25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
- Compreender o que é cultura afro-brasileira;
- Reconhecer aspectos da cultura africana em nosso país;
- Respeitar e valorizar as manifestações da cultura africana em nosso espaço cotidiano.
Os alunos devem ter a compreensão de identidade cultural como um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a);
- Inicie a reflexão com os alunos recordando a composição da população brasileira (negros, brancos e índios) e algumas das manifestações culturais populares presentes em nosso território.
- Inicie a conversa com os alunos orientando-os para acessarem o texto "As etnias no Brasil", disponível no endereço web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm>. Após a leitura do texto, questione:
- Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios e, posteriormente, comece recordando com eles que segundo dados do IBGE atualmente o nosso país tem mais de 45% da população com descendência africana, e herdamos muitos aspectos dessa cultura. Pergunte aos alunos:
- Oriente-os a ouvirem atentamente o programa "Diversidade e preconceito", disponível no Portal do Professor, no link:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=359 . Depois, promova um debate acerca da influência da cultura africana em nosso país.
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html> e <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira>), em livros e revistas, buscando levantar alguns dos principais elementos da cultura africana presentes em nosso país (na religião, na arte, na culinária, na música e dança, na língua, no esporte, nas brincadeiras e lendas, dentre outros). Solicite que cada grupo fique responsável por um desses aspectos da cultura afrodescendente.
- Cada grupo deve contextualizar historicamente como surgiram tais costumes, quais as mudanças que sofreram ao longo dos tempos e como eles ainda se apresentam atualmente na cultura brasileira.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo os elementos da cultura africana presentes no Brasil, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Convide os alunos a assistirem ao vídeo "Nossa identidade africana", disponível no Portal do Professor. Link para acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28203
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa sobre os hábitos familiares e de sua própria comunidade que sejam considerados como elementos da cultura afro-brasileira. Peça para fazerem registros por meio de fotografias, filmagens, entrevistas com moradores, dentre outros.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo os elementos da cultura africana presentes em sua comunidade, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas manifestações africanas em nossa cultura; em Ciências pode-se fazer estudos sobre os valores ambientais que as manifestações culturais africanas podem auxiliar a desenvolver em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Nome | Tipo |
---|---|
Nossa identidade africana [Por dentro da escola] | Vídeo |
Diversidade e Preconceito | Áudio |
Sugestão de leitura para o professor:
Texto: Formação docente e cultura afro-brasileira. Disponível em: <http://www.africaeafricanidades.com/documentos/Formacao_docente_e_cultura_afro_brasileira.pdf>. Acesso em 15/10/2011.
Sugestão de endereços para pesquisa dos alunos:
<http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/artigos.html>. Site da USP que trata da cultura africana como um todo, desde a expressão artística a religião, possui artigos, textos didáticos, imagens e sugere alguns outros sites que abordam a cultura africana. Vale a pena verificar os textos publicados em “textos e artigos”.
<http://www.metmuseum.org/toah/hm/02/af/hm02af.htm>. Museu sobre a arte africana, disponibiliza algumas fotos e materiais sobre a arte produzida em alguns países da África.
<http://www.cultura.gov.br/site/2007/09/25/comunidades-de-tradicao-afro-brasileira/>. Site do Ministério da Cultura onde é possível encontrar todas as ações voltadas para cultura africana.
<http://www.palmares.gov.br/>. Site de divulgação da cultura afro-brasileira.
Sugestão de vídeo:
<http://br.youtube.com/watch?v=-UVxENgLaUQ>. O vídeo "Mini documentário aquilombado" aborda a cultura africana, a dança (capoeira) e a influência africana na cultura brasileira.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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06/05/2015
Cinco estrelasmuito bom mim ajudou bastante do 10