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Conhecendo a minha cidade

 

16/02/2012

Autor y Coautor(es)
Brian Rovere Santos
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Pedro Ferreira de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Conhecer o contexto histórico da sua cidade

2- Ampliar a percepção sobre sua realidade geográfica

3- Perceber-se inserido na dinâmica social

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada, aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Utilização básica do aplicativo Writer do BrOffice.

Estratégias e recursos da aula

Será dada uma ênfase para a colaboração entre os colegas. O professor será mediador entre os pontos levantados pelos alunos e o que ocorre de fato nas cidades. Haverão também momentos expositivos para enriquecimento da percepção do aluno sobre o contexto histórico de sua cidade.

 

Atividade 1

No laboratório de informática, os alunos deverão se organizar em trios para o início da atividade. O professor irá fazer uma demonstração inicial da utilização da ferramenta do Google Maps. Posteriormente, cada trio irá procurar a cidade onde está situada sua escola e terá algum tempo para navegar pela região. O professor poderá orientar os alunos a clicarem nas fotos indicadas pelo site (geralmente pontos principais) e, com isso, estimulá-los a perceberem tais localizações. Depois de navegar pela cidade, irão procurar o bairro de cada aluno do trio, um de cada vez.

Após a livre exploração dos alunos, os mesmos deverão reutilizar a ferramenta, dessa vez anotando o que encontram próximo a cidade e seus bairros, preferencialmente o que eles conhecem ou já ouviram falar (o professor deverá verificar se o “zoom” está adequado para as anotações)

Google Maps

 

Atividade 2

A próxima atividade consiste em uma aula expositiva. O professor apontará os principais pontos da cidade onde a escola se situa (utilizando fotos), e, será comentado o contexto histórico de pelo menos cinco desses pontos.. O professor também abordará os contrastes socioeconômicos, de preferência utilizando fotos.

Congresso Nacional
 

Atividade 3

Utilizando os recursos de vídeo e de Internet, será apresentado pelo professor o seguinte vídeo para seus alunos:
 

O Estatuto da Cidade - http://www.youtube.com/watch?v=OasQLHGsLUM
 

Após assistir o vídeo, os alunos se organizarão em grupos de quatro alunos e discutirão entre si as seguintes perguntas:


- Por que alguns moram em lugares tão bons e outros em lugares tão ruins?

- O que gostaria que melhorasse na minha cidade?

- E no meu bairro?

- O que gosto na minha cidade?

- E no meu bairro?

- Se eu não fizer nada para ajudar minha cidade e/ou bairro o que poderá acontecer?

 

O professor passará de grupo em grupo mediando as discussões, trazendo considerações, valorizando as perspectivas dos alunos, e, sempre que possível, deixando eles pensarem por si mesmos, estimulando seu pensamento crítico. Não é preciso dar uma resposta definitiva aos problemas e desigualdades encontrados, cabendo ao professor expor diversas possibilidades.


 

Atividade 4

Para encerramento das atividades, os alunos, no laboratório de informática, utilizarão o aplicativo Writer do BrOffice. Neste aplicativo farão uma redação, constando uma síntese de tudo que aprenderam. O texto, de modo geral, será feito livremente, mas, deverá atender a alguns itens básicos:

 

- O que está próximo de sua cidade/bairro? (levando em consideração a atividade no Google Maps)

- Que pontos de sua cidade achou interessante e por quê?

- O que pensa a respeito da diferença entre pessoas privilegiadas e desprivilegiadas nas cidades?

- Por que as pessoas deveriam se preocupar com suas cidades e bairros?

 

Writer

Recursos Complementares

- Livro didático

- Jornais

- Revistas

- Site sobre evolução urbana: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/eourbana/

Avaliação

Será avaliado da seguinte forma:

- Envolvimento com as atividades (se participou efetivamente das atividades)

- Capacidade de interação com os demais colegas (não somente nas atividades em grupo)

- Pertinência da síntese elaborada na Atividade 4 em relação ao conteúdo abordado.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
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Opiniones

  • Bernardo Superbe, Centro Universitário Nreton Paiva , Minas Gerais - dijo:
    bernardo.superbe@gmail.com

    31/03/2012

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, pois instiga o aluno a ter outra visão do seu local de convivência, a procurar pontos interessantes de sua cidade e de conhece - lá melhor. Com essa aula podemos conhecer mais o nosso aluno, inserir um senso crítico e político. Para nós, graduandos do curso de Geografia, esta aula abre inúmeras visões para que assim que sair-mos da graduação e poder contar com um material que nos proporcione prazer ao ensinar.


  • Fernanda, . , Distrito Federal - dijo:
    fsferreira9@hotmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante as atividades, pois ao tempo em proporciona às crianças noções geográfica, aponta também a importância da tecnológica em âmbito escolar e instiga os alunos a se interessarem pela pesquisa.


  • Pedro Ferreira de Andrade, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - dijo:
    f.pedro.a@gmail.com

    17/02/2012

    Cinco estrelas

    Desenterraram um tesouro! Não era sem tempo. Parabéns Brian!


Sem classificação.
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