Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cátaros e albigenses: Cruzada contra cristãos

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-Quem eram os cátaros ou albigenses.

- A “heresia” cátara.

-A Cruzada empreendida contra os hereges e suas etapas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Noções das estruturas sociais e políticas ao longo do período medieval.

- A religiosidade medieval.

- As Cruzadas e a mentalidade cruzadística.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

É importante o professor salientar, antes de dar início à aula, que no período medieval a tolerância religiosa era mínima e a Igreja Católica não admitia crenças e práticas religiosas diferentes das daquelas por ela defendidas e divulgadas. Assim, havia perseguição mesmo contra os cristãos que tinham uma ideia diversa da religiosidade católica. Esses eram os chamados hereges.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

No início da aula, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões:

- Vocês sabem o que é heresia?

- Já ouviram falar nos cátaros ou albigenses?

- Sabem no que acreditavam e no que suas crenças divergiam das da Igreja Católica?

Em seguida, distribuir entre os alunos o seguinte texto, disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarismo.

Depois, já com o conhecimento adquirido com a leitura, o professor deverá dar prosseguimento ao debate.

 Aula 2

O professor deverá iniciar a aula, distribuindo aos alunos o seguinte texto, disponível em:

http://super.abril.com.br/religiao/cataros-hereges-gracas-deus-447853.shtml.

Em seguida, os alunos deverão redigir um texto de 20 linhas a respeito da chamada “Heresia cátara”, que deverá conter os seguintes elementos:

- Contextualização;

- Crenças;

- Divergências com a Igreja Católica;

- Origens.

Imagem 1: Os cátaros.

Os cátaros

Fonte: http://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/04/cataros.jpg?w=436&h=442

Aula 3

A terceira aula será destinada à resposta da Igreja Católica aos cátaros: a Cruzada. O professor deverá dispor os alunos em círculo e estimular os alunos com as seguintes perguntas:

- Por que a Igreja Católica temia os cátaros?

- O que fez a Igreja para combater a “heresia” cátara?

Em seguida, distribuir os seguintes textos, disponíveis em:

- http://marciamaranho.blogspot.com/2011/01/cruzada-albigense-1209.html

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada_albigense

Uma vez feita a leitura dos textos, retomar a discussão, acrescentando novos elementos:

- Fases da Cruzada;

- Interesses políticos e econômicos;

- Principais líderes cátaros e cruzados.

Uma vez terminado o debate, o professor deverá pedir aos alunos, como dever de casa, uma redação de 25 linhas a respeito da Cruzada Cátara. O texto deverá ser redigido à mão e ser entregue ao professor na aula seguinte.

Imagem 2: Montségur.

Montsegur

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_vF8cGy2MOH8/S75WDqtQSnI/AAAAAAAAAzw/O8XHQpNlveU/s1600/montsegur.jpg

Imagem 3: Carcassonne.

Carcassonne

Fonte: http://www.holiday-france.org.uk/assets/images/Carcassonne.jpg

Imagem 4: Béziers.

Béziers

Fonte: http://www.afer-delegue-bottero.com/images/afer-beziers.jpg

CONCLUSÃO

Após a aula, os alunos serão capazes de compreender o quanto a Igreja Católica era intolerante com relação a práticas e crenças religiosas diferentes no período medieval. Os alunos deverão compreender que respeitar o outro, suas crenças, atitudes e práticas religiosas são fundamentais para a formação de um bom cidadão.  

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá avaliar os alunos ao longo dos debates, observando a participação, o conhecimento do tema e o interesse de cada um. Os textos deverão ser avaliados em sua forma, conteúdo e redação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alexandre, Webdesigner , Rio de Janeiro - dijo:
    hercullesrj@yahoo.com.br

    16/06/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo projeto de aula, que exibe fatos históricos mostrando como a intolerância religiosa foi deprimente na Idade Média. Faculta os alunos a apreenderem que a intolerância, seja religiosa ou ideológica continua sendo deprimente em nossos tempos, estimulando-os a desenvolverem uma atitude de respeito face as diferenças , as crenças e aos pontos de vistas dos demais.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.