Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a disputa pela terra no Brasil

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Poder
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre a questão agrária no Brasil a partir da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984). Trabalharemos seus diversos momentos de conflito, ganhos e reivindicações.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o período republicano brasileiro com os seus alunos, utilizando, assim, a discussão sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como uma oportunidade de aprofundar o estudo sobre o período e, principalmente, pôr a questão agrária em evidência.

Estratégias e recursos da aula

Para entendermos as ações e reivindicações do MST, temos que compreender a história da luta pela terra no decorrer da história do Brasil. Para isso, dividiremos o tema em três grandes eixos: Lei de Terra (1950), Reformas de Base (1964) e a fundação do MST (1984). É importante esse panorama histórico para que os alunos não entendam o MST como um movimento deslocado da realidade brasileira, percebendo o histórico das lutas pela terra. Apesar de o nosso recorte privilegiar somente três momentos, eles poderão posicionar-se ante os movimentos contemporâneos.

Gravura Luta pela Terra. Disponível em: http://ffbjr.blogspot.com/2011/07/luta-pela-terra-no-brasil.html. Acesso em: 9 nov. 2011.

Atividade 1 - Lei de Terras

No Brasil, a Lei de Terras (Lei nº. 601 de 18 de setembro de 1850) foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil, a dispor sobre normas do direito agrário brasileiro.

Trata-se de legislação específica para a questão fundiária. Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra. É importante compreender essa lei e como se definiu o acesso à terra no Brasil.

Os alunos irão construir um quadro com as principais implicações e diretrizes dessa lei. Já nesse momento, é importante entender o contexto histórico que o Brasil vivia e as implicações da lei. A seguir, algumas sugestões de textos:

- Texto 1: “Lei nº. 601, de 18 de setembro de 1850, dispõe sobre as terras devolutas no Império”, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L0601-1850.htm (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 2: “Lei de 1850 contribuiu para manter concentração fundiária”, disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/lei-de-terras.jhtm (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 3: “Lei de Terras” – Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Terras (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 4: “A Lei de Terras de 1850”, disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra5/lei1850.html (acesso em: 9 nov. 2011).

A partir dos textos indicados, os alunos terão que construir um quadro com as principais implicações da Lei de Terras. Algumas questões poderão ser formuladas pelo professor, tais como: 

- Quem foi privilegiado pela Lei?

- A Lei serviu para democratizar a terra?

- O que ela aboliu? Mudou para melhor?

- O escravo foi contemplado, de alguma forma, na lei?

Seria interessante pesquisar, também, como se deu a discussão do acesso à terra e as formas de trabalho de outros países.

Atividade 2 - Reforma de Base - A questão agrária

"Reformas de Base" era o nome dado às políticas de transformação na estrutura econômica e social propugnadas pelo Governo João Goulart (1962-1964). Estas políticas tinham um forte apoio das forças de esquerda e visavam às reformas educacional e agrária, entre outras temáticas. Para o nosso tema, focaremos na Reforma Agrária proposta pelo então presidente Goulart.

É importante salientar nesta atividade como o tema da terra foi discutido e seus desdobramentos na sociedade. Quem foi a favor, quem foi contra? O que propunham, efetivamente, sobre o acesso à terra?

Os alunos irão confeccionar um jornal com as principais notícias sobre a Reforma Agrária. Para tal atividade, os textos e o vídeo a seguir poderão auxiliar os alunos:

- Texto 1: “As Reformas de Base”, disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base (acesso em: 9 nov.2011);

- Texto 2: “Desmontando os mitos: uma análise das "reformas progressistas", disponível em:  http://www.viapolitica.com.br/diplomatizando_view.php?id_diplomatizando=95 (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 3: “Reformas de Base” – Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reformas_de_base (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 4: “Reforma Agrária: pronunciamento de Goulart”, disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/023/23hist_goulart.htm (acesso em: 9 nov. 2011);

- Vídeo: “Discurso do presidente João Goulart na Central do Brasil (1964)”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KjM48ZjevmA&feature=related (acesso em: 9 nov. 2011).

Atividade 3 - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Nas atividades 1 e 2, escolhemos alguns momentos da história do Brasil que a questão da terra esteve em destaque. Podemos perceber como essa questão foi tratada nos dois momentos e a reação que tais discussões provocaram na sociedade. Agora iremos trabalhar com o MST, é importante contextualizar a luta pela terra do movimento e, ao fim da atividade, posicionar-se sobre essa questão secular no Brasil.

Para compreender o MST, temos que conhecer a sua história. Sugerimos os textos e vídeos abaixo para auxiliar a atividade:

- Texto 1: “MST - Nossa História”, disponível em: http://www.mst.org.br/node/7702 (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 2: “Fundado em 1984, MST tem 1,5 milhões de integrantes”, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u50825.shtml (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 3: “O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio”, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300016 (acesso em: 9 nov. 2011);

- Texto 4: “Os 25 anos do MST: invasões, badernas e desafio à lei”, disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/25-anos-mst-invasoes-badernas-desafio-lei (acesso em: 9 nov. 2011);

- Vídeo: “Paulo Freire: MST e a busca da autonomia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7rx2mw9iF5s (acesso em: 9 nov. 2011);

- Vídeo: “Canção Floriô, de Zé Pinto, canção entoada como hino pelos integrantes do Movimento Sem Terra”, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=sMGrqJuiA9g (acesso em: 9 nov. 2011).

Dividir a sala em dois grandes grupos: um a favor e outro contra as ideias, os programas e as atividades do MST. É importante na discussão chamar a atenção dos alunos para utilizarem todo o estudo sobre a questão agrária no Brasil como argumentação. É um debate livre de ideias mediado pelo professor.

Recursos Complementares

- Site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): http://www.mst.org.br/

- Site da União Democrática Ruralista (UDR): http://www.udr.org.br/

 - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA): http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=36&Itemid=56

- Luta pela Terra no Brasil: http://ffbjr.blogspot.com/2011/07/luta-pela-terra-no-brasil.html

- Especial Multimídia – “Luta pela Terra”: http://www2.uol.com.br/JC/sites/LUTA%20PELA%20TERRA/home.htm

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba, durante a discussão dos grupos e ao final das aulas, se os alunos entenderam os conceitos envolvidos, as diferenças e as proximidades de cada tema. A atividade final será baseada nos diversos momentos em que o conflito agrário apareceu em nossa história. Dividindo a sala em grupos, o professor incentivará cada grupo a expor esses outros momentos de nossa história,  lembrando-se de que cada grupo poderá escolher a melhor forma de apresentação (oral, maquete, teatro, desenho, música, poema, entre outras).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.