26/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos, responder a questão: Como e quando aplicar os sinais de pontuação em frases e textos, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções: de leitura e de escrita de pequenos textos e frases; do uso dos sinais de pontuação e da utilização dos recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: KWord, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, disponibilize para os alunos o texto abaixo para iniciar as atividades sobre os sinais de pontuação.
Quem é importante
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.
Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado:
- Socorro!
- Viva!
- Saravá!
- Dá o fora! Sempre a berrar!
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? - ele só vive perguntando...
E vêm as Vírgulas dengosas,
Muito falantes, muito prosas,
E anunciam: - Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!
Mas já chegaram os Dois Pontos,
Ponto e Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão,
- Sem por cima ter um ponto,
Vírgula é um sinal bem tonto! –
Ponto e Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.
- Essa não! Tenha paciência! –
Intervêm as Reticências.
- Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quanto falta competência,
Botam logo... Reticências!
Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravo, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
- Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!
Mas Dois Pontos prostestaram:
- Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
- É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
- Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
BELINK, Tatiana. Di-versos russos. São Paulo: Scipione, 1994.
Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática. Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009. p. 84.
A seguir trabalhe com o texto, distribua cópias impressas para os alunos. Solicite que primeiramente façam uma leitura silenciosa.
Em seguida faça uma leitura em voz alta, você poderá organizar os alunos de várias maneiras para lerem o poema, divida as estrofes alternando, os meninos e as meninas; solicite que leiam em duplas ou em grupos, uma estrofe para cada grupo. Após devem identificar os sinais de pontuação existentes no poema.
Professor, dialogue com os alunos sobre o poema da seguinte forma:
Professor, registre na lousa as atividades abaixo, as quais deverão ser resolvidas pelos alunos no caderno de Língua Portuguesa.
1 - Responda ao que se pede:
a. Qual o nome do poema? De acordo com o assunto do poema você acha que o título está adequado? Por quê?
b. Existem palavras que você não conhece o significado? Quais são elas? Destaque-as no poema.
c. Procure, no dicionário, o significado das palavras que você destacou no poema.
d. Para você existe algum sinal de pontuação mais importante? Justifique sua resposta.
2 - Leia o poema e numere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a fala de cada personagem.
1. Ponto de exclamação ( ) Importante é o meu sinal. Basta. Fim.
2. Ponto de interrogação ( ) Importante eu é quem sou! Eu preparo toda a ação e a enumeração!
3. Vírgulas ( ) Nós meninas somos as pausas pequeninas.
4. Dois pontos ( ) Quem é? Por quê? Aonde? Quando?
5. Ponto e vírgula ( ) Socorro! Viva! Saravá! Dá o fora!
6. Reticências ( ) Somos nós as importantes, tanto agora como dantes.
7. Aspas ( ) Sem nossa contribuição não existe citação.
8. Ponto final ( ) Sem por cima ter um ponto, vírgula é um sinal bem tonto!
Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática. Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental.São Paulo: IBEP, 2009. p. 86.
Pesquise em jornais, revistas ou panfletos de propagandas uma frase que contenha os sinais de pontuação presentes no poema. Recorte e traga na próxima aula.
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre as frases pesquisadas nas revistas e em jornais. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para expor suas frases.
Professor, faça o registro das frases pesquisadas pelos alunos em uma tabela, que poderá ser feita no caderno ou no laptop do Projeto UCA, se os alunos o tiverem. Você poderá sugerir que utilizem o programa Kword para copiá-la, a partir do caminho: KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword (Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo:
Frases pesquisadas:
|
Interrogação ? |
Vírgula , |
Dois pontos :
|
Ponto e vírgula ; |
Aspas “ ” |
Exclamação !
|
Reticências ... |
Ponto final .
|
Fonte: Acervo da autora
Professor, converse com os alunos sobre o uso desses sinais em frases ou em pequenos textos. Para que servem os sinais de pontuação?
Os sinais de pontuação são utilizados para expressarem nossa fala, entonações, questionamentos e reproduzirem na escrita, nossas emoções e intenções. Cada sinal tem uma função na escrita e podemos perceber também em nossa fala. Se achar necessário elabore cartazes com informações e exemplos sobre o uso de alguns sinais de pontuação.
Veja alguns empregos:
1. Vírgula (,)
É usada para:
2. Ponto Final (.)
É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:
3 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
Formular perguntas diretas:
Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto:
5. Ponto e Vírgula (;)
É usado para separar itens enumerados:
Brincamos hoje de bola, corda, amarelinha, esconde esconde.
6. Dois Pontos (:)
É usado quando:
Ele respondeu: não, muito obrigado!
Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.
7. Aspas(“”)
São usadas para indicar:
8. Reticências(...)
São usadas para indicar uma ideia de continuidade ao que se estava falando:
E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade...
Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
Fonte: Redação - Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma em equipes. Proponha a construção de frases, para isso divida entre as equipes os tipos de sinais de pontuação. Entregue para cada equipe uma ficha com a seguinte instruções:
Complete as frases utilizando o sinal indicado:
Eu acho________________________________
Eu vou ________________________________
Acho que ______________________________
Se ____________________________________
Não___________________________________
Qual é__________________________________
Quem foi que ____________________________
Posso___________________________________
Quantos_________________________________
Quem quer_______________________________
Puxa, que________________________________
Nossa, como_____________________________
Como__________________________________
Que ___________________________________
Gosto tanto _____________________________
Na escola aprendi_______________________________________
No mercado comprei_____________________________________
Final de semana ________________________________________
No meu computador _____________________________________
Na minha família _______________________________________
Fonte: Acervo da autora
Ao terminarem a atividade, crie um momento de diálogo com os alunos, sobre as frases construídas por cada equipe, depois coloque-as no varal ou mural da sala de aula para que todos apreciem.
Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que utilizem a internet, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os sítios abaixo, a fim de que possam aprender brincando, o uso dos sinais de pontuação, por meio de várias atividades.
Caso a escola não possua essa tecnologia, sugiro que o professor imprima ou leve as atividades para os alunos, a fim de mostrar o uso e a aplicação dos sinais de pontuação.
Professor, se você preferir poderá fazer o registro das atividades apresentadas acima no caderno de Língua Portuguesa.
Texto com lacunas:
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont2.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont2.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.1.pont3.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont3.htm
Professor, ao finalizar a atividade pergunte a opinião dos alunos sobre as atividades online. É importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois, por meio desta atividade estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, a importância do uso dos sinais de pontuação em textos e frases para expressar, comunicar e interpretar.
Texto dos Sinais de Pontuação
http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/sinaisPontuacao.php
Livro de História infantil: A Rebelião da Pontuação
http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=13861
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos; aplicar os sinais de pontuação em diferentes situações; desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos textos e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/11/2015
Cinco estrelasParabens, adorei a aula
19/11/2014
Cinco estrelasEu encontrei exatamente o que procurava. Queria saber como explicar aos meus alunos, como e quando aplicar os sinais de pontuação, pois não estava sabendo. Achei o tutorial formidável, prático e de fácil compreensão.
07/07/2013
Cinco estrelasÓtimo aula, é possível prosseguir com o aprendizado dos alunos em cada etapa.
12/05/2013
Cinco estrelasadorei! Estou procurando a horas uma aula assim pois sou professora da eja e essa aula é bem elucidativa. Obrigada!!!!!!! lilian
28/05/2012
Quatro estrelasmuito boa, bem construída e prática. Desenvolvi parte dela com meus alunos de 4º ano e pretendo seguir nessa linha de atividades.
02/05/2012
Cinco estrelasAchei ótimo esse site... Me tirou várias dúvidas... Bjs
30/03/2012
Quatro estrelasGostei da atividade, parabéns.
05/11/2011
Cinco estrelasÓtima aula, parabéns, adorei.