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Inovações tecnológicas: noticiando a realidade do mundo atual (UCA)

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar e interpretar textos verbais e não verbais;

o       Reconhecer, analisar e produzir notícias sobre a evolução tecnológica;

o       Entender melhor a relação estabelecida entre homem e máquina.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dessa geração já nasceram ambientalizados com esse mundo muitas vezes dominado pelas máquinas. Certamente, eles apresentam uma maior destreza na utilização dessas ferramentas, entretanto, nem sempre eles têm a capacidade reflexiva de lidar com esse mundo. Afinal de contas, são muitas as vítimas de crimes praticados pela internet, entre eles, a pedofilia, invasão de sistemas e senhas, falsidade ideológica, etc. os quais, prejudicam a utilização dessa ferramenta. Nesse sentido é importante que se faça um trabalho reflexivo-pedagógico sobre as formas de como os seres humanos e, sobretudo, nossos alunos, estão lidando com as inúmeras possibilidades ofertadas pelo mundo tecnológico.

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre sentiu a necessidade de construir ferramentas para estabelecer sua relação com o mundo. Com o tempo, essas ferramentas têm se tornado cada vez mais avançadas, resultando numa rápida e intensa revolução tecnológica. Essa revolução tem se acentuado nos dias atuais, sobretudo, com o advento dos computadores, i-pods, i-pad, celulares, dentre outros aparelhos eletrônicos, os quais, quando conectados à internet diluem as fronteiras e os limites do ser humano. A relação do ser humano com o mundo na atualidade não se dá isenta da interligação com a máquina. É desse ponto a necessidade de se discutir como essa relação é mediada pela máquina nos dias atuais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre as relações entre o ser humano e a máquina. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas as pessoas têm enfrentado para utilizarem as máquinas e mediar suas relações com o mundo, a partir delas. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar a seguinte imagem:

 

1

Disponível em:  http://igormoreirapinto.blogspot.com/2011/07/artigo.html.

 Acesso em: 10 nov. 2011.

 

Para analisá-la, o professor fará algumas perguntas oralmente, as quais servirão como base para interpretar a imagem e promover a discussão:

 

  1. Qual a temática principal da imagem?

  2. Que elementos a imagem apresenta para comprovar essa temática?

  3. Qual o objetivo da imagem?

  4. Que elementos há na imagem para que ela atinja os seus objetivo?

 

O professor deve ratificar os comentários mais relevantes da discussão, para reativar os conhecimentos prévios dos alunos e garantir uma maior aproximação deles com o tema debatido, possibilitando uma apreensão mais ampla sobre os problemas notados na relação homem versus máquina.

 

Atividade 02:

Após ativar os conhecimentos prévios dos alunos quanto à relação existente entre ser humano e a tecnologia em geral, o professor deve retomar as principais características do gênero notícia, as quais os alunos já deverão saber, pelo menos em parte, para essa aula.

Nesse ponto, basta ao professor apresentar a seguinte notícia, analisando suas principais características. Trata-se de uma notícia sobre alguns hackers que utilizaram a internet de forma inadequada, distribuindo vírus a usuários que procurassem e acessassem fotos e/ou vídeos sobre um filme de grande apreço para o público em geral. A matéria intitulada: “Hackers usam links maliciosos para atingir fãs de ‘Crepúsculo’, diz Norton”, exibida pelo site www.g1.globo.com/tecnologia. Veja a matéria a seguir:

 

2

 

Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/hackers-usam-links-maliciosos-para-atingir-fas-de-crepusculo-diz-norton.html.

Acesso em: 10 nov. 2011.

Observação:A notícia apresentada anteriormente é apenas uma sugestão para que o professor resgate o conhecimento de seus alunos sobre esse gênero. Dessa forma, ele pode optar por essa ou por outras notícias que julgar convenientes.

 

A seguir, apresentamos um box em se que sintetizam as principais características da  notícia. Aborde-as com os alunos, focalizando a análise da notícia anterior.

Notícia

 

Definição: É um gênero textual da esfera jornalística que objetiva apresentar informações sobre um determinado fato acontecido recentemente na sociedade. Divulgada largamente em periódicos em geral, a notícia é o produto da atividade de um repórter, a ser lida por diversas pessoas de diversas classes sociais com certo grau de instrução e escolaridade.

 

Características:

·        Emissor: jornalista ou repórter encarregado de uma matéria.

·        Receptor: população em geral com certo grau de instrução.

·        Objetivo: apresentar informações sobre um determinado fato acontecido recentemente na sociedade.

·        Tema: o fato acontecido.

·        Contexto de circulação: periódicos (jornais e revistas), rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

·        Título (que sintetiza o assunto da notícia);

·        Manchete (que explicita o assunto a ser tratado e o ponto de vista sobre ele)

·        Lide (introdução que situa e contextualiza o fato ou assunto em geral, respondendo as perguntas: o que, onde, como, porque, quando, sobre o fato);

·        Desenvolvimento (que apresenta argumentos, fatos, dados depoimentos, sobre o fato – tudo isso servirá de fundamento para a instituição do ponto de vista do repórter ou periódico em questão);

·        Conclusão (que procura nortear uma solução ou encaminhamento para o fato abordado, sem deixar de ressaltar o ponto de vista escolhido pelo repórter).

 

Linguagem:

·        Registro: predominantemente formal, dependendo do público alvo;

·        Pessoa e tempo verbal: na 3ª do singular, predominantemente no pretérito;

·        Intenção comunicativa: informar a população sobre o fato em questão.

 

Atividade 03

Após a reativação dos conhecimentos dos alunos já trabalhados em momentos anteriores, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção das notícias. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que se dividam em grupos de no máximo 04 componentes. A atividade em grupo visa a desenvolver a capacidade de interação entre os colegas e a avaliar o comportamento e colaboração dos alunos entre si, na produção de um trabalho coletivo.

O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação da notícia. Isso facilitará a correção e a manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor. Em seguida, o professor deverá distribuir as seguintes imagens entre os grupos, analisando cada uma de forma a solucionar as principais dúvidas da turma.

 

3

Disponível em: http://www.ceai.com.br/cont_ex.php?informacao=D2&id=593.

Acesso em: 10 nov. 2011

4

Disponível em: http://blogdavovo.blogspot.com/.

Acesso em: 10 nov. 2011

 

 

5

Disponível em: http://entrelinhasdamedicina.blogspot.com/2010/11/o-duelo-entre-o-mendigo-e-raul.html

Acesso em: 10 nov. 2011

6

Disponível em: http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/06/07/pf-cumpre-mandados-em-radios-pirata-em-maceio-e-santana-do-ipanema.

Acesso em: 10 nov. 2011

 

7

Disponível em: http://wap.tecnologia.uol.com.br/album/feira_robo_china-f4.htm.

Acesso em: 10 nov. 2011

8

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quer-robos-responsaveis-comece-humanos-responsaveis&id=010180090818.

Acesso em: 10 nov. 2011

 

Após a análise atenta de cada uma das imagens, os alunos deverão produzir em grupo uma notícia referente à imagem que escolherem como alvo de uma produção escrita. Para isso, eles deverão levar em conta não só as características e a estrutura do gênero em questão, como também a temática que abordam, a qual mantém um estreito vínculo com o tema dessa aula, ser humano versus máquina.

O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração da notícia, principalmente na etapa de redação de textos, em que os alunos devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto e às características da notícia. Nessa etapa, o professor deve alertar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao texto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que a notícia tem por objetivo informar o leitor e que seu alcance deve se o mais amplo possível, num universo de eleitos com capitais culturais diferentes.

 

Atividade 04

Quando todos os grupos terminarem a elaboração de suas respectivas notícias, os alunos devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito.

Nesse ponto, os alunos se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, os alunos deverão corrigir os equívocos relacionados: à adequação do texto ao tema e à proposta; à argumentação; à coerência e coesão; bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual, lembrando-se de que no gênero notícia não há emissão de opinião do autor..

O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade e pela Internet. É essencial, portanto que eles corrijam devidamente quaisquer inadequações relacionadas a esse processo de produção.

Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que incorreções estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de suas notícias. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.

 

Atividade 05

Depois da correção das produções pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, a notícia pode, então, ser divulgada. A divulgação ocorrerá na Internet, na escola e na comunidade.

Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, os alunos podem enviar suas notícias por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas e podem postá-la em redes sociais como o orkut e facebook. Assim, a notícia produzida formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir o maior número de internautas possível.

Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar as notícias em papel impresso, como um folheto. A impressão fica, inicialmente, a cargo dos grupos, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e o alcance da matéria, maior também a possibilidade de leitores para a notícia.

Na escola, os alunos podem divulgar as notícias durante o intervalo ou na saída para casa. Na comunidade, os alunos podem divulgá-las, em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e entregando as matérias para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extraclasse. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição das notícias a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer outra pessoa de seu círculo social.

Entretanto, a despeito de todas as formas de divulgação anterior e de forma a respeitar o contexto de circulação da notícia, o mais interessante seria que as matérias dos alunos fossem divulgadas em jornais e revistas, eletrônicos e / ou impressos. Na escola e na comunidade e na Internet, os alunos podem divulgar as notícias, ou pelo menos algumas delas, em sites, jornais ou revistas da escola e da comunidade. Essa é apenas uma sugestão, mas que seria bastante interessante, porque o aluno dessa forma se sentiria de fato um repórter ao ver sua matéria circulando em um contexto que é peculiar a esse gênero.

É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de se debater o papel ocupado pela mulher na sociedade atual. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.       

 

Observação:

            Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

9

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

10

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Livros:

·        FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

·        GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

·        OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

·        ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Sites:

·        http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

·        http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

·        http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

·        http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/

·        Jornal Folha de S. Paulo (http://www.folha.uol.com.br/)

·        Revista Veja (http://veja.abril.com.br/)

·        Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/)

·        Revista Isto é (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Revista Carta Capital (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Jornal Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/)

·        Jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html)

 

Filmes:

·        Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

·        AI - Inteligência Artificial.

·        Eu robô.

·        O homem bicentenário.

·        A rede social.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão, utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·        O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·        A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·        Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·        O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno durante a realização das tarefas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de os alunos se interagirem entre si e com os outros. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento e envolvimento de cada um deles, lembrando que disso depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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