Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA- Tecnologias sustentáveis

 

21/10/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir o conceito de sustentabilidade;

Pesquisar sobre as novas tecnologias relacionadas à sustentabilidade.

Duração das atividades
7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Peça para os alunos definirem o conceito de sustentabilidade.

Estratégias e recursos da aula

Sustentabilidade tem sido um assunto muito abordado nas mídias, no entanto qual o verdadeiro significado disso para a vida de cada ser humano? Como podemos passar de ações individuais para ações coletivas que realmente façam diferença em nosso presente e futuro?

A proposta desta aula é oferecer possibilidades dos alunos exercitarem a imaginação e a criatividade em prol de uma ciência que traga benefícios para o meio ambiente.

 

Atividade 1

Faça um debate sobre o que os alunos entendem sobre sustentabilidade. Registre as principais ideias para utilizar no processo avaliativo.

 

 

Atividade 2

Proponha aos alunos a montagem de uma Feira Verde, no qual eles irão vivenciar papéis diferentes e terem desafios apropriados ao papel que desempenharão. Para construírem a maquete da invenção deverão utilizar sucata e material reciclável. Para elaborarem seus projetos a pesquisa na internet será uma excelente estratégia.

Para estimular aos alunos, oriente que eles devem fazer uma visita este site: http://www.ethos.org.br/mostra2010/

ou11

Atividade 3

O futuro pertence às novas gerações que terão que ser capazes de pensar de forma diferente, de forma sustentável e solidária. Não há um futuro sem presente e vocês fazem parte dele, embarquem nessa viagem e vislumbrem tudo de bom que pode ser feito.

Divida os alunos em trios e cada equipe será responsável por um dos desafios abaixo:

 

 

Equipe- resíduos

Vocês são cientistas e estamos no ano 2028, a situação dos resíduos está cada vez mais calamitosa, foram reunidos os 3 maiores cientistas na área, e vocês serão responsáveis para apontarem caminhos para a humanidade.

 

Equipe-  Energia

A humanidade não imagina o quanto ela estava dependente da energia, as fontes estão se esgotando e o futuro dos hospitais, residências, fábricas está nas mãos de uma equipe de cientistas que têm a responsabilidade de se reunirem e buscaram formas de utilização de energia sustentável.

 

 

Equipe - Biodiversidade da Amazônia

Os olhos estão voltados para a Amazônia, descobriram seu potencial em relação à biodiversidade de espécies e o que elas podem representar para a humanidade. Vocês foram chamados para elaborar uma politica de preservação e exploração destes recursos, os olhos do mundo estão esperando como será essa gestão.

 

 

Equipe- Agrotóxicos

A alimentação está cada vez menos saudável, são inúmeras as mutações genéticas resultantes da presença de agrotóxicos nas plantações, uma equipe renomada de biólogos foi chamada para elaborar uma solução definitiva par ao problema, o desafio é grande, mas as esperanças são maiores ainda!

 

 

Equipe- Geração de renda através do lixo

Uma equipe de brilhantes estudantes de engenharia foi premiada mundialmente, pois criaram um sistema de geração de renda através do lixo, demonstrem porque ganharam o prêmio.

 

 

Equipe - Lixo tecnológico

O consumo excessivo das novidades tecnológicas têm resultado em um acumulo de lixo tecnológico, o meio ambiente não tem condições de absorver esse lixo, uma equipe de cientistas, tem usado a nanotecnologia para diminuir esse impacto, compartilhem as inovações que vocês criaram.

 

 

Equipe- Mudanças climáticas

Vários países têm sidos castigados com as mudanças climáticas e suas consequências, tragédias têm preocupado os lideres mundiais, um grupo de cientistas apresentou uma série de propostas que podem trazer mudanças positivas para a humanidade.

 

 

Equipe- Educação para a Sustentabilidade

Uma equipe de educadores humanistas pesquisou e criou uma metodologia baseada em holografias para trabalharem a questão ambiental nas escolas. O método vem revolucionando o olhar para o meio ambiente, apresentem a criação de vocês.

 

Construção sustentável

Uma equipe brilhante de engenheiros civis criaram uma série de inovações para a construção civil estar associada a sustentabilidade, apresentem suas criações.

 

 

Robótica X medicina

Vocês compõem uma equipe de médicos- cientistas que criaram uma série de inovações tecnológicas envolvendo a robótica que mudará a vida de muitos pacientes apresentem suas criações.

 

 

Equipe- transporte

O transporte tornou-se um caos mundial, uma equipe de engenheiros desenvolveu um sistema de transporte que mudará a vida de todos, apresentem suas criações.

 

 

Equipe de Moda Sustentável

Uma equipe de jovens estilistas revolucionou o conceito de moda, associando moda e sustentabilidade, apresentem suas criações.

 

 

Atividade 4-

Cada equipe deverá criar seu protótipo e colocar as ideais em uma apresentação que explique cada uma das invenções e suas aplicabilidades. Nesta etapa o professor deverá fazer várias intervenções em cada uma das equipes para garantir o máximo empenho de todos.

 

 

Atividade 5-

Coletivamente a classe deverá criar cartazes para divulgar a Feira Verde, um programa bem interessante é o GIMP.

ou13

O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa livre, isto é, de código-aberto, que traz muitos filtros e ferramentas. Originalmente criado para Linux, é considerado dinâmico e excelente para a manipulação de imagens, inclusive geração automática para publicação na Web.

Fonte da imagem e do texto: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI275063-EI4798,00.html

 

Atividade 6-

Montagem da Feira Verde envolva a escola e a comunidade para que todos possam visitar as inovações criadas pelos alunos, coloque os alunos como monitores e explicaram suas criações para os visitantes.  

Faça um registro fotográfico e publique em um blog as criações dos alunos com depoimentos dos mesmos sobre como foi o processo de criação.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos quanto a:

Participação no debate;

Autonomia na realização das tarefas;

Trabalho em equipe;

Criatividade

Habilidade em pesquisar o tema;

Produto final x objetivo da tarefa

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.