16/02/2012
Pedro Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Os conhecimentos prévios necessários para as possíveis reflexões com os alunos são: a) construção coletiva; b) memória viva; c) memória coletiva. Nesse sentido o tripé relacionado no título de sugestão da aula (vez, voz e decisão) será o princípio motivador de cada aula, sendo as vivências de cada educando e as relações compreendidas no lugar em que vivem os conhecimentos prévios trabalhados em cada aula.
1ª atividade: leitura e reflexões;
1º momento: professor, nesta atividade será disponibilizado para cada aluno a entrevista do especialista inglês Timothy Ireland concedida a Revista Nova Escola com o link disponível nos recursos complementares;
2º momento: leitura individual ou coletiva, fica a critério da turma;
3º momento: professor, proponha questionamentos aos alunos sobre a sua própria trajetória para que estivessem na Educação de Jovens e Adultos, estabelecendo os motivos na qual não puderam estudar no período regular, assim, compartilhando experiências comuns e diversas encaminhe a cada aluno que registre no caderno no máximo três dos motivos advindos da discussão coletiva e da vivência individual;
4º momento: leitura de cada educando sobre os pontos registrados no caderno para os demais da turma, e professor, coloque no quadro os pontos comuns da turma em questão;
5º momento: professor, demonstre para a turma as experiências comuns em relação a trajetória educativa, discutindo a partir da entrevista lida, demonstrando aos educandos o verdadeiro significado da alfabetização;
2ª atividade: "Eu vivencio, construo e modifico a história"
1º momento: professor, identifique na internet os recursos disponíveis neste site em relação aos espaços virtuais relacionado a sua cidade, com preferência aos vídeos ou sites interativos; Neste caso, utilizarei como exemplo, o site relacionado a Brasília, com link disponível nos recursos complementares;
2º momento: demonstrar aos educandos a diferença entre a história contada pelos grandes heróis, líderes, presidentes (caráter positivista) e a por meio da luta de classes, pelos trabalhadores (caráter marxista), promover reflexões a partir dos vídeos relacionados aos candangos (ir ao espaço "eu sou candango");
3º momento: pedir para os educandos explanarem sobre o cotidiano e as experiências em cada comunidade com o viés percebido no segundo momento;
3ª atividade: "Minha história, nossas experiências."
1º momento: professor, acesse o site do Museu da Pessoa com link disponível nos recursos complementares e depois vá ao espaço chamado "Conte sua História"
2º momento: cadastrar a turma;
3º momento: explicar aos educandos a formação do ser humano a partir da alteridade, ou seja, a partir das vivências com o outro. Neste sentido, explique aos alunos o conceito de memória coletiva e proponha reflexões;
4º momento: professor, proponha a turma a construção de um texto coletivo para ser publicado no espaço acessado no primeiro momento, promovendo a construção da leitura e escrita a partir do processo ensino e aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas três aulas;
5º momento: professor, publique o texto;
Recursos necessários para as três atividades:
A avaliação consistirá em três momentos:
1º momento: sentados em círculo, os alunos irão fazer uma auto-avaliação em relação ao desempenho nas atividades propostas pelo professor;
2º momento: professor, elabore numa folha simples, três questões a serem respondidas pelos alunos, de forma oral ou escrita, considerando três aspectos: a) atividades propostas (críticas, elogios e sugestões); b) relevância dos conteúdos para a formação além da alfabetização; c) desempenho do professor e dos colegas de classe;
3º momento: entrega dos registros feitos pelos alunos e considerações finais do professor;
Observação: professor, utilize as considerações feitas pelos alunos para aprimorar as atividades, e se possível, dê um respaldo para os alunos quanto as considerações feitas, ou seja, suas reflexões quanto as avaliações feitas por cada educando;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!