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UCA - Carta argumentativa e texto de opinião: semelhanças e diferenças

 

25/10/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto e Giuliana Ribeiro Carvalho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • diferenciar opinião de argumento;

  • reconhecer os gêneros textuais carta argumentativa e texto de opinião;

  • identificar e relacionar características desses dois gêneros textuais;

  • saber usar argumentos  em carta argumentativa e em texto de opinião;

  • produzir uma carta argumentativa e um texto de opinião.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • argumentação;

  • gênero textual carta pessoal.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;

  • acesso a diferentes sites da internet;

  • vídeo-aula;

  • processador de textos Kword;

  • projetor multimídia (datashow);

  • produção textual;

  • trabalho interativo em grupos e duplas.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três integrantes.

Professor, a finalidade desta etapa da aula é propiciar ao discente a reflexão acerca do significado dos termos “opinião” e “argumento”. Para tanto, inicie a atividade questionando-os sobre o significado desses termos. Peça a dois estudantes que escrevam no quadro, em duas colunas distintas, as informações apresentadas pelos colegas sobre cada um dos vocábulos. Não é necessário, nesse momento, consolidar as definições, pois isso será feito nas atividades a seguir.

Exercício 1

Para responderem às questões propostas a seguir, utilizem seus laptops, criando um arquivo no programa Kword intitulado “Opinião e argumento – conceito e exemplos”. Todos os alunos devem digitar as respostas em seus laptops.

1)    Utilizem um laptop por grupo para acessar a internet e assistam ao vídeo intitulado “Opinião e argumento” (Disponível em: <http://video.on.jesuscristo.org.br/?fr_story=ae200965b70ab5aed6da5d0314087b2019579806&rf=sitemap>. Acesso em: 20 out. 2011.).

2)    De acordo com a exposição feita na vídeo-aula, respondam: O que são “opinião” e “argumento”? Qual a diferença entre esses dois elementos?

3)    Baseando-se nos exemplos apresentados no vídeo, criem um pequeno exemplo (1 ou 2 parágrafo(s)) sobre o tema “A relação entre programas televisivos e a formação de crianças e adolescentes”. Nesse exemplo, deverão expor a opinião de vocês e apresentar um ou mais argumentos que a reforcem.

4)    Apresentem suas respostas aos colegas.

 

O vídeo assistido pelos discentes é este:

a

(Disponível em: <http://video.on.jesuscristo.org.br/?fr_story=ae200965b70ab5aed6da5d0314087b2019579806&rf=sitemap>. Acesso em: 20 out. 2011.)

Para socializar as respostas, peça a um grupo que apresente a resposta à questão 2 e a outro que a comente e complemente, se necessário. Em seguida, peça a um terceiro grupo que socialize a resposta à questão 3 e ao quarto grupo que identifique, em relação a essa resposta, a opinião e o argumento apresentados. Faça assim, sucessivamente, de forma que um grupo dê o exemplo e o outro o comente. Solicite, também, aos grupos avaliadores que analisem se o argumento apresentado é convincente ou não.

 

Atividade 2 – Identificando os gêneros texto de opinião e carta argumentativa e suas características

Alunos organizados em duplas.

Professor, a finalidade desta etapa da aula é propiciar o contato dos discentes com dois textos diferentes, carta argumentativa e texto de opinião, objetivando que eles reconheçam os diferentes gêneros em que esses textos se enquadram, bem como exponham as principais características de cada um deles. Para tanto, proponha-lhes a seguinte atividade:

Exercício 2

Desenvolvam as atividades a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por dupla, os dois links relacionados a seguir:

- Bullying – o reflexo de uma sociedade. (Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/1797/http://cassioqueiroz.blogspot.com/2011/05/redacao-carta-argumentativa.html>. Acesso em: 20 out. 2011.);

- Programas “anti-bullying”(Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/1802/http://cassioqueiroz.blogspot.com/2011/05/redacao-carta-argumentativa.html>. Acesso em: 20 out. 2011.).

2)    Utilizando o laptop, criem um arquivo no programa Kword intitulado “Gêneros textuais – exemplos e características”. Voltem aos links citados acima, selecionem os dois textos, copiem-nos e colem-nos nesse arquivo aberto.

3)    Leiam atentamente os dois textos.

4)    Identifiquem e relacionem algumas características de cada um dos gêneros textuais. Analisem aspectos como: finalidade do gênero; perfil dos interlocutores; suporte/veículo; tema; estrutura; linguagem.

5)    É possível identificar em qual gênero cada um desses textos se enquadra? Relacionem-nos.

6)    Quais as diferenças e semelhanças existentes entre esses dois gêneros textuais? Listem-nas e expliquem-nas quando possível e necessário.

7)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

 

Professor, é necessário chamar a atenção dos discentes para dois aspectos em relação ao texto “Programas ‘anti-bullying’”: 1) por ser uma carta argumentativa, esse texto não deve conter título, como consta no arquivo; 2) não se coloca ponto ao final de datas. Apesar dessas duas ressalvas, consideramos interessante manter esse texto, por ter sido produzido por alunos e por não conter o nome do gênero textual, como em outros exemplos encontrados, os quais optamos por não utilizar. 

Para socializar as respostas, primeiramente, questione os discentes, de forma geral, se conseguiram responder à questão 5, pedindo que se manifestem de forma organizada. Em seguida, sorteie 5 duplas para responderem à questão 4 e outras 5 para responderem à questão 6. As demais duplas deverão complementar as respostas, sendo que uma delas ficará responsável por sintetizar as respostas da questão 4 e outra, as respostas da questão 6.

Os textos acessados pelos discentes são os seguintes:

a

(Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/1797/http://cassioqueiroz.blogspot.com/2011/05/redacao-carta-argumentativa.html>. Acesso em: 20 out. 2011.)

 

a

(Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/1802/http://cassioqueiroz.blogspot.com/2011/05/redacao-carta-argumentativa.html>. Acesso em: 20 out. 2011.)

 

Atividade 3 – Produzindo uma carta argumentativa e um texto de opinião

Alunos organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, os estudantes produzirão dois textos, uma carta argumentativa e um texto de opinião, a partir de uma proposta dada. Para tanto, peça-lhes que desenvolvam a seguinte atividade: 

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas:

1)    Acessem, em apenas um laptop por dupla, o site Brasil Escola, especificamente o link Banco de Redações (Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/>. Acesso em: 16 jun. 2011.). Leia o texto “O Uso do Celular na Escola”, no qual são apresentadas duas propostas de produção textual: a primeira, de um texto opinativo; e a segunda, de uma carta argumentativa, conforme transcrito a seguir:

“Proposta 1

Redija um texto que exponha sua opinião sobre a problemática imposta pelo tema. Levante argumentos, análises e reflexões que explorem o recorte temático e convençam seu interlocutor de sua opinião.

Proposta 2

Redija uma carta argumentativa ao deputado João Pedro, que é autor do projeto de lei que proíbe o uso do celular no ambiente escolar e exponha sua opinião sobre o assunto. Se você concorda com o projeto, discuta os benefícios que a proibição do uso do celular pode gerar ao ambiente escolar. Mas se você discorda do projeto, apresente argumentos plausíveis em torno do seu ponto de vista.”.

2)    Acessem também os textos apresentados, no link acima, como base para as produções textuais:

- Proibido uso de celulares nas escolas públicas estaduais: <http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL400760-5606,00.html>;

- Pelo celular... lá na escola!: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=493>.

3)    Leiam atentamente os dois textos acima.

4)    Criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Carta argumentativa e texto de opinião – produção em dupla”, no qual deverão digitar os textos.

5)    Antes de começarem a redigir definitivamente os textos, façam um projeto deles, em forma de rascunho (no próprio arquivo, podendo ser deletado após a finalização do texto). Lembrem-se de relacionar a tese que irão defender e alguns argumentos que utilizarão para embasar e defender a tese.

6)    Redijam os textos e digitem-nos no arquivo criado.

7)    À medida que terminarem a produção, juntem-se a outra dupla para concluírem a atividade. Leiam os textos produzidos pelos colegas e apresentem sugestões para aprimorá-los, seja no aspecto conteúdo ou estrutura.

8)    Escolham um de seus textos para serem apresentados à turma.

Professor, o site acessado pelos discentes neste exercício é o seguinte:

a

(Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/>. Acesso em: 16 jun. 2011.)

Organize a turma em círculo para a socialização da atividade. Cada dupla apresentará um de seus textos por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Nesse caso, os alunos deverão salvar o arquivo do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente. Garanta que sejam lidos uma quantidade semelhante de textos opinativos e cartas argumentativas, para que entrem em contato de forma equiparada com esses dois gêneros.

Ao final de cada apresentação, questione os discentes sobre a qualidade do texto lido e se têm sugestões a serem apresentadas aos colegas. Proponha aos discentes que troquem os arquivos entre si, o que poderá ser feito utilizando-se o pendrive ou enviando o arquivo por email.

                                  

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre os gêneros trabalhados nesta aula, acesse os seguintes links:

- Artigo: O texto de opinião no ensino fundamental. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm>. Acesso em: 20 out. 2011.

- Texto expositivo e exemplos de carta argumentativa: Blog do Professor Cássio. Disponível em: <http://cassioqueiroz.blogspot.com/2011_05_01_archive.html>. Acesso em: 20 out. 2011.

- Texto expositivo e exemplos: Características do texto argumentativo/persuasivo. Disponível em: <http://www.craprevestibular.com.br/atualidades/cartaargumentativa.pdf>. Acesso em: 16 set. 2011.

- Texto expositivo e exemplos: Carta argumentativa. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4486/1/CARTA-ARGUMENTATIVA/Paacutegina1.html>. Acesso em: 16 set. 2011.

- Texto expositivo: A redação, sem susto. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/enem/a-redacao-sem-susto.htm>. Acesso em: 20 out. 2011.

                                         

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa, em grupo e em dupla.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- compreender os conceitos sobre “opinião” e “argumento”, diferenciar esses dois elementos e construir um exemplo pertinente sobre o tema proposto;

- identificar os dois textos lidos como pertencentes aos gêneros carta argumentativa e texto opinativo, e reconhecer as características principais de cada um deles;

- desenvolver um projeto de texto adequado, que facilite a produção a ser feita;

- produzir um texto opinativo e uma carta argumentativa de forma coesa, coerente, em que expuseram, de forma clara e persuasiva, a tese e os argumentos selecionados.

                                    

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