Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O esporte na Idade Média: torneios, justas e outras competições cavaleirescas

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As justas: regras, equipamentos e histórico.

- Os torneios: regras, equipamentos e histórico.

- A importância social e bélica das competições esportivas.

- O esporte como preparação para a guerra.

- O papel protagonizado pelas mulheres nos torneios e justas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

As principais estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas do Ocidente Medieval.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a abordagem do tema, o professor deverá lembrar os seus alunos de que a Idade Média se trata de um período muito diferente do nosso, no qual os valores eram outros e as concepções esportivas eram completamente diferentes, voltadas, inclusive, à preparação do guerreiro.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

No início, o professor deverá incitar a curiosidade dos alunos, perguntando:

- Praticavam-se esportes na Idade Média?

- Vocês já ouviram falar em torneios e justas?

- Quem participava destes eventos?

Em seguida, mostrar aos alunos as seguintes imagens:

1ª. Série:

Justa.Disponível em:

http://img442.imageshack.us/img442/5320/joustingrenfair.jpg

Justa

 – Justa. Disponível em:

http://karenswhimsy.com/public-domain-images/medieval-knights-jousting/images/medieval-knights-jousting-1.jpg

Justa 2

Justa. Disponível em:

http://getasword.com/blog/wp-content/uploads/2010/08/Medieval-Jousting-Tournaments.jpg

Justa 3

2ª. Série:

Torneio. Disponível em:

http://www.nationaljousting.com/images/medieval/melee_300.jpg

Torneio Medieval

Torneio. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1d/Codex_Manesse_(Herzo)_von_Anhalt.jpg/220px-Codex_Manesse_(Herzog)_von_Anhalt.jpg

Torneio Medieval 2

 – Torneio. Disponível em:

http://xc2.xanga.com/b05f53ea58730255029930/w202769228.jpg

Torneio Medieval 3

A seguir, dispor os alunos em um círculo e dar início a um pequeno debate a respeito das imagens a eles mostradas. O professor deverá utilizar os seguintes elementos para conduzir o debate:

- Diferenças entre torneios e justas percebidas pelos alunos nas imagens;

- Que regras se aplicariam a cada um dos esportes;

- Que tipo de equipamento era utilizado;

- A semelhança a um combate real.

Aula 2

Ao iniciar a segunda aula, o professor deverá distribuir entre os estudantes o texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_medieval.

Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que redijam uma pequena redação de 10 a 15 linhas a respeito dos torneios medievais. A redação deverá conter os seguintes elementos:

- Regras;

- Praticantes;

- Origens;

- Locais onde se praticavam os torneios;

- As armas que eram utilizadas.

O texto deverá ser entregue ao professor ao final da aula.

Aula 3

O professor iniciará a terceira aula com o seguinte vídeo ilustrativo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vVSWGRB12OE.

Uma vez exibido o vídeo e com o conhecimento adquirido pelos alunos na segunda aula, o professor deverá iniciar um pequeno debate, levantando as seguintes questões:

- Quais as diferenças que os alunos percebem entre as justas e os torneios?

- Qual, entre eles, mais se assemelha a um combate real?

- Era importante o papel das damas nas justas e torneios?

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá distribuir entre seus alunos o pequeno texto a seguir, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Justa_(desporto).

Após a leitura atenta do texto, o professor guiará seus alunos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa de imagens sobre torneios e justas, como aquelas mostradas na primeira aula. Com as imagens, os alunos organizarão uma pequena Exposição Iconográfica, colando-as em cartazes, que deverão ser afixados em um local apropriado da escola.

Conclusão

Ao fim das três aulas, os alunos compreenderão que os esportes na Idade Média eram muito mais violentos do que os praticados hoje em dia, simulando, inclusive, um combate real. Entenderão a diferença entre justa e torneio e perceberão a importância deste último como forma de preparação e treinamento para uma batalha real.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Como forma de avaliação, sugerimos ao professor que observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na segunda aula, que deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.