Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual a importância dos insetos para o meio ambiente?

 

19/10/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto. Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Reconhecer as características dos insetos;
  •   Explorar poesias sobre o tema;
  •   Ouvir histórias literárias sobre o tema;
  •   Realizar atividades de pesquisas para compreender a importância desses animais para  o meio ambiente;
  •   Conhecer a diversidade de insetos;
  •   Produzir relatórios; 
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender qual a importância dos insetos para o meio ambiente,é necessário que: tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor:

Professor, antes dos alunos compreenderem a importância dos insetos para o meio ambiente, é necessário que eles conheçam as características e as diversidades de insetos.

uca todos

 

1ª ATIVIDADE:

 

Professor, iremos começar esse trabalho com o método de comparação. Confeccione um cartaz com o corpo humano e as suas partes e um outro com o corpo de um inseto e as suas referidas partes. Exemplo:

 

vespa                                          CORPO HUMANO

Fonte: Acervo da autora

 

 

A seguir explique que os cientistas dividem o corpo dos insetos em cabeça, tórax e abdome. Embora corresponda aos mesmos nomes das partes do corpo humano, o corpo dos animais se organiza de forma bem diferente.

 

INSETOS   

  •    O que são:     

Os insetos são animais invertebrados, isto é, não possuem coluna vertebral. Surgiram há milhões de anos e vivem em todos os ambientes, estando ausentes apenas no mar. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas podemos destacar: borboletas, moscas, abelhas, vagalume, grilo, formigas, dentre outros.                    

      

  • Como é a estrutura do corpo:

O corpo de todos eles divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Os insetos possuem três pares de pernas que são anexadas ao tórax, pode haver duas asas ou quatro delas e um par de antenas que fica na cabeça.

  • O que comem?

Quanto à alimentação, dificilmente encontraremos algo que algum tipo de inseto não coma. Há os carnívoros como o louvadeus, os vegetarianos como os gafanhotos e os onívoros como as baratas. Para cada tipo de dieta, os insetos apresentam um sistema bucal apropriado, triturador para os que mastigam como os besouros, picador para os incômodos como o pernilongo, sugador para as graciosas borboletas e lambedor para as ativas abelhas.

 

http://www.todabiologia.com/zoologia/insetos.htm

http://www.insecta.ufv.br/

 

Observe as imagens abaixo:

 

 

abelha 2 formiga 2 grilo

Fonte: imagem 1 - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/anatomia-8.php 

imagem 2 - http://formigueiross.blogspot.com/2010/12/anatomia.html

imagem 3 - Acervo da Autora

 

Professor, solicite aos alunos que desenhem o corpo de um inseto com suas principais partes. O registro será realizado no programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Se preferir, solicite que os alunos façam um desenho em uma folha de papel separada ou por meio de massinha de modelar. 

 

2ª ATIVIDADE:

 

Professor, prepare o texto abaixo para todos os alunos, em seguida, realize a leitura com a turma. Poderá ser individual ou coletiva.

 

“Os cientistas já encontraram milhares de diferentes tipos de seres vivos, incluindo plantas, animais, fungos e microorganismos. Esse número é bem grande, mas os cientistas continuam trabalhando e ainda esperam encontrar muito mais tipos diferentes.

Mais da metade dos seres vivos conhecidos é de animais do grupo de insetos. Como você talvez já tenha percebido, insetos estão por toda parte: florestas, campos, rios, e até nas cidades, dentro da casa da gente.

Os cinco maiores grupos de insetos são os seguintes: em primeiro lugar, os besouros; depois, mariposas e borboletas; vespas, abelhas e formigas; moscas e mosquitos; percevejos e cigarrinhas.

Existem ainda grupos menores de insetos que talvez você conheça, como: gafanhotos, baratas, louva a deuses, cupins, bichos pau, piolhos e pulgas, além de outros grupos menos conhecidos".

COSTA, Felipe A.P.L. O carpete (verde) do sol. Ciência Hoje, Rio de janeiro: ICH, n.194, 2003. p.62-65.

 

A partir da leitura, converse com a turma sobre a variedade de insetos existentes. Proponha um passeio nos arredores da escola e também em casa para os alunos procurarem e perceberem a diversidade de insetos existentes.

Se a atividade for realizada na escola, organize pranchetas, folhas de papel e lápis para cada aluno registrar o nome ou o desenho do inseto. Essa lista poderá ser aproveitada na 3ª atividade.

Quantos tipos de insetos vocês conseguem encontrar sem sair da escola? Atenção!!! Não capturem os animais nem os peguem com as mãos. Apenas anotem suas informações.

Adiante, quando terminarem, pergunte:

Vocês perceberam alguma característica que todos os insetos têm em comum? Qual (is)? 

Liste com os alunos, utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) , depois imprima e peça aos alunos que colem no caderno de Ciências.

 

Observação:

Professor, durante o passeio, provavelmente, os alunos encontrarão insetos mortos. Nesse caso, providencie saquinhos plásticos para guardá-los. Juntamente com a turma, aproveite esse momento para construir um insetário. Na aula intitulada Construindo o insetário  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20290

você encontrará uma maneira diferente de construir um insetário.  Veja:

 

insetario

Fonte: Acervo da autora

 

 

Professor, os alunos estão conhecendo diversos insetos, prepare uma “ Atividade para casa” sobre algum inseto em específico, para eles pesquisarem. Sugerimos:

 

ATIVIDADE DE CASA

 

 

Leia e pesquise:

 

_ João, qual é o bicho

que passa pela campina

a qualquer hora da noite,

andando de lamparina? (...)

 

_ esse bicho eu já vi,

pois eu tinha por costume

de brincar sempre com ele, (...)

uns chamavam pirilampo

e outros de vagalume!

 

ATHAYDE, J.M. As proesas de João Grilo. In:LENKO, Karol; PAPAVERO, Nelson. Insetos no folclore. 2. ed. São Paulo: Plêiade/ Fapesp,1996. p. 327.

 

 

AGORA RESPONDA:

 

a) Você já viu um vagalume? Por que o autor diz que esse inseto "anda de lamparina"?

 

Espera-se que o aluno responda que os vagalumes são insetos que emitem luz.

 

b) Pesquise e faça um texto com informações sobre o vagalume. Troque informações com seus colegas.

 

Professor, faça a correção do “ Para casa” e exponha em um mural as informações sobre o vagalume.

 

3ª ATIVIDADE:

 

Professor, retome com os alunos a lista dos insetos observados na escola. A partir dela, proponha uma pesquisa sobre alguns insetos e sua importância. Faça uma votação para escolherem quais insetos serão pesquisados. A seguir, divida a turma em três grupos e providencie livros para a pesquisa. Sugerimos:

 

ABELHAS

Fonte: http://www.lojacultural.com.br/magento/index.php/sample-category/paradidaticos/descubra-as-abelhas.html

 

Descrição do livro:

Você já se perguntou como vivem as abelhas? Uma simpática abelhinha lhe fará companhia e mostrará como é a vida na colmeia, como o pólen e o néctar das flores são coletados e como a cera e o mel são produzidos. Aproxime-se e descubra como é o ciclo de vida das abelhas e aprenda o que as abelhas operárias, o zangão e a abelha rainha fazem todos os dias. Este livro também traz informações interessantes sobre esses amáveis insetos e nos mostra a grande importância das abelhas em nosso ecossistema. 

 

 

formiga

Fonte: http://www.lojacultural.com.br/magento/index.php/descubra-as-formigas.html

 

Descrição do livro:

Cuidado, você quase pisou em uma pequena formiga! Este pequeno amigo lhe mostrará tudo sobre as formigas, como elas vivem e constroem seu formigueiro. Venha com ele e conheça mais sobre sua grande família: a formiga rainha, as formigas voadoras, as larvas... Você ficará maravilhado com as verdadeiras histórias de trabalho, esforço e solidariedade entre formigas. Você sabia que elas podem cultivar plantas, criar animais e também podem ir para a guerra com outras formigas? Este livro também traz informações interessantes sobre esses pequenos insetos e mostra a importância das formigas para o equilíbrio do ecossistema.

 

 

borboletas

Fonte: http://www.pontoliterario.com.br/loja/index.php/livros/paradidaticos.html?dir=desc&mode=list&order=position&p=3

 

Descrição do livro:

Você já deve ter parado para apreciar o vôo de uma borboleta. Agora, acompanhe umas delas pelas páginas deste livro e descubra muitos segredos sobre a vida desses insetos maravilhosos. Você vai ver como vivem, como elas se alimentam e se reproduzem. Você ficará surpreso com a incrível transformação da lagarta em borboleta. Além disso, o livro também contém fatos interessantes sobre borboletas, e vai lhe ensinar sobre o importante papel que desempenham no ambiente, mostrando a relação entre as borboletas e os seres humanos.

 

A partir dessa atividade, solicite que os alunos produzam um relatório sobre a importância do inseto que pesquisaram.

Exemplo de um relatório elaborado pelos alunos do 2º ano "A"  da Escola de Educação Básica, orientado pela Profª Mariane Éllen Silva.

 

  

joanainahaaaa

Fonte: Acervo da autora  

Recursos Complementares
Avaliação

Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e  as dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula. Verifique se os alunos conseguiram assimilar as características e a importância dos insetos para o meio ambiente, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.