Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como o trabalho sobre o bairro da escola pode favorecer a compreensão dos alunos, no que diz respeito à localização e a transformação do lugar?

 

07/12/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Trabalhar com literatura infantil sobre a temática bairro;

·        Conhecer uma brincadeira de outro país trabalhando sobre bairro;

·        Entrevistar  sobre a história do bairro da escola;

·        Descrever o percurso realizado da sua casa até a escola;

·        Listar o nome do bairro onde mora, estabelecendo relação entre bairro onde mora e onde estuda;

·        Realizar passeio, em equipe, pelo bairro da escola para se certificar das localizações feitas e conhecer algumas especificidades e curiosidades do bairro;

·        Identificar transformações ocorridas na rua ou no bairro da escola;

·        Registrar, no caderno, utilizando gravuras e desenhos as atividades realizadas;    

·        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como o trabalho sobre o bairro da escola pode favorecer a compreensão dos alunos, no que diz respeito à localização e a transformação do lugar,é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor, começaremos a aula sensibilizando os alunos sobre a temática “bairro”, posteriormente introduziremos atividades sobre o bairro da escola.

 

 1ª atividade 

 

Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa, a fim de aproximar os pares. Providencie um mapa mundi e um brinquedo chamado Matrioska, se preferir, solicite que os alunos utilizem os laptops Classmate e acessem alguns vídeos que apresentam imagens de Matrioska. Oriente-os a seguirem os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), seguido do endereço:

http://www.shutterstock.com/pic-28847849/stock-photo-matrioska-dolls.html.

 Em seguida, converse com os alunos:

“Na Rússia, um país que tem parte de seu território na Europa e parte na Ásia, (Nesse instante, utilize o mapa mundi e mostre aos alunos os continentes: europeu e asiático, bem como o país Rússia) existe um brinquedo muito conhecido de crianças e adultos. É o Matrioska, um conjunto de bonecas de diferentes tamanhos que se encaixam  umas dentro das outras. Vocês já viram um Matrioska? Olhe um exemplo.”

 

matriokas

Fonte: http://www.shutterstock.com/pic-28847849/stock-photo-matrioska-dolls.html

 

Pergunte se algum aluno conhece um brinquedo em que, assim como as Matrioskas, as peças se encaixam uma dentro das outras? Se alguém conhecer converse com a turma sobre o brinquedo.

Adiante, prepare a seguinte atividade para registrar no caderno de Geografia. Exemplo de uma atividade realizada na Escola de Educação Básica da UFU.

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

NOME: ______________________________________________

PROFESSORA: ________________________________________

DATA: __ /__ / __

 

Conhecemos um brinquedo típico da Rússia que se chama Matrioska, um conjunto de bonecas de diferentes tamanhos que se encaixam umas dentro das outras.

Imagine que as bonecas abaixo representem, cada uma delas, sua casa, sua rua e seu bairro. De acordo com numeração delas, escreva qual representa a casa, qual representa a rua e qual representa o bairro.

 

MATRIOSKAS55D

FONTE: Acervo da autora

 

Professor, a seguir, solicite que cada aluno troque de caderno com um colega e observe se escreveram a mesma resposta. É importante que cada aluno explique como chegou na resposta dada.

 

2ª atividade:

 

Professor, providencie o livro “O bairro de Marcelo” da autora Ruth Rocha, e realize uma contação de história  sempre fazendo inferências com a turma. Aproveite esse momento para dar informações sobre a autora, você poderá utilizar os sítios:

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm  ou

http://www.algosobre.com.br/biografias/ruth-rocha.html

 

Neste livro, Marcelo conta como é o seu bairro e apresenta além de residências os estabelecimentos comerciais e seus usos.

Professor, estimule a observação e a descrição da paisagem (no caso, o bairro) por meio da linguagem oral, da ilustração e da cartografia realizadas pelos próprios alunos.

 

bairreo de marcelo

Fonte: http://obairroeacidade.blogspot.com/2010/09/nosso-bairro-e-o-bairro-do-marcelo.html

 

A seguir, pergunte aos alunos o que entenderam da história, da seguinte forma: O seu bairro se parece com o de Marcelo?

Indague ainda:

 

  •         Para vocês o que é um bairro?

 

Fique atento a todas as opiniões, você poderá registrar na lousa enquanto os alunos comentam. Em seguida, explique que o bairro é caracterizado pela formação de um conjunto de ruas, avenidas e praças, ele também é uma parte da cidade. Você poderá comentar que o bairro também é mais do que uma aglomeração de casas, prédios, ruas e lojas. O bairro é lugar de convivência. Neste instante, peça para os alunos relatarem o que entendem por convivência.

 

Peça para os alunos desenharem e escreverem sobre o bairro de Marcelo e sobre o seu próprio bairro.

Para tanto, você poderá realizar a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluído o desenho, imprima-o e exponha no mural da sala de aula.

Se os alunos, não possuírem  laptop você poderá realizar outros registros, como, por exemplo: pintura ou desenho em folha de papel branca utilizando outros recursos: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.

Organize os desenhos sobre o bairro de cada um e monte um livrinho. Se os alunos realizaram a atividade no programa Tux Paint, organize os desenhos em uma pasta e salve em todos os laptops, assim todos eles terão acesso aos demais desenhos. Se preferir, imprima e exponha no mural da sala de aula.

 

 

3ª atividade:

 

Professor, além do bairro em que o aluno mora, ele também tem acesso ao bairro da escola, pois se faz presente no cotidiano do aluno.

Nesse sentido, retome a discussão sobre a temática bairro e pergunte:

 

  •         Alguém conhece o bairro onde fica a escola?
  •         O que acham dele?
  •         Fica longe ou perto do bairro onde moram?
  •         Alguém mora no bairro onde fica escola?

 

Solicite que os alunos descrevam o percurso que realizam de sua residência até a escola. Diga para relembrarem por onde passam e descrevam o trajeto com o máximo de detalhes possível. Em seguida, utilizando essa descrição providencie folhas de papel para desenharem esse trajeto. Você poderá também, disponibilizar revistas para os alunos fazerem recortes de algumas estruturas que por acaso existam nos caminhos, por exemplo: escola, posto de saúde e ou hospital, loja, prédio, casas, dentre outros e fixarem no desenho. Exponha o trabalho no mural da sala de aula.

 

Adiante, construa um gráfico com a turma para visualizar os bairros dos alunos e da escola e estabelecer relações.

Para tanto, solicite que os alunos acessem o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) e façam uma tabela com 2 colunas e 8 linhas, da seguinte forma:

 

NOME DO BAIRRO

QUANTIDADE DE ALUNOS

APARECIDA

8

TIBERY

5

SANTA MÔNICA

4

CUSTÓDIO PEREIRA

3

JARDIM DAS PALMEIRAS

2

SÃO JORGE

1

PRESIDENTE ROOSEVELT

2

 

 

Professor ao concluir esse registro proponha que os alunos elaborem, com sua ajuda,  um gráfico para verificarem: se a maioria  mora e estuda no mesmo bairro; em qual bairro está concentrado a maior parte dos alunos da turma, dentre outros.

 

Para a construção do gráfico utilize o caderno quadriculado ou o programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Veja o exemplo:

 

 

GRAFICO BAIRRO

Fonte:Acervo da autora

 

 

INTERPRETANDO O GRÁFICO

 

1)  Qual bairro tem maior quantidade de alunos da sala de aula como moradores?

2)  Quantos alunos?

3) Quais bairros têm menos quantidade de alunos da sala de aula como moradores? 

4) Quantos alunos moram e estudam no bairro da escola?

 

O registro poderá ser feito no caderno de Geografia, se preferir faça no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos),  depois imprima e cole no caderno.

 

 

4ª atividade:

 

Professor, nesse momento, realize com a turma um passeio pelo bairro da escola para os alunos observarem o que existe nele.  Converse sobre a estrutura das ruas, os tipos de residências dentre outras curiosidades ou especificidades do bairro.

Ao retornarem para sala de aula, organize uma roda de conversa, a fim de que os alunos possam socializar suas descobertas e constatações. Nos casos em que o aluno mora em bairro diferente da escola será muito bom que você professor o estimule a comparar os bairros. É interessante envolver toda turma na discussão, pois os alunos devem perceber que os bairros não são iguais e que muitos fatores interferem para que existam essas diferenças.

Proponha que elaborem uma maquete coletiva sobre o bairro observado  e produzam um texto discorrendo sobre o passeio e as discussões feitas na roda de conversa.

 

 

 

maquete

 

Fonte: http://izoletemuller.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

 

Professor, solicite aos alunos que realizem uma entrevista com algum morador do bairro da escola sobre as modificações ocorridas no bairro e na escola. Elabore com os alunos um roteiro de entrevista para orientar a pesquisa. Sugerimos:

 

 

ATIVIDADE DE CASA

 

Realize uma entrevista com um morador antigo do bairro onde está localizada a escola, a fim de pesquisar sobre a história e as modificações ocorridas no bairro e na escola.

VARIAÇÕES: O entrevistado poderá ser convidado para ser entrevistado na escola, ou os alunos, acompanhados pela professora, poderão ir até sua casa.

 

ROTEIRO DE ENTREVISTA

 

1) Qual é o seu nome?      

2) Qual é a sua profissão?    

3) Qual o nome do bairro onde mora?    

4) Esse bairro sempre teve esse nome?

5) Há quanto tempo você mora no bairro?  

6) O bairro em que mora sempre foi assim?

7) Como eram as ruas, as praças,  as casas e as lojas de comércio ?

8) Existiam escolas? Como eram?

9) Que mudanças você observou perto da escola e no bairro, ao longo do tempo?

10) Você gosta do bairro como ele era antigamente ou como ele é hoje? Por quê?

11) O que você mudaria no bairro?

12) Você acha que a escola onde estudo exerce papel importante no bairro? Por quê?

 

 

5ª atividade:

 

Professor, a partir da atividade anterior, fotografe a fachada/frente e a rua da escola e busque nos arquivos da mesma, fotos de como era antigamente. Providencie reprografias para cada aluno das fotos encontradas e se preferir, revele as fotos atuais.

Mostre aos alunos essas imagens e solicite que façam comparações sobre as modificações, pois os lugares se transformam, ou seja, mudam ao longo do tempo. Indague-os e registre as perguntas no caderno de História ou Geografia.

 

 

  •         Antigamente existia a escola nesse espaço da rua?
  •         Houve mudanças na rua e ou na fachada da escola? Quais?
  •         O que deve ter acontecido com a rua ao longo dos anos?
  •         E com a escola?
  •         Compare as duas imagens, quais semelhanças e diferenças vocês percebem?

 

Explique aos alunos que uma das transformações que podem ocorrer nos bairros é a instalação de serviços públicos. Esses serviços melhoram a vida das pessoas que moram no bairro ou passam por ele.

 

Solicite aos alunos que façam um desenho representando a rua e a escola de antigamente e em outra folha de papel a rua e a escola de hoje.

 

desenho eseba 1

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, juntamente com os alunos façam uma entrevista, de preferência com algum funcionário da escola que participou das transformações ocorridas. Se não existir, entreviste alguém que conheça bem a escola, em seguida, registre as peguntas no caderno.

 

1) Quando a escola foi fundada?

2) Qual foi seu primeiro nome?

3) Houve mudanças na escola? Quais?

4) A escola melhorou com as mudanças?

5) Você gosta de trabalhar na escola?

6) O que você mais gosta de fazer na escola?

 

Após a entrevista e o registro das perguntas ao entrevistado, solicite aos alunos que respondam individualmente em seus cadernos a pergunta número 6: O que você mais gosta de fazer na escola?

e em seguida ilustrem a resposta.

 

desenho livia 1

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, as atividades acima levam o aluno a fazer e entender um pouco da história, pois identificam mudanças ocorridas no tempo e no espaço. Dialogue com a turma sobre as atividades realizadas, pois é importante que compreendam que ao trabalhar com o bairro da escola eles começam a perceber que os lugares nem sempre foram como é atualmente e que todos os bairros têm uma história diferente.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor você deverá avaliar se os alunos conseguiram construir os conhecimentos previstos sobre o bairro da escola e onde moram no que diz respeito à: localização, transformação do lugar, percurso, características, bem como sobre a utilização do laptop na realização das atividades. Observe sempre as hipóteses e as ideias dos alunos. Verifique se as atividades feitas por elas expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.