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Conhecendo as gimnospermas – UCA

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais gimnospermas.

Apresentar os mecanismos de fecundação das gimnospermas.

Compreender a importância econômica das gimnospermas.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre gimnospermas.

Estratégias e recursos da aula

eseba

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo as gimnospermas

 

 

 

videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo 1 – Gimnospermas

gimnospermas 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GwMApqsQ6ag  acesso feito dia 15/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1-     O vídeo apresenta a diferença entre o estróbilo masculino e feminino. Explique em que consiste essa diferença.

2-     Explique como ocorre a formação do grão de pólen.

3-     Como surgem as sementes?

4-     Há necessidade de água para a fecundação das gimnospermas?

5-     Qual a função do tubo polínico?

6-     Por que ocorre a dormência das sementes?

2ª atividade: descobrindo um pouco mais sobre as gimnospermas

atividades

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Gimnospermas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma.php       acesso feito dia 15/11/2011

TEXTO 2: Gimnospermas
Fonte:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php     acesso feito dia 15/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – O que caracteriza o grupo das gimnospermas?

2 – O que são os estróbilos? Explique.

3 – A quais estruturas correspondem, respectivamente, a pinha e o pinhão?

4 – Como ocorre a reprodução das gimnospermas?

3ª atividade: navegando no conhecimento

atividades

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

A partir do conteúdo apresentado no Vídeo 2, cabe ao/a professor/a promover uma discussão com os/as alunos/as sobre o ciclo biológico das gimnospermas.

 

 

 

 

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de gimnospermas.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre  diferentes tipos de gimnospermas, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Família do Pinheiro do Paraná
Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29          acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro-do-paran%C3%A1  acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 2: Família da Sequóia
Fonte:  http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_taxodiaceae_sequoia.htm       acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sequoia/sequoia-2.php         acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 3: Família do Cipreste
Fonte: http://www.almadaflor.pt/conteudos/cipreste_13    acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:   http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_cupressaceae.htm         acesso feito dia 15/11/2011

GRUPO 4: Família do Pinheiro
Fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro       acesso feito dia 15/11/2011
Fonte:  http://biraplantas.blogspot.com/2009/05/pinheiros.html      acesso feito dia 15/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de gimnospermas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

Nome Cientifico:
Habitat Natural:
Distribuição e ecologia:
Tamanho (Dimensão):
Importância econômica e cultural:
Dispersor de semente:

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizadas as apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo biológico das gimnospermas Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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