Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vez, Voz e Decisão

 

16/02/2012

Autor y Coautor(es)
HUGO OLIVEIRA VERSIANI
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Pedro Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a formação do educando com perspectivas relacionadas ao trabalho, família e educação;
  • Possibilitar reflexões aos educandos a partir do conceito de memória;
  • Estudar as demandas sociais com o princípio da construção coletiva;
Duração das atividades
Três atividades - 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos prévios necessários para as possíveis reflexões com os alunos são: a) construção coletiva; b) memória viva; c) memória coletiva. Nesse sentido o tripé relacionado no título de sugestão da aula (vez, voz e decisão) será o princípio motivador de cada aula, sendo as vivências de cada educando e as relações compreendidas no lugar em que vivem os conhecimentos prévios trabalhados em cada aula. 

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:  leitura e reflexões;

1º momento: professor, nesta atividade será disponibilizado para cada aluno a entrevista do especialista inglês Timothy Ireland concedida a Revista Nova Escola com o link disponível nos recursos complementares; 

2º momento: leitura individual ou coletiva, fica a critério da turma;

3º momento: professor, proponha questionamentos aos alunos sobre a sua própria trajetória para que estivessem na Educação de Jovens e Adultos, estabelecendo os motivos na qual não puderam estudar no período regular, assim, compartilhando experiências comuns e diversas encaminhe a cada aluno que registre  no caderno no máximo três dos motivos advindos da discussão coletiva e da vivência individual;

4º momento: leitura de cada educando sobre os pontos registrados no caderno para os demais da turma, e professor, coloque no quadro os pontos comuns da turma em questão;

5º momento: professor, demonstre para a turma as experiências comuns em relação a trajetória educativa, discutindo a partir da entrevista lida, demonstrando aos educandos o verdadeiro significado da alfabetização;

2ª atividade: "Eu vivencio, construo e modifico a história"

1º momento: professor, identifique na internet os recursos disponíveis neste site em relação aos espaços virtuais relacionado a sua cidade, com preferência aos vídeos ou sites interativos; Neste caso, utilizarei como exemplo, o site relacionado a Brasília, com link disponível nos recursos complementares;

2º momento: demonstrar aos educandos a diferença entre a história contada pelos grandes heróis, líderes, presidentes (caráter positivista) e a  por meio da luta de classes, pelos trabalhadores (caráter marxista), promover reflexões a partir dos vídeos relacionados aos candangos (ir ao espaço "eu sou candango");

3º momento: pedir para os educandos explanarem sobre o cotidiano e as experiências em cada comunidade com o viés percebido no segundo momento;

3ª atividade: "Minha história, nossas experiências."

1º momento: professor, acesse o site do Museu da Pessoa com link disponível nos recursos complementares  e depois vá ao espaço chamado "Conte sua História"

2º momento: cadastrar a turma;

3º momento: explicar aos educandos a formação do ser humano a partir da alteridade, ou seja, a partir das vivências com o outro. Neste sentido, explique aos alunos o conceito de memória coletiva e proponha reflexões;

4º momento:  professor, proponha a turma a construção de um texto coletivo para ser publicado no espaço acessado no primeiro momento, promovendo a construção da leitura e escrita a partir do processo ensino e aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas três aulas; 

5º momento: professor, publique o texto;

Recursos necessários para as três atividades:

  • Lápis, borracha, folha simples, notebook, projetor, extensão de fio, tela para projeção, caixas de áudio, giz (quadro negro) ou caneta (quadro branco); 
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação consistirá em três momentos:

1º momento: sentados em círculo, os alunos irão fazer uma auto-avaliação em relação ao desempenho nas atividades propostas pelo professor;

2º momento: professor, elabore numa folha simples, três questões a serem respondidas pelos alunos, de forma oral ou escrita, considerando três aspectos: a) atividades propostas (críticas, elogios e sugestões); b) relevância dos conteúdos para a formação além da alfabetização; c) desempenho do professor e dos colegas de classe;

3º momento: entrega dos registros feitos pelos alunos e considerações finais do professor;

Observação: professor, utilize as considerações feitas pelos alunos para aprimorar as atividades, e se possível, dê um respaldo para os alunos quanto as considerações feitas, ou seja, suas reflexões quanto as avaliações feitas por cada educando; 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.