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Crescimento da vida urbana e diversificação do mercado interno na época da mineração no Brasil Colonial- UCA

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender de que forma a mineração contribuiu para o crescimento das cidades no Brasil colonial;
  • Caracterizar a diversificação do mercado interno na sociedade brasileira colonial, a partir do desenvolvimento da atividade mineradora;
  • Descrever a vida cotidiana nas cidades da região aurífera, na época da mineração.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisará conhecer o processo de descoberta e de exploração do ouro na sociedade brasileira colonial, bem como a organização administrativa e social da mineração no Brasil, no período analisado.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I. A FORMAÇÃO DE VILAS E CIDADES  NAS REGIÕES AURÍFERAS NA ÉPOCA DA MINERAÇÃO

Professor, a descoberta de minas de ouro e de diamantes teve consequências importantes e causou uma expansão no território brasileiro. Devido ao grande deslocamento de pessoas para a região das minas, foram sendo formadas várias vilas e cidades no interior do território. Para isso, foram abertos vários caminhos, que propiciaram uma maior ligação entre as regiões brasileiras, como veremos no texto, mapa e vídeo abaixo.

Observação: Para a realização desta atividade, os alunos poderão contar com a ajuda do professor da disciplina de Geografia, que poderá contribuir no trabalho interpretação do mapa e compreensão sobre o processo de expansão territorial brasileira no período colonial.

 

TEXTO 1: O DISTRITO DIAMANTINO: 1734-1821

 “(...) A descoberta de ricas jazidas no final do Século XVII levou ao imediato deslocamento de grandes contingentes populacionais para a região das Minas. Uma consequência disso foi o surgimento de numerosos núcleos urbanos nas imediações das áreas de mineração. Com o passar do tempo, sendo necessário por parte da Metrópole um maior controle da região, alguns desses núcleos situados em locais estratégicos e geralmente próximos das lavras foram elevados à condição de Vila, recebendo um maior aparato governamental. Na região do Serro Frio apareceram inúmeros núcleos mineradores que depois de certo tempo se tornaram arraias, como nas outras partes da região. (...) As cidades mineiras do Século XVIII surgiram todas pelos caminhos abertos pelos primeiros exploradores. O caminho que interligava arraiais tornaram-se estradas, precipitando a institucionalização do espaço destes arraiais por conta do comércio e das rotas de abastecimento, caracterizando a apreensão deste chão já não mais como somente "espaço de produção", sendo a nascente ordenação e normatização urbana sinais de um "espaço de reprodução" que se define (Monte-Mór,1999).(...)”

Disponível em:http://www.webartigos.com/artigos/o-distrito-diamantino-1734-1821/35586/

Acesso em 19 de outubro de 2011.

MAPA: O Ciclo do Ouro

mapa

Disponível em:http://www.piranga.com.br/ciclo/index.htm

Acesso em 19 de outubro de 2011.

video

 

telecurso

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5rQjWYLMsd4

Acesso em 19 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na íntegra, do texto indicado, visualização do mapa e do vídeo.

2- Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto, no KWord, respondendo as questões abaixo:

a) Caracterize a mineração no século XVIII, em termos de região geográfica.

b) Explique a organização do trabalho, no século XVIII, no Brasil colonial.

c) Descreva o desenvolvimento urbano, no século XVIII, no Brasil colonial.

3- Todos os trios deverão socializar seu texto com todos da turma.

pesquisa

4- Sugira aos alunos que formem grupos de até quatro integrantes e que façam uma pesquisa sobre o tamanho do Brasil e as principais regiões povoadas, seguindo o roteiro abaixo:

a) Como era o tamanho do Brasil e qual foi a principal região povoada no século XV?

b) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regiões povoadas no século XVI?

c) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regiões povoadas no século XVII?

d) Como era o tamanho do Brasil e quais foram as principais regiões povoadas no século XVIII?

Depois, os alunos deverão acessar o link abaixo, salvar o mapa no KolourPaint para criar quatro mapas do Brasil. Cada mapa corresponderá às questões acima pesquisadas. Sugira aos alunos que coloquem um título e legenda nos mapas.

MAPA BRASIL

mapa

Disponível em: http://asnovidades.com.br/mapas-dos-estados-do-brasil-para-pintar/

Acesso em 19 de outubro

5- Todos os grupos deverão apresentar seus mapas para todos das turmas.

6- O  Circuito do Ouro teve seu acesso facilitado ao ser desbravado pelos bandeirantes, devido à presença do Rio das Velhas, utilizado como caminho natural de penetração pelo interior. Em suas margens, foram encontradas as primeiras pepitas de ouro da região, em local denominado Sabará, onde, nos fins do século XVII, se formou o arraial de Sabará. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre como ocorreu a formação das primeiras vilas que fizeram parte do Circuito do Ouro, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

Sabará

Congonhas

Mariana

Ouro Preto

Santa Bárbara

Nova Lima

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7-- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

II.  O CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO NA MINERAÇÃO

Professor, a atividade mineradora nas regiões das Minas Gerais possibilitou o desenvolvimento das cidades e do comércio no interior da colônia.

TEXTO1: O Grande Ciclo do Ouro do Século XVIII

"(...) 5. O surgimento do mercado interno - o “grande ciclo do ouro”, atividade altamente especializada e de extrema lucratividade, desconheceu, pelo menos em seus momentos iniciais, a existência de atividades econômicas secundárias e acessórias. Por esse motivo, estabeleceu-se um sofisticado sistema de trocas entre a zona aurífera e áreas distantes, essas encarregadas da produção dos gêneros e bens necessários à subsistência dos moradores das Minas Gerais. Na atividade mineradora, os casos de extrema pobreza ou riqueza eram raros, predominando na população uma camada intermediaria. Esse é o fator predominantemente responsável pela melhor distribuição da renda, na mineração, do que nas demais atividades da Colônia. Já verificamos também que havia em Minas Gerais, nos primeiros decênios do século XVIII, uma extrema especialização: só o ouro interessava, as outras atividades eram deixadas de lado.Estes dois fatores foram responsáveis pelo desenvolvimento, na área mineradora, de um considerável mercado consumidor. A melhor distribuição de renda permitiu que o consumo da população, em termos de Brasil colônia, fosse elevado. A posse do ouro e a especialização valorizaram enormemente qualquer mercadoria que não fosse produzida no local. Desenvolveu-se assim uma atividade comercial bastante ampla, visando abastecer o mercador minerador. Comerciantes, mascates, vendedores, transportadores, todos se dirigiam para a região das minas, vendendo, com lucros consideráveis, mercadorias trazidas da Metrópole ou mesmo de outras regiões da Colônia.Assim, correspondendo ao aparecimento do mercado consumidor, surgiu e desenvolveu-se um ativo comércio interno.Ocorreu inclusive a articulação da região mineira com outras áreas da Colônia, às vezes bastante distantes. Do Rio de Janeiro, forneciam-se à Minas bens de consumo em geral: alimentos, roupas, tecidos, ferramentas, armas, utensílios domésticos etc. o Rio Grande do Sul especializou-se na venda de couro, gado muar e charque para as Gerais; regiões intermediárias, como São Paulo, foram beneficiadas por esse comércio, especializando-se na reengorda dos animais, por exemplo. O Nordeste enviou à região Centro-Oeste gado bovino para corte, através do rio São Francisco. Todos estes produtos, pagos em ouro, iniciaram uma circulação de riquezas inédita no Brasil. Mesmo as manufaturas desenvolveram-se a ponto de preocupar o governo de Lisboa, que, em 1785, proibiu a existência de qualquer “fábrica” no Brasil, salvo aquelas destinadas a produzir panos grosseiros, em geral usados pelos escravos. O Brasil, finalmente, deixara de ser uma colônia ilhada, em que cada capitania estava totalmente isolada das demais. A ligação econômica entre várias regiões começava a lançar os germes de uma futura unidade nacional. O centro dinâmico deste processo era, na época, a zona mineradora. (...)"

Disponível em: http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_do_brasil/hb_aula14/

Acesso em 19 de outubro de 2011.

TEXTO 2: O Ciclo do Ouro

“(...) Figura extremamente popular na época do descobrimento do ouro foi o 'tropeiro'. Além de sua função econômica, ele adquiriu um papel social de portador de notícias, representando, assim, um verdadeiro elo entre os grandes e os pequenos núcleos urbanos. O tropeiro era quem comprava, nos grandes centros abastecedores, gêneros de toda a espécie e os levava para o interior, ganhando, sobre as vendas, porcentagens exorbitantes. Em pouco tempo, adquiria fortuna, prestígio social e ingressava na carreira política. (...)”

Disponível em: http://www.piranga.com.br/ciclo/index.htm

Acesso em 19 de outubro de 2011.

VÍDEO

tradiçoes

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3ZI2PaRBw9w

Acesso em 19 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos textos para leitura na íntegra e do  vídeo acima para assisti-lo.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Quais  foram as mudanças provocadas pela mineração na vida econômica e social do Brasil?

b) Por quais caminhos a região das minas recebia mercadorias?

c) Como era o mercado interno no período da mineração?

d) Por que a demanda por alimentos era crescente na região das Minas?

e) Cite alguns resultados trazidos pelo crescimento comercial entre a região das Minas e outras áreas da colônia.

f) Que produtos eram produzidos na região das Minas?

g) Quais produtos eram trazidos de outras capitanias?

h) Cite os produtos que eram trazidos do reino de Portugal.

i) Atualmente, na região das Minas Gerais ainda é comercializado algum produto do período da mineração? Explique.

3- Ao final, todos os alunos  deverão socializar suas respostas.

pesquisa

4- Sugira aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet buscando responder as questões abaixo:

a) Quem eram os tropeiros?

b) Qual a sua importância no Brasil, na época da mineração?

c) Ainda hoje existem tropeiros?

d) Quem eram os mascates?

e) Qual a importância dos mascates para o Brasil, no período de maior desenvolvimento da mineração?

f) Ainda hoje existem mascates?

5- Peça aos alunos que façam no KPresenter uma apresentação contendo informações e imagens das questões acima levantadas.

6- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.

7-  Oriente os alunos para que, individualmente, na WxCam do seu netbook, façam uma entrevista com vendedor ambulante que ele conheça, seguindo o roteiro abaixo:

Nome:

Idade:

Quantas horas você trabalha por dia:

Há quanto tempo você é vendedor ambulante?

Você acha o seu trabalho fácil?

Você está satisfeito com suas vendas?

Que produtos você mais vende?

Por que você acha que as pessoas ainda compram de vendedores ambulantes?

Para você, ser vendedor ambulante se resume em:

9- Todos os grupos deverão socializar sua entrevista com todos da turma.

III. A VIDA COTIDIANA NAS CIDADES MINEIRAS

Professor, a mineração foi responsável pelo aparecimento de uma rica cultura urbana no centro sul do Brasil. Nesta atividade, o aluno conhecerá algumas marcas da vida cotidiana nas cidades mineiras da época do ciclo do ouro no Brasil, como as irmandades religiosas, o barroco mineiro e a história da ex-escrava Francisca  da Silva, ou Chica da Silva, como ficou conhecida.

 

TEXTO: O Barroco Mineiro

"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil.  Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII".

Disponível em: http://www.historiamais.com/barrocoII.htm

Acesso em 19 de outubro de 2011.

VÍDEOS:

1.

irmandades

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zxsR_UJmqKI&feature=related

Acesso em 19 de outubro de 2011.

 

2.

barroco

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=FsPTBCc0de8&feature=related

Acesso em 19 de outubro de 2011.

 

 

LETRA E MÚSICA:

Musica

Xica Da Silva - Jorge Ben

Xica da Silva
A Negra! A Negra!
De escrava a amante
Mulher!
Mulher do fidalgo tratador
João Fernandes
Ai! Ai! Ai!...
Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...
A imperatriz do Tijuco
A dona de Diamantina
Morava com a sua corte
Cercada de belas mucamas...

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=N9lDb-7gBcE&feature=fvsr

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links do texto para leitura e dos vídeos para assisti-los..

2- Proponha aos alunos, em duplas, a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Explique por que a Igreja era tão importante para a vida social na época da mineração.

b) Por que pertencer a uma irmandade era tão importante neste período?

c) Quando e quais irmandades foram criadas pelos escravos em São João Del Rei?

d) Explique de que maneira as irmandades possibilitavam a sociabilidade entre donos de minas e escravos.

e) Onde e quando surgiu o Barroco?

f) Quais as principais características do estilo barroco mineiro?

g) Qual era a função da arte barroca para a Igreja Católica?

h) Quem foi Aleijadinho?

i) Quem foi Xica da Silva?

3- Todas as duplas deverão socializar suas respostas com todos da turma.

pesquisa

4- Chica da Silva é uma das mais famosas e polêmicas personagem da história brasileira. Desta forma, proponha aos alunos, divididos em cinco grupos, a realização de uma pesquisa sobre o mito Chica da Silva, procurando saber sobre quem era Chica da Silva no imaginário popular.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

6 - Os habilidosos artistas mineiros adaptaram um estilo artístico europeu, o barroco, à realidade colonial, criando uma forma de arte suntuosa e bela. Peça aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre artistas e obras do barroco mineiro. Cada grupo ficará com um tema abaixo indicado.

Manuel da Costa Ataíde

Aleijadinho

Igreja de São Francisco de Assis ( Ouro Preto)

Igreja de Nossa Senhora do Rosário ( São João del Rei)

Catedral da Sé de Mariana

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

8- Depois de socializadas as apresentações, peça aos alunos que criem uma EXPOSIÇÃO com as imagens dos dados acima pesquisados.

Observação: Para a realização desta atividade os alunos poderão contar com a ajuda do professor da disciplina de Artes, que poderá contribuir auxiliando no trabalho de compreensão de como funciona uma Exposição e como montá-la.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:

As Minas Gerais e o século do ouro -  Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asminasgeraiseoseculodoouro.pdf

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Pelas entranhas das Minas Gerais Disponível em:  - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=933

O renascimento do barroco - Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_67330.shtml

Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Barroco Mineiro no Globo Universidade - Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=xND6bVyaIFs

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

A arquitetura barroca no Brasil - Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3852

O Barroco de Aleijadinho - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1216

Todos os links foram acessados em 19 de outubro de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas a roteiros, criação de mapas, entrevistas e exposição.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Chrys cellus, Escola municipal de encino fundamantal EJA Magda Ivana , Mato Grosso - dijo:
    chrys_cellus@live.com

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito e deu para aprender bastante coisas.


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