01/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
- Conhecer o desenvolvimento industrial brasileiro;
- Entender a participação do comércio e dos serviços na economia brasileira;
- Compreender a importância da indústria, do comércio e dos serviços para a economia brasileira.
O aluno deve conhecer as características nos setor primário, secundário e terciário, bem como as atividades econômicas envolvidas em cada um.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o)s Professor(a),
- Inicie a discussão recordando com os alunos que o nosso país possui uma grande extensão territorial, com uma população bastante numerosa. A partir dessa ideia, introduza a discussão buscando refletir sobre a dimensão e o papel das atividades industriais, comerciais e de serviços na economia brasileira.
PASSO A PASSO
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos formem grupos e discutam essa questão. Posteriormente, permita que os grupos expressem seus conhecimentos prévios, recordando com eles que a nossa economia, até a referida data, baseava-se, sobretudo, na produção agrícola, especialmente a produção de café para o mercado externo. Questione-os
- Oriente os grupos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/industrializacao-brasileira/industrializacao-brasileira-1.php> e <http://www.brasilescola.com/brasil/industrializacao-do-brasil.htm> e <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/origens-e-etapas-da-industrializacao-no-brasil.html>), em livros e revistas, buscando levantar os principais fatores e fases da industrialização brasileira.
- Posteriormente, apresente o mapa a seguir, que representa a distribuição espacial da indústria no Brasil no ano de 2002.
Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_distribuicao_industrias.pdf>. Acesso em 05/11/11.
- Pergunte aos alunos:
- Cada grupo deve explicar esses fatores contextualizando historicamente como se desenvolveu a industrialização no Brasil. A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo seus conhecimentos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
PASSO A PASSO
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos> e lerem o texto "Comércio e serviços". Posteriormente, questione-os:
- Aguarde até que os grupos expressem suas opiniões e, posteriormente, apresente a eles a tabela a seguir:
Disponível em: <http://www.anuariododf.com.br/comercio-servicos-e-industria/setor-terciario/>. Acesso em 06/11/11.
- Após observarem a tabela acima, apresente a seguinte imagem aos alunos:
Disponível em
: Acesso em 06/11/11.
- Questione:
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/08/servicos-e-setor-da-economia-que-mais-cresce-mostra-ministerio.html>, <http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/setores-da-economia/comercio-e-servicos>, <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=3123>, dentre outros), em livros e revistas, buscando explicar os principais fatores responsáveis pelo significativo crescimento do setor de comércio e serviços na economia brasileira.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo os conhecimentos adquiridos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Economia/Atividades_Econ%c3%b4micas/Atividades_Econ%c3%b4micas_do_Brasil/> e lerem, com atenção, o texto "Atividades econômicas do Brasil". Posteriormente, apresente-os a tabela a seguir:
Crescimento real do PIB setorial brasileiro |
|||||||||||
Ano |
1994 |
1995 |
1996 |
1997 |
1998 |
1999 |
2000 |
2001 |
2002 |
2003 |
2004 |
Agropecuária |
5,45 |
4,08 |
3,11 |
-0,83 |
1,27 |
8,33 |
2,15 |
5,76 |
5,54 |
4,49 |
5,29 |
Indústria |
6,73 |
1,91 |
3,28 |
4,65 |
-1,03 |
-2,22 |
4,81 |
-0,50 |
2,57 |
0,07 |
6,18 |
Serviços |
4,73 |
1,30 |
2,26 |
2,55 |
0,91 |
2,01 |
3,80 |
1,75 |
1,61 |
0,61 |
3,32 |
Fonte: Banco Central do Brasil. Disponível em: <http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=89&Itemid=110>. Acesso em 05/11/11.
- Questione os alunos:
- Permita que os alunos conversem no grupo registrem suas compreensões em um arquivo do software Kword. Cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo os conhecimentos adquiridos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Destaque que os maiores parceiros do Brasil no comércio exterior são a União Europeia, os Estados Unidos da América, o Mercosul e a República Popular da China.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas atividades econômicas e as principais mudanças decorrentes da mesma em nossa sociedade; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Portal do Professor: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=169>. Aula: Setores da produção (Atividades primárias, secundárias e terciárias).
Portal do professor: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=667>. Aula: Conhecendo os setores da economia.
<http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/entenda-a-economia-brasileira>. Disponibiliza informações sobre a economia brasileira.
<http://www.ibge.gov.br/brasil_em_sintese/>. Síntese das informações disponibilizadas pelo IBGE sobre indústria, comércio e serviços no Brasil.
<http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=89&Itemid=110>. Informações sobre a economia do Brasil.
<http://www.mdic.gov.br//sitio/> Site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2013
Quatro estrelasParabéns Suely e equipe, encontrei mais que esperava; a apresentação do conteúdo está disposto de maneira a possibilitar a construção deste conhecimento sem embaraço. Lilian Profª Ensino Fund.II e Médio Tradutora: Português/Inglês