25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
- Compreender a organização e a importância dos engenhos de açúcar no período colonial;
- Conhecer a importância econômica da cana-de-açúcar no período colonial;
- Entender a produção de cana-de-açúcar no nordeste brasileiro na atualidade.
Os alunos devem ter a compreensão da diferenciação entre o antigo e o novo rural no Brasil.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a);
- Inicie a conversa recordando com os alunos como ocorreu o início da ocupação territorial e da formação econômica do território brasileiro. Ressalte a importância dos engenhos de produção de açúcar para a economia do Brasil colonial.
- Oriente os alunos a observarem atentamente as seguintes imagens:
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm>. Acesso em 15/10/2011.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil-colonia/engenho-de-acucar/>. Acesso em 15/10/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre essas questões e expressem verbalmente suas compreensões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm> e lerem o texto "Engenho de açúcar". Após a leitura do texto, oriente os alunos para se organizarem em grupos e questione-os:
- Permita que discutam entre seus pares e expressem suas compreensões. Posteriormente, reforce a ideia de que o cultivo da cana-de-açúcar deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar o território brasileiro, até então sem muita importância econômica para Portugal, caracterizando um modelo de exploração colonial pelo qual o nosso país passou entre os séculos XVI e XVII.
- A partir da compreensão que os alunos tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.infoescola.com/historia/ciclo-da-cana-de-acucar/> e <http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/ciclo-da-cana-de-acucar>), em livros e revistas, buscando levantar alguns dos principais elementos responsáveis pela produção e declínio da produção de cana-de-açúcar em nosso país, no período colonial.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo suas reflexões sobre as questões anteriores, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Destaque que, como consequência do fim do ciclo econômico da cana-de-açúcar no Brasil, a população nordestina passa a procurar novos caminhos, novas saídas, e segue em direção à região de mineração no interior do Brasil, iniciando uma nova fase econômica na história de nosso país, conhecida como ciclo do ouro.
- Apresente aos alunos o mapa a seguir, que mostra em vermelho as áreas onde se concentram as plantações e usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
Disponível em: <http://www.unica.com.br/content/show.asp?cntCode={D6C39D36-69BA-458D-A95C-815C87E4404D}>. Acesso em 15/10/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que discutam entre seus pares e expressem suas compreensões. Posteriormente, reforce a ideia de que o cultivo da cana-de-açúcar atualmente não ocorre da mesma maneira que no período colonial. Apresente o vídeo "Riquezas da terra - produção de açúcar e melaço (Catende)", disponível no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=1X6M_a2Gvjw>..
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1X6M_a2Gvjw>. Acesso em 15/11/2011.
Questione:
- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet em livros e revistas, buscando compreender as questões anteriores.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo os conhecimentos adquiridos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o desenvolvimento da produção da cana de açúcar em nosso país ao longo de sua história; em Ciências pode-se fazer estudos sobre os impactos ambientais que a monocultura da cana de açúcar provoca nas áreas plantadas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Sugestão de leituras:
Ciclo Econômico da Cana-de-Açúcar, os engenhos, fatos, acontecimentos, fotos que marcaram a História do Brasil. Disponível em: <http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=314&subcategoria=570&id=3437>.
Ciclo da cana-de-açúcar. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar>.
Sugestão de vídeos:
Nova fronteira da cana-de-açúcar. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=aEQGGczuCAU&feature=related>. Acesso em 15/10/2011. Apresenta Minas Gerais como uma nova fronteira para o plantio da cana-de-açúcar no Brasil.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ponmhYLg5kU&feature=related>. Acesso em 15/10/2011. Documentário sobre a rotina dos trabalhadores do corte da cana-de-açúcar.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/08/2014
Quatro estrelasmuito boa essa forma de esclarecer e resgatar a origem
18/11/2012
Cinco estrelasÓtima aula