Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A sociologia e a expansão do capitalismo

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano, Débora Cazelato de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

O aluno poderá aprender com esta aula alguns aspectos sobre o nascimento do Capitalismo e a forma como a sociedade se constitui em decorrência desse desenvolvimento econômico.

Além disso, compreenderá o contexto de surgimento da Sociologia e quais são os seus objetivos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos já devem ter conhecimentos prévios sobre os acontecimentos que antecedem o Capitalismo e noções sobre a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra nos finais do século XVIII.

Devem ter, ainda, noções básicas de conceitos como: Mercantilismo, Capitalismo e Sociologia. 

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

O professor fará uma breve introdução sobre o momento que antecede o surgimento do Capitalismo, ressaltando os conceitos de mercantilismo, classe social e noções básicas de Sociologia.

Antecedentes do Capitalismo

Com a expansão do Mercantilismo nos séculos XVI e XVII, estabeleceram-se as metrópoles e as colônias. Nesse momento, por meio do que se chamou o pacto colonial (também conhecido como exclusivo comercial metropolitano), as colônias eram impedidas de promover o desenvolvimento manufatureiro. Essas, em contrapartida, eram responsáveis pelo envio de materiais primários necessários ao desenvolvimento, principalmente econômico, da metrópole.  Mais tarde, com o apoio da Inglaterra, as colônias latino-americanas conseguiram sua independência.

Neste momento, os alunos assistirão a uma animação (em vídeo) sobre o descobrimento do Brasil, que contém uma música (que está transcrita no próprio vídeo ou no seguinte link: http://www.vagalume.com.br/juan-bender/brasil-mil-e-quinhentos.html) contando a trajetória da expansão portuguesa. A música, feita por Juan Bender, mostra o interesse de Portugal na América e a forma como os portugueses iniciaram o chamado pacto colonial.
 

 

A galinha dos ovos de ouro de PortugalPacto

Fonte: http://profgiba.blogspot.com/ e http://roga1anoc.blogspot.com/2010/06/historia-pacto-colonial-e-teoricos.html

O professor deverá exibir as duas imagens acima para ilustrar os antecedentes da economia brasileira. Com a charge, irá explorar com os alunos o seu significado: “Brasil, a galinha dos ovos de ouro de Portugal”. Seria interessante que o professor analisasse as figuras juntamente com o vídeo, tendo como eixo de discussão o estabelecimento do pacto colonial nas terras brasileiras e suas consequências para o Brasil.

Como atividade nesta primeira aula, o professor irá sugerir aos alunos que pesquisem no Laboratório de Informática ou, mesmo, na Biblioteca da escola, duas definições para cada tema (exemplos adiante) e que montem um parágrafo, em torno de 7 linhas, expondo tal definição. Esta atividade poderá ser feita em grupos de dois a quatro alunos, que ficarão responsáveis por cada definição.

Para tanto, passará uma lista de palavras como as seguintes: capitalismo, pacto colonial, exclusivo comercial metropolitano, mercantilismo, mercado, mão de obra, expansão portuguesa, revolução industrial, livre concorrência, capitalismo monopolista, colônia de exploração e colônia de povoamento.Com isso, os alunos montarão um pequeno dicionário.

OBS.: Conferir nos Recursos Complementares as indicações de sites para a realização desta primeira atividade.

AULA 2

Nesta aula, o professor iniciará a temática em questão. Depois de trabalhar com os alunos os conceitos acima indicados e necessários para a compreensão a seguir, fará uma breve explanação sobre a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra nos anos finais do século XVIII, e o avanço da tecnologia no XIX.

A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra nos finais do século XVIII e, posteriormente, o desenvolvimento tecnológico no século XIX alcançaram, em um primeiro momento, os Estados Unidos e, em seguida, toda a América. A consolidação de uma sociedade capitalista nesse período não combinava, portanto, com o colonialismo existente no Continente Americano. Esse pano de fundo influenciou a luta dos países deste continente pela sua independência. O século XIX foi o momento de concretização de uma nova ordem capitalista mundial. A Revolução Industrial modificará, sobretudo, as relações dos homens entre si. O surgimento das máquinas, as indústrias, as novas fontes de energia e o agrupamento em cidades acarretaram novas formas de relações humanas.

Nesse momento, em finais do século XIX, surgiu a disciplina Sociologia como forma de compreender tais relações sociais e a maneira como os homens se organizavam. Buscou entender a sociedade de maneira racional e as mais diversas situações que envolvem a humanidade.

O professor trabalhará com um vídeo que mostra, de forma rápida e didática, qual é o objeto da Sociologia e um texto de René Rémond sobre a Revolução Industrial e o seu impacto sobre os trabalhadores.

Depois da explanação sobre a Revolução Industrial, os alunos irão ler o texto de René Rémond, disponível em: http://www.webdigital.com.br/sites/jmanoel52983/conteudo_07.html. Este texto do historiador francês é um “relato das consequências sociais da revolução [industrial], em especial para com os trabalhadores”. Logo em seguida, os alunos assistirão ao vídeo sobre o que é Sociologia que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ

Depois de assistirem ao vídeo e fazerem a leitura do texto, o professor frisará com os alunos as mudanças advindas com a Revolução Industrial e a forma como as relações entre os homens se estruturam. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico transformou consideravelmente as formas de comunicação e de informação, sobretudo, com o crescimento da Internet e do comércio eletrônico.

Tomando por base esta discussão, o professor pedirá aos alunos que produzam um texto comparando a evolução da tecnologia nos dias atuais com aquelas ocorridas no século XIX.

OBS: Conferir nos Recursos Complementares as indicações de sites para a realização desta atividade.

AULA 3

Nesta terceira aula, o professor deverá expor brevemente o significado da Sociologia e a forma como essa ciência atua.

A Sociologia aborda as unidades que formam a sociedade, procurando entender o comportamento humano e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. No século XIX, surge a Sociologia, com o intuito de entender as transformações econômicas, culturais e políticas, ocorridas no século XVIII, com a Revolução Industrial e Francesa, as quais alteraram significativamente a vida em sociedade. O surgimento da disciplina está vinculado à consolidação do Capitalismo moderno. A Revolução Industrial significou um momento de racionalização da produção e da vida social.

Depois de apresentar o contexto de surgimento da Sociologia, o professor reunirá a turma para assistirem a uma cena do filme “Tempos Modernos”.

Este filme mostra a vida urbana nos Estados Unidos da América por volta de 1930, logo após a crise de 1929 que atingiu toda a sociedade norte-americana. Tal crise levou grande parte da população ao desemprego e à fome. A cena em questão focaliza o sistema de linha de montagem e a especialização do trabalho. Trata-se de uma crítica à modernidade e ao Capitalismo representado pelo modelo em questão. Essa passagem mostra o momento em que Charles Chaplin é engolido pela máquina e perseguido por suas ideias “subversivas”, ao colocar em xeque o funcionamento do sistema. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KPgxcat-zYo&feature=related

Logo após assistirem ao vídeo, o professor irá dividir a sala em três grupos. Serão entregues a cada grupo três tirinhas que abordam a temática sobre Sociologia e Capitalismo. A primeira e a segunda imagens mostram as formas como a sociedade se organizam (ilustração 1) e o impacto dos meios de produção (ilustração 2). Já a ilustração 3 mostra a personagem Mafalda preocupada com o mundo. Seria interessante que o professor entregasse aos alunos a transcrição da música “O Mundo” (texto 1) junto com a tirinha da Mafalda.

O professor ressaltará a importância de se analisar as tirinhas e o vídeo concomitantemente. Ambas as tirinhas trabalham com a ideia de que o Capitalismo modificou as formas de relações entre os homens. Sugere-se ao professor que coloque, como eixo central para a discussão em grupo, a forma como o sistema vigente atua sobre o homem. No vídeo de Chaplin, foi possível observar que ele estava sendo perseguido por, de certa forma, desestruturar o sistema produtivo. Sendo assim, o professor irá propor aos alunos que analisem, por meio das tirinhas e da música, quais são as mudanças que se podem observar na relação entre homem/homem, homem/máquina, homem/economia e homem/mundo.

Grupo 1

Tirinha

Ilustração 1. Disponível em: http://qseflog.blogspot.com/search/label/Tirinhas%20do%20Prot%C3%A1goras

Grupo 2

Você paga para trabalhar

Ilustração 2. Disponível em:  http://ocomprimido.tdvproducoes.com/2010/11/capitalismo/

Grupo 3

 

mafalda

Ilustração 3. Disponível em:  http://linhasdasociologiajuridica.blogspot.com/2009/08/mafalda.html

O Mundo

Ney Matogrosso e Pedro Luis e a Parede

O mundo é pequeno pra caramba 

Tem alemão, italiano e italiana 
O mundo filé milanesa 
Tem coreano, japonês e japonesa

O mundo é uma salada russa 
Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia 
O mundo é uma esfiha de carne 
Tem nego do Zâmbia, tem nego do Zaire

O mundo é azul lá de cima 
O mundo é vermelho na China 
O mundo tá muito gripado 
O açúcar é doce, o sal é salgado

O mundo caquinho de vidro 
Tá cego do olho, tá surdo do ouvido 
O mundo tá muito doente 
O homem que mata, o homem que mente

Por que você me trata mal 
Se eu te trato bem 
Por que você me faz o mal 
Se eu só te faço o bem

Todos somos filhos de Deus 
Só não falamos a mesma língua 
Todos somos filhos de Deus 
Só não falamos a mesma língua

Texto 1: Disponível em: http://letras.terra.com.br/ney-matogrosso/1043622/

AULA 4

Três porquinhos da sociologia

Disponível em: http://jdavidlee.blogspot.com/2008/08/weber-marx-e-durkheim-os-trs-porquinhos.html

Nesta aula, o professor irá expor os fundadores da Sociologia. De maneira bem lúdica, o professor destacará a figura dos três porquinhos para destacar os autores. Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx são considerados os fundadores da Sociologia e, carinhosamente, chamados assim pelos estudantes e professores da área.

Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do Capitalismo, apresenta a reforma protestante como um dos principais fatores para o desenvolvimento do Capitalismo.

Já Durkheim, influenciado por Comte, foi o fundador da escola francesa de Sociologia. Grosso modo, comparando os fatos sociais a coisas, Durkheim elaborou uma definição de patológico e normal que seria aplicada à sociedade. Sua obra sobre o suicídio é considerada, por muitos estudiosos, como o seu melhor livro.

Por fim, Karl Marx analisou a economia e a política, demonstrando em uma de suas obras mais famosas, O Capital, a forma de dominação das massas e a investida dos donos dos meios de produção sobre o proletariado. (Esse aspecto poderá e deverá ser lembrado na ilustração 4.)

Feita esta pequena exposição, sugere-se que o professor divida a sala em três grupos. Cada grupo será um “porquinho”. Ambos os grupos irão procurar, via Internet, textos, imagens e músicas relativos a cada um desses pensadores ou que tratam de suas questões. Feita essa busca, os grupos irão montar um pequeno texto (de, no máximo, uma lauda) e expor aos outros grupos o conhecimento adquirido sobre o pensador pesquisado.

 

 

Recursos Complementares

 

Para a atividade da primeira aula(dicionário):

- Capitalismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo

http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/

- Pacto colonial e exclusivo metropolitano:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_Colonial

http://www.infoescola.com/historia/pacto-colonial/ http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/pacto-colonial/

- Mercantilismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746

- Mercado:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_mercado

- Mão de obra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3o_de_obra

- Expansão portuguesa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Expans%C3%A3o_portuguesa

- Revolução Industrial:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

- Livre concorrência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_concorr%C3%AAncia http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_(economia)

- Capitalismo monopolista:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo_monopolista

- Colônia (de exploração e povoamento):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B3nia_(possess%C3%A3o); http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-povoamento/; http://www.infoescola.com/historia/colonias-de-exploracao/

- O outro lado da Inconfidência Mineira: Pacto Colonial e Elites Locais (Profª. Drª. Júnia Ferreira Furtado), disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ooutroladodainconfidenciamineirapactocolonialeeliteslocais.pdf

Para as discussões da segunda aula:

- Ver a aula do Portal do Professor, de autoria de Leila Floresta, da Universidade Federal de Uberlândia: “Século XIX: mudanças na Europa e na América”. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=447

- Terceira Revolução Industrial e a Quarta Revolução:

http://educacao.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial-tecnologia.jhtm

http://www.espacoacademico.com.br/052/52almeida.htm

- Texto sobre definição de Sociologia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia

- Émile Durkheim:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

- Max Weber:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber

- Karl Marx:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx

- Capitalismo monopolista:

http://www.algosobre.com.br/historia/capitalismo-monopolista.html

- O que é Sociologia:

http://www.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ

- Ver, também, um texto didático sobre o assunto: http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm

- Série de charges sobre o anticapitalismo:

 http://www.youtube.com/watch?v=agBoNmOOgHw&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=CDm3tDw8oo8&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=EwZVp-JxSTI&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=f_SRkaY8N6Q&feature=related

- Sociologia política:

http://www.youtube.com/watch?v=BggsKStfVwE

- Classe média:

http://www.youtube.com/watch?v=d8O0Zk5N-e8

Avaliação

 

A avaliação consistirá na análise do professor diante da participação do aluno nas atividades acima propostas, isto é, na elaboração do Dicionário, no exame das ilustrações e dos textos. Sobretudo, avaliará a capacidade do aluno de conseguir apreender as ideias dos pais dos fundadores da Sociologia e debatê-las com os outros colegas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • EMILIA OLIVEIRA RIOS DE LIMA, EE - COLEGIO ESTADUAL DACILDA RIOS DE OLIVEIRA , Bahia - dijo:
    emiliariosol@hotmail.com

    21/05/2015

    Cinco estrelas

    Aula perfeita. Farei um excelente trabalho com meus alunos partindo das ideias apresentadas aqui!!!


  • JOSÉ CARLOS ROCHA MACHADO, COLEGIO ESTADUAL DR. ORLANDO DE CARVALHO , Bahia - dijo:
    zecaroma@hotmail.com

    27/04/2015

    Quatro estrelas

    excelente aula , está servindo de base para as minhas aulas sobre o capitalismo e a sociedade capitalista.


  • Giliane Lisboa, E.E.B.Carmem Seara Leite , Santa Catarina - dijo:
    giliane_natacha@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente me ajudou muito.


  • rosemere araujo da silva, eem macario borba , Santa Catarina - dijo:
    turqueza34@hotmail.com

    20/07/2012

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, utiliza diversos recursos , possibilita o entendimento dos antecedentes do capitalismo e as mudanças sociais provocados pelo advento do capitalismo bem como as relaçoes de poder.


  • Juan Bender, ??? , Rio Grande do Sul - dijo:
    juanbender182@hotmail.com

    04/01/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Muito bom! Gostei muito da aula e fico muito orgulhoso de ter sido citado nela! Um abraço!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.