Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tecnologia é para toda idade? A cultura tecnológica dialogando entre gerações- UCA

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conceituar  tecnologia.

- Compreender a relação entre o avanço da tecnologia e a sua influência nas várias gerações.

- Conhecer a relação entre tecnologia e consumo de maneira crítica.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox  e Kword do UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

AULAS 1 e 2

 

1- Fazer uma breve introdução sobre os objetivos da aula e solicitar que os alunos respondam, individualmente, utilizando o kword do laptop:

 

  • Com que tipo de tecnologias você convive, no seu cotidiano?
  •  Você percebe diferenças entre você e as pessoas mais velhas com relação ao uso da tecnologia?

 

2- Solicitar que os alunos assistam ao seguinte vídeo “O que é tecnologia, afinal?”:

 Observação: o vídeo está sem som, mas ele responde aos objetivos da aula, uma vez que mostra imagens referentes à tecnologia. Tais imagens serão observadas pelos alunos e utilizadas na próxima atividade.

http://www.youtube.com/watch?v=eFqXjF4KNxA

(acesso em 13/11/2011)

 tecnologia

3- Formar grupos de 4 a 5 alunos. A partir de suas reflexões sobre as imagens assistidas, eles deverão construir um conceito para tecnologia, utilizando o Kword do laptop.

 

4- Solicitar que os grupos leiam os conceitos de tecnologia que construíram. Enquanto isso, o professor anotará no quadro as palavras-chave utilizadas pelos grupos na construção do conceito.

 

5- Ao final, a sala deverá construir um conceito de tecnologia, a partir da colaboração de todos. Para tal, poderão utilizar as palavras-chaves anotadas pelo professor no quadro.

 

 

AULA 2

 

1- Individualmente, cada aluno deverá ler o texto “Avanço tecnológico cria confronto de gerações?”, que está localizado em:

http://www.portalodia.com/noticias/tecnologia/avanco-tecnologico-cria-confronto-de-geracoes-100064.html (acesso em 15/11/2011)

 

2-Responder, em grupos de 4 pessoas, às seguintes questões:

  • De acordo com o texto, a relação entre o homem e a tecnologia pode ser compreendida, ao longo do tempo, por meio das diferenças entre gerações. O que você pensa sobre isso?
  • Com que tipo de tecnologias que cada geração desenvolveu e conviveu?
  • Quais as características de cada geração?

 

3- Fazer um debate em sala, a partir das questões, solicitando a participação de todos os grupos.

 

4- Como tarefa de casa e, organizando os alunos em duplas, orientar para que façam entrevistas, com um representante de cada geração (X, Y e Z), utilizando o seguinte roteiro de perguntas:

 

  • O que você entende por tecnologia?
  • Você gosta das tecnologias? Por quê?
  • Em sua opinião, de que forma as tecnologias influenciam no modo de ser e pensar das pessoas?
  • Você considera que existem conseqüências negativas com relação ao surgimento de novas tecnologias no mundo atual?

 

Observação: As entrevistas deverão ser filmadas, por meio do programa Wxcam do laptop.

 tarefa

AULA 3 e 4

 

1- Formar grupos de 6 pessoas, solicitar que os alunos assistam às entrevistas filmadas (o que pode ser feito trocando-se, momentaneamente, os seus laptops) e façam análises das entrevistas (por escrito, no kword do laptop), buscando apontar:

 

  • Elementos comuns presentes nos discursos das pessoas entrevistadas.
  • As diferenças do modo de pensar de cada geração.
  • Curiosidades e aspectos mais interessantes.
  • Pontos positivos e negativos acerca das tecnologias.

 

2- Momento de compartilhar: cada grupo apresentará as suas análises para toda a turma e o professor fará a mediação das falas.

 

AULA 5 e 6

 

1- Orientar aos alunos para assistirem ao vídeo “A história das coisas”, por meio do acesso aos sítios:

 

http://www.youtube.com/watch?v=Y8HtHUKiiRc&feature=related (Parte I)

(acesso em 14/11/2011)

 

http://www.youtube.com/watch?v=hbEM-3oS7rM&feature=related (Parte II)

(acesso em 14/11/2011)

 história das coisas

2- Em grupos de 4 a 5 alunos, orientar para que os alunos discutam a pergunta: “Tecnologia e consumo consciente: para onde vamos?” e, a partir do que assistiram no vídeo “A história das coisas”, criem uma apresentação para a sala, na qual eles deverão utilizar recursos criativos (música, poesia, encenação), juntamente com a construção de um painel ilustrado (poderá ser feito com cartolina ou papel pardo, por meio de colagens de revistas, desenhos, palavras), buscando responder à questão proposta.

 

3- Apresentação dos grupos: Os alunos terão 5 a 10 minutos para apresentarem os trabalhos e, ao final das apresentações, os painéis deverão ser expostos em algum local na escola onde os demais membros da comunidade escolar poderão ver os trabalhos. No decorrer das apresentações, o professor fará mediações, destacando aspectos interessantes do trabalho, ressaltando o foco dos alunos e a criatividade dos grupos.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relaçãoao conceito de tecnologia, a relação entre o avanço da tecnologia e a sua influência nas várias gerações, e entre tecnologia e consumo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.