01/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estudantes organizados em grupos de três componentes.
Professor, a proposta desta etapa da aula é que os discentes relembrem os sentidos produzidos pela utilização de diferentes orações subordinadas. Para isso, propõe-se que acessem dois vídeos expositivos sobre orações subordinadas, especificamente sobre as adjetivas, adverbiais e reduzidas, e desenvolvam atividades sobre eles, como as que se seguem. Caso o acesso à internet para todos os discentes seja difícil ou lento, você pode optar por projetar os dois vídeos para toda a turma utilizando um projetor multimídia (datashow).
Exercício 1Desenvolvam as atividades a seguir: 1) Utilizem dois laptops por grupo para acessar os dois vídeos relacionados abaixo. Para agilizar o processo, cada vídeo deverá ser acessado em um laptop: - “Aula 8 Período Composto Orações Subordinadas Adjetivas” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=_eJtKzuUATw>. Acesso em: 18 nov. 2011.). Esse vídeo tem, no total, 13m20s, porém, para o conteúdo que vamos abordar nesta aula, ele deve ser assistido até 6m20s, pois, a partir desse ponto até o final, serão explicadas as funções sintáticas exercidas pelos pronomes relativos, em orações adjetivas, conteúdo este que poderá ser assistido em outro momento. - “Série Vestibular: Gramática - 009 - Orações Subordinadas Adverbiais e Orações reduzidas” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DDtjsPO6yE8>. Acesso em: 18 nov. 2011.). 2) Assistam atentamente aos vídeos acessados. Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Orações subordinadas – valores semânticos”. 3) De acordo com a exposição feita no primeiro vídeo, sobre orações adjetivas, quais são os dois valores semânticos, isto é, os dois sentidos produzidos em um período ao se utilizar essas orações? Deem um exemplo de cada uma delas e expliquem o sentido produzido. Em seguida, indiquem como cada uma dessas orações é classificada. 4) No segundo vídeo, são apresentadas as orações subordinadas adverbiais e as circunstâncias que cada uma delas indica. Façam, a seguir, a descrição dessas orações, que contenha: - os nove tipos de orações adverbiais; - um exemplo de cada oração adverbial (construam exemplos diferentes dos que foram apresentados no vídeo); - a função e o sentido que cada uma dessas orações exerce em relação à oração principal. 5) Ainda no segundo vídeo, faz-se uma apresentação interessante sobre as orações reduzidas. De acordo com o que foi exposto, como é possível reconhecer essas orações? Qual a diferença entre elas e as orações desenvolvidas? 6) Construam um exemplo de cada tipo de oração reduzida (de infinitivo, de gerúndio e de particípio). a) Expliquem o sentido de cada uma das orações construídas por vocês e, em seguida, classifiquem-nas. 7) Apresentem suas respostas aos colegas. |
Professor, socialize as respostas, solicitando a cada grupo que apresente um exemplo construído, explique o sentido produzido por cada oração e indique sua classificação. Auxilie os grupos no esclarecimento de dúvidas que os demais alunos apresentarem.
O primeiro vídeo acessado pelos discentes é este:
(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DDtjsPO6yE8>. Acesso em: 18 nov. 2011.)
Alunos organizados em duplas.
Professor, neste momento da aula, tem-se como objetivo estimular o discente a identificar os efeitos de sentido produzidos pela utilização de diferentes orações subordinadas em um texto do gênero letra de música, além de analisar o sentido gerado, nesse texto, pela repetição de um mesmo tipo de oração, no caso a substantiva objetiva direta. Para tanto, proponha-lhes a seguinte atividade:
Exercício 21) Acessem, em apenas um laptop por dupla,o link relacionado a seguir, em que terão acesso à letra e ao vídeo da música “Travessia”, de Milton Nascimento (Disponível em: <http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47456/>. Acesso em: 18 nov. 2011.):
2) Assistam ao vídeo e leiam, atentamente, a letra da música. Em seguida, respondam, em seus cadernos, às questões propostas a seguir. 3) De forma geral, qual o sentido dessa música, isto é, como ela pode ser interpretada? 4) Considerando o contexto, qual sentido que se pode atribuir ao título da música? 5) Na composição dessa música, foram utilizadas diversas orações subordinadas. Destacamos algumas delas na transcrição da letra feita abaixo (Disponível em: <http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47456/>. Acesso em: 18 nov. 2011.). Observe:
Travessia Quando você foi embora fez-se noite em meu viver Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar Estou só e não resisto, muito tenho prá falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar Meu caminho é de pedras, como posso sonhar Sonho feito de brisa, vento vem terminar Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
Vou seguindo pela vida me esquecendo de você Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver
Solto a voz nas estradas, já não quero parar Meu caminho é de pedras, como posso sonhar Sonho feito de brisa, vento vem terminar Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
6) Leiam novamente a letra da música e identifiquem a oração principal de cada uma das orações destacadas. Para isso, sublinhem a oração principal e façam uma seta ligando a subordinada à sua principal. 7) No texto, foram destacadas 13 orações. Analisem-nas e, considerando o contexto, identifiquem o sentido que cada uma delas produz, isto é, qual o seu valor semântico. 8) Classifiquem as orações analisadas acima. 9) Dentre as 13 orações destacadas, observamos que 6 delas têm a mesma classificação e estão ligadas aos verbos “tenho” e “quero/querer”. É possível afirmar que essa reiteração (repetição) provoca um efeito de sentido no texto? Qual seria esse sentido? Expliquem. 10) Apresentem suas respostas aos colegas. |
Professor, em relação à questão 9, verificamos que a reiteração das orações subordinadas substantivas objetivas diretas ligadas aos verbos citados enfatiza a manifestação da vontade, dos desejos e propósitos do eu lírica, que é feita na letra/poema.
Para socializar as respostas, será interessante projetar a letra da música por meio de um projetor multimídia (datashow) para facilitar a visualização e compreensão dos discentes. Solicite que cada dupla responda a uma questão e, nas questões 7 e 8, cada dupla analisará duas orações, indicando, conjuntamente, seu sentido e classificação.
Estudantes organizados em duplas.
Professor, a proposta desta etapa da aula é estimular os discentes a analisarem diferentes propagandas (anúncios publicitários) e identificarem os sentidos produzidos pela utilização de orações subordinadas diversas.
É interessante levá-los a observar que, devido às características do gênero, a linguagem verbal costuma ser breve, concisa, objetiva, porém, nem sempre é totalmente clara, o que atribui, muitas vezes, ao leitor a tarefa de elaborar o sentido geral do texto. Proponha-lhes desenvolver a seguinte atividade:
Exercício 3Desenvolvam as atividades propostas a seguir: 1) Utilizando seus laptops, acessem os links relacionados abaixo, em que visualizarão as seguintes propagandas: - 1ª: <http://2.bp.blogspot.com/_t4KN1CGO25E/S1HOsvH42MI/AAAAAAAABHs/HyesCsox_i0/s1600-h/fruti+15.jpg>:
- 2ª: <http://4.bp.blogspot.com/_t4KN1CGO25E/S1HPU_eBTlI/AAAAAAAABJU/srwOrQ7b7gg/s1600-h/fruti+28.jpg>:
- 3ª: <http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2007/11/_yr.jpg>:
- 4ª: <http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2007/10/21429.jpg>:
- 5ª: <http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2010/09/1356.jpg>:
- 6ª: <http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2009/11/itau-01.jpg>:
- 7ª: <http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2011/10/t003.jpg>:
2) Leiam atentamente as propagandas e observem os variados aspectos das linguagens verbal e não verbal que foram utilizadas. Para responderem às questões abaixo, criem um arquivo em seus laptops no programa Kword intitulado “Orações subordinadas – análise de propagandas”. 3) Digitem o texto principal de cada uma das propagandas e respondam: a) Observem a linguagem verbal utilizada em cada anúncio publicitário e descrevam-na. b) Pode-se afirmar que a linguagem verbal utilizada em propagandas, de forma geral, costuma ser breve e concisa? A dessas propagandas em análise também é? Expliquem. c) O sentido dessas propagandas é totalmente claro para o leitor ou é necessário que este acesse seu conhecimento de mundo para elaborar sentidos implícitos? Respondam, explicando o sentido de cada um dos anúncios acima. d) Nessas propagandas, foram utilizados períodos simples ou compostos? Expliquem. e) Voltem ao texto de cada anúncio que foi digitado por vocês e façam os seguintes destaques: - coloquem em fonte de cor azul as orações principais; - sublinhem e formatem em fonte de cor vermelha as orações subordinadas. f) Identifiquem o sentido gerado por cada uma das orações subordinadas nos períodos destacados. g) Classifiquem as orações de forma completa. 4) Apresentem suas conclusões aos colegas. |
Professor, socialize as respostas utilizando o projetor multimídia (datashow). Projete as propagandas e solicite que cada duas ou três duplas analisem uma delas. Destine cinco minutos para que as duplas se reúnam e organizem entre si o que cada uma delas apresentará acerca do anúncio. Incentive a interação entre as duplas e a possibilidade de uma complementar a apresentação da outra. Caso necessário, auxilie no aprofundamento das análises, destacando aspectos não abordados pelos discentes.
- Texto expositivo: O valor semântico das conjunções. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/portugues/o-valor-semantico-das-conjuncoes>. Acesso em: 17 nov. 2011.
- Artigo: Sobre a semântica das orações gerundivas adverbiais. Disponível em: <http://www.clul.ul.pt/files/telmo_moia/tmoia_eviotti_apl2004.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.
- Vídeo: Relação entre Orações Coordenadas e Orações Subordinadas Substantivas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1M69Pvbep4M>. Acesso em: 17 nov. 2011.
A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.
Verifique ainda o desempenho deles ao responderem aos exercícios propostos, observando, especificamente, se foram capazes de:
- reconhecer, nos vídeos assistidos, os valores semânticos atribuídos às orações adjetivas e às adverbiais;
- identificar, na letra de música e nas propagandas trabalhadas, as orações principais e as subordinadas e interligá-las adequadamente;
- reconhecer os efeitos de sentido gerados pela utilização de diferentes orações adverbiais nos textos analisados.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2012
Cinco estrelasEste site me ajudou muito na minha pesquisa, gostei e recomendo. Eu precisava de material para um seminário de português sobre orações subordinadas e encontrei propagandas muito interessantes.
01/08/2012
Quatro estrelasGostei muito dessa aula. Gostaria que me enviasse o gabarito das questoes propostas.