Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As novas tecnologias e as transformações das cidades – UCA.

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar de que forma as novas tecnologias interferem nas cidades;
  • Verificar quais mudanças o avanço tecnológico tem provocado nas cidades;
  • Entender como ocorre esse processo.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regiões brasileiras; Economia do Brasil; Urbanização; Brasil Político e Blocos econômicos.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.

 

Atividade 1 – As novas tecnologias

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma para o tema proposto o professor irá dividir a turma em cinco grupos, sendo que, a quantidade de alunos nos grupos irá variar de acordo com o número de alunos em sala.

Em seguida, os grupos irão através do laptop interligado a internet fazer a leitura de um texto. A escolha poderá acontecer em forma de sorteio.

 

Grupo 1: Texto 1: Novas tecnologias versus desenvolvimento urbano.

Texto 1 disponível em:  http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.039/662. Acessado em 17/11/2011.

Imagem 1 aula 4

 

Grupo 2: Texto 2: A cidade na Cibercultura.

Texto 2 disponível em:  http://www.alaic.net/VII_congreso/gt/gt_18/gt%2018%20p4.html. Acessado em 17/11/2011.

Imagem 2 aula 4

 

Grupo 3: Texto 3: As novas tecnologias: Influências no cotidiano.

Texto 3 disponível em: http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/RosemarRosaRachelMarcia.pdf. Acessado em 17/11/2011.

Imagem 3 aula 4

 

Grupo 4: Texto 4: As novas tecnologias da informação numa sociedade em transição.

Texto 4 disponível em:  http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/MarciaPalhares.pdf. Acessado em 17/11/2011.

Imagem 4 aula 4

 

Grupo 5 : Texto 5: Novas tecnologias da informação e da comunicação: as interfaces entre trabalho e lazer.

Texto 5 disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/novas-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-as-interfaces-entre-trabalho-e-lazer/45068/. Acessado em 17/11/2011.

imagem 5 aula 4

 

Ao término da leitura e análise realizada, os grupos irão escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando o que compreenderam a respeito do tema.

Imagem para ilustração

Imagem disponível em:  http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Em seguida o professor irá fazer um debate em sala. Os alunos farão a leitura dos textos e a turma discutira sobre o assunto abordado pelo grupo.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca e ao final fazer o fechamento das ideias.

 

Atividade 2 – Aprofundando sobre o tema

 

Ao final do debate o professor irá solicitar que os alunos ainda nos mesmos grupos que desenvolveram a atividade anterior reflitam sobre os comentários levantados durante o debate e elabore cinco perguntas com respostas a respeito do texto trabalhado anteriormente. Para isso, eles usarão o Kword do laptop.

Em seguida, o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas, onde o professor faz a pergunta e os alunos respondem. Sendo que, os grupos não responderão as questões que eles elaboraram. Termina o jogo quando as questões terminarem e ganha quem responder o maior número de questões.

Jogo ilustrativo  

Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 16/11/2011.

 

Atividade 3 – Entendendo melhor o contexto

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá através de um projetor de imagens, exibir um vídeo na internet que fala sobre o tema abordado na aula. Vídeo disponível no link e tela abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=jCgYvFR_9nY. Acessado em 17/11/2011.

Vídeo aula 4

 

Após todos terem assistido ao vídeo o professor irá solicitar que cada aluno comente o que compreendeu sobre o vídeo, em seguida conduzir um debate na sala, ouvindo os alunos nas questões colocadas, esclarecendo dúvidas e instigando a turma a se posicionarem a respeito do assunto abordado no vídeo.

  

Atividade 4 – Exercitando o conhecimento

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que a turma novamente em grupos crie uma forma de apresentar para o professor e demais colegas o que compreenderam a respeito do tema estudado.

Para isso, eles poderão fazer um vídeo, uma paródia, uma apresentação de slides ou outra forma que escolherem, dependendo da criatividade de cada grupo.

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011.

 

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  • 1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera ilustrativa

Imagem disponível em:  http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011.

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

  

Atividade 5 – Apresentação dos trabalhos

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical, se necessário.

Cada grupo terá dez minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos a exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.

http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://www.youtube.com.br/. Acessado em 16/11/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

 

 

 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.