou procurando a horas uma aula assim pois sou professora da eja e essa aula é bem elucidativa. Obrigada!!!!!!! lilian


  • Diose Machado, Universidade Federal de Santa Maria , Rio Grande do Sul - dijo:
    diosem@gmail.com

    28/05/2012

    Quatro estrelas

    muito boa, bem construída e prática. Desenvolvi parte dela com meus alunos de 4º ano e pretendo seguir nessa linha de atividades.


  • jacqueline, FESO , Rio de Janeiro - dijo:
    jackiebrunoflavia@bol.com.br

    02/05/2012

    Cinco estrelas

    Achei ótimo esse site... Me tirou várias dúvidas... Bjs


  • Alex Mendes, ESCOLA ESTADUAL ALDINAR GONCALVES DE CARVALHO , Tocantins - dijo:
    cloud_solsa@yahoo.com.br

    30/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da atividade, parabéns.


  • Ivaneide Rodrigues das Silva Machado, ESC MARIANA DA SILVA OLIVEIRA , Acre - dijo:
    irsmachado@gmail.com

    05/11/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula, parabéns, adorei.


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