Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As inovações tecnológicas e suas repercussões no campo – UCA.

 

24/10/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais inovações tecnológicas que ocorreram no campo;
  • Analisar quais mudanças elas provocaram no meio rural;
  • Verificar se essas alterações trouxe alguma consequência para o homem do campo.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regiões brasileiras; Rural e Urbano e Economia do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 – Uma análise sobre mudanças tecnológicas do campo

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse dos alunos sobre o tema, o professor irá dividir a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo fará a leitura de um texto referente ao assunto abordado. Para isso, os alunos usaram o laptop interligado à internet, além da leitura eles farão uma análise sobre a inserção da tecnologia no campo e as consequências ocorridas no setor. Os textos estão nos links e nas telas apresentados abaixo:

 

Grupo 1: Texto disponível no seguinte link: http://monografias.brasilescola.com/agricultura-pecuaria/as-inovacoes-tecnologicas-no-campo.htm. Acessado em 16/10/2011.

Imagem1 ilustrativa

 

Grupo 2: Texto disponível no seguinte link: http://confins.revues.org/2353. Acessado em 16/10/2011.

Imagem 2 ilustrativa

 

Grupo 3: Texto disponível no seguinte link: http://www.leader.pt/sem_apresent/apres_m_neto.pdf. Acessado em 16/10/2011.

imagem 3 ilustrativa

  

Grupo 4: Texto disponível no seguinte link: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/viewFile/11787/6900. Acessado em 17/10/2011.

imagem 4 ilustrativa

 

Grupo 5: Texto disponível no link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000100017&script=sci_arttext. Acessado em 17/10/2011.

imagem 5 ilustrativa

 

Atividade 2 - Debatendo a temática

 

Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos elaborem no Kpresenter do laptop uma apresentação que retrate a análise feita pelo grupo a partir da leitura realizada na atividade anterior.

Ao término da atividade os grupos irão apresentar os slides, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens. Cada grupo terá dez minutos para apresentação e no intervalo irá abrir para debate, onde todos os alunos farão suas considerações sobre o tema apresentado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador do debate ampliando as discussões sobre o tema e incentivando os alunos a exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala.

 

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 17/10/2011.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 3 – Aprofundando sobre o tema

 

Está atividade será realizada com os mesmos grupos já organizados anteriormente, sendo assim, o professor irá solicitar que os alunos, através do laptop interligado a internet, assistam a dois vídeos no youtube, conforme mostram links e telas abaixo:

 

Vídeo 1 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q647Q4dL0WY. Acessado em 17/10/2011.

Video ilustrativo

 

Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bvf_eUkn25I. Acessado em 17/10/2011.

Video 2 ilustrativo

 

Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte questão:

 

  • Os vídeos mostram as mudanças ocorridas no campo e as formas que as pessoas se organizam para lidar com isso, desta forma, faça um comentário apontando as semelhanças e as diferenças existentes nos vídeos e os aspectos apresentados sobre a temática estudada.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Após as duplas terem respondido a questão, o professor irá fazer um momento de debate para observar as respostas colocadas pelos alunos e em seguida, fazer um comentário sobre esta questão, abordando os vídeos e os comentários levantados pela turma.

Para finalizar a atividade o professor irá solicitar que os alunos elaborem um texto ou um poema (o que o grupo preferir) no Kpresenter do laptop comentando todos os aspectos estudados nos textos e nos vídeos.

Em seguida, o professor irá solicitar que os alunos troquem os textos ou poemas entre si e a partir do material do colega faça uma reflexão sobre as questões abordadas. Terminado essa reflexão construa uma apresentação no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizarão o laptop interligado à internet.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://pessoal.educacional.com.br/up/570001/224036/t201.asp?ale=16564. Acessado em 18/10/2011.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQMwAI/tecnologia-no-campo. Acessado em 18/10/2011.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/10/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/10/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.