01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
- As justas: regras, equipamentos e histórico.
- Os torneios: regras, equipamentos e histórico.
- A importância social e bélica das competições esportivas.
- O esporte como preparação para a guerra.
- O papel protagonizado pelas mulheres nos torneios e justas.
As principais estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas do Ocidente Medieval.
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a abordagem do tema, o professor deverá lembrar os seus alunos de que a Idade Média se trata de um período muito diferente do nosso, no qual os valores eram outros e as concepções esportivas eram completamente diferentes, voltadas, inclusive, à preparação do guerreiro.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
No início, o professor deverá incitar a curiosidade dos alunos, perguntando:
- Praticavam-se esportes na Idade Média?
- Vocês já ouviram falar em torneios e justas?
- Quem participava destes eventos?
Em seguida, mostrar aos alunos as seguintes imagens:
1ª. Série:
– Justa.Disponível em:
http://img442.imageshack.us/img442/5320/joustingrenfair.jpg
– Justa. Disponível em:
– Justa. Disponível em:
http://getasword.com/blog/wp-content/uploads/2010/08/Medieval-Jousting-Tournaments.jpg
2ª. Série:
– Torneio. Disponível em:
http://www.nationaljousting.com/images/medieval/melee_300.jpg
– Torneio. Disponível em:
– Torneio. Disponível em:
http://xc2.xanga.com/b05f53ea58730255029930/w202769228.jpg
A seguir, dispor os alunos em um círculo e dar início a um pequeno debate a respeito das imagens a eles mostradas. O professor deverá utilizar os seguintes elementos para conduzir o debate:
- Diferenças entre torneios e justas percebidas pelos alunos nas imagens;
- Que regras se aplicariam a cada um dos esportes;
- Que tipo de equipamento era utilizado;
- A semelhança a um combate real.
Aula 2
Ao iniciar a segunda aula, o professor deverá distribuir entre os estudantes o texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_medieval.
Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que redijam uma pequena redação de 10 a 15 linhas a respeito dos torneios medievais. A redação deverá conter os seguintes elementos:
- Regras;
- Praticantes;
- Origens;
- Locais onde se praticavam os torneios;
- As armas que eram utilizadas.
O texto deverá ser entregue ao professor ao final da aula.
Aula 3
O professor iniciará a terceira aula com o seguinte vídeo ilustrativo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vVSWGRB12OE.
Uma vez exibido o vídeo e com o conhecimento adquirido pelos alunos na segunda aula, o professor deverá iniciar um pequeno debate, levantando as seguintes questões:
- Quais as diferenças que os alunos percebem entre as justas e os torneios?
- Qual, entre eles, mais se assemelha a um combate real?
- Era importante o papel das damas nas justas e torneios?
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá distribuir entre seus alunos o pequeno texto a seguir, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Justa_(desporto).
Após a leitura atenta do texto, o professor guiará seus alunos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa de imagens sobre torneios e justas, como aquelas mostradas na primeira aula. Com as imagens, os alunos organizarão uma pequena Exposição Iconográfica, colando-as em cartazes, que deverão ser afixados em um local apropriado da escola.
Conclusão
Ao fim das três aulas, os alunos compreenderão que os esportes na Idade Média eram muito mais violentos do que os praticados hoje em dia, simulando, inclusive, um combate real. Entenderão a diferença entre justa e torneio e perceberão a importância deste último como forma de preparação e treinamento para uma batalha real.
Como forma de avaliação, sugerimos ao professor que observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na segunda aula, que deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!