Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A História da AIDS: uma abordagem interdisciplinar

 

13/12/2011

Autor y Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Médio História Memória
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender nesta aula aspectos relacionados à história da AIDS. Ainda poderá aprender a refletir sobre suas próprias atitudes e valores com relação à doença.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter, anteriormente, assinalado que há uma diferença entre HIV e AIDS. HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que pode ou não prejudicar o sistema imunológico, caso infecte e destrua as células de defesa do sangue. Já a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ocorre quando o vírus começa a destruir as células de defesa. Embora não seja possível falar da AIDS sem relacioná-la com o HIV, é importante assinalar que ter o HIV (ou melhor, ser soropositivo) não significaria ter a AIDS.

Para a construção do Blog (a atividade final desta sequência de aulas), é indispensável que os alunos tenham noção, mesmo que mínima, de informática.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Em 5 de junho de 1981, a Agência Epidemiológica de Atlanta, nos Estados Unidos, identificou cinco casos de uma “pneumonia rara”. Os acometidos pela doença eram homossexuais do sexo masculino e estavam com o sistema imunológico bastante debilitado.Parecia tratar-se de uma “doença gay”, como muitos jornais da época noticiaram. Em seguida, especialistas constataram que o vírus responsável pela doença, batizado como HIV (sigla para o termo que em português quer dizer “Vírus da Imunodeficiência Humana”), afetava, de maneira igual, lésbicas e heterossexuais de ambos os sexos. Além de ser transmitida por meio de contato sexual, descobriu-se que o vírus poderia ser transmitido por meio de transfusão sanguínea.

 

Anatomia do Vírus da AIDS. Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_PGXRtWq6_eY/S64SAY0jOdI/AAAAAAAAA-4/IoMffuubfcE/s1600/6EFCD.gif

Esta aula versará acerca da doença que ganhou notoriedade a partir da década de 1980 e que se tornou, em tão pouco tempo, uma epidemia mundial: a AIDS.

Além de fomentar um trabalho interdisciplinar entre História e Biologia (ou Ciências), esta aula ainda tem como objetivo contribuir para diminuir o preconceito ainda existente com relação às pessoas infectadas pelo vírus da AIDS. Deste modo, assinalamos aqui a função social da disciplina História.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_GDxOEGLigfc/TIe4xj_dg8I/AAAAAAAAAJk/mkB0fwizHrE/s1600/Grito_dos_exclu%C3%ADdos_2010_001.jpg

 

AULA 1

Na primeira aula, o professor deverá indicar aos alunos a leitura dos textos abaixo:

-“AIDS: a hora da decisão- Mundo precisa ter acesso a remédios e vacina para enfrentar o seu inimigo nº. 1” (disponível em: http://galileu.globo.com/edic/118/rep_aids.htm);

- “O começo de tudo - No tempo em que pouco se sabia sobre a doença que flagela o mundo”(disponível em: http://galileu.globo.com/edic/118/rep_aids02.htm);

-“Verdades e mentiras”(disponível em:http://galileu.globo.com/edic/118/rep_aids07.htm);

-“História da AIDS” (disponível em: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI126486-EI1515,00 Conheca+a+historia+da+aids.html);

- História da doença (disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/historia-da-aids);

- “A trajetória da doença no Brasil” (disponível em: http://www.ibvivavida.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=70&9a0eb4d3963199475069fd8a4bcd9ac5=cubdrbba);

-“Origem da AIDS” (disponível em: http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=120.

São textos bastante curtos que enfatizam aspectos históricos relacionados à doença no Brasil e ao redor do mundo. Seria interessante que os alunos registrassem no caderno as ideias principais de cada um dos textos indicados. Posteriormente, as anotações serão utilizadas nos desdobramentos seguintes da aula.

AULA 2

Nesta aula o professor organizará um seminário. O tema do Seminário será o surgimento da AIDS, em meio ao contexto histórico no qual ela se fez presente.  Os alunos, tomando como base os textos indicados na aula anterior, deverão refletir acerca das especificidades do cenário político, cultural e social da época em que a doença ganhou notoriedade.

Seria interessante que os alunos, durante o Seminário, registrassem por escrito aquilo que consideraram mais significativo da discussão.

AULA 3

Nesta aula o professor dividirá a sala em cinco grupos.

GRUPO 1:

Este grupo ficará responsável por pesquisar aspectos biológicos da AIDS. Os alunos deste grupo poderão enfatizar como se infecta ou não se contrai o vírus HIV; como o vírus afeta o organismo e quais são os sinais e os sintomas da doença. Seria interessante que os alunos buscassem, por conta própria, via Internet, informações que pudessem ser úteis na resolução das questões propostas. Os alunos poderão levantar, ainda, imagens que mostrem os principais sintomas da doença.

GRUPO 2:

O segundo grupo irá enfatizar as campanhas e as medidas preventivas. O grupo poderá falar das campanhas publicitárias lançadas tanto no Brasil quanto no exterior. Os alunos do grupo poderão chamar a atenção para as campanhas de distribuição gratuita dos medicamentos usados no tratamento da doença.  Poderão e deverão abordar a importância do uso de preservativos.

Dois exemplos de campanhas:

Campanha encabeçada pelo governo federal: uma série de Histórias em Quadrinhos distribuídas gratuitamente em escolas públicas para conscientizar os alunos sobre a AIDS e lutar contra o preconceito que afeta pessoas que vivem com a doença. Alguns dos desenhos foram produzidos pelo brasileiro Eddy Barrows, famoso por ter sido desenhista do Superman. Disponível em: http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2936/788E/0129/411D/80D7/15C4/Quadrinhos-Aids-g-20100615.jpg

Campanha ressaltando o dia 1º. de dezembro como sendo o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_XRZt3Clg_iA/TPaxb8PPRoI/AAAAAAAAAHs/Dx_LHBNP-cU/s400/aids1.jpg

GRUPO 3:

O terceiro grupo irá elencar personalidades famosas que tenham sido vitimadas pelo vírus da AIDS. Seria interessante chamar a atenção para o fato de que a AIDS não faz distinção entre ricos e pobres e que qualquer pessoa faz parte do chamado “grupo de risco”. Basicamente é o que aparece expresso na campanha abaixo:

   

Imagens daMulher-Maravilha e doSuperman acometidos pela AIDS em uma campanha publicitária. Ambas expressam que a AIDS é um problema compartilhado por todos e mesmo os “superpoderosos” podem contrair a doença. Disponíveis em: http://www.xeni.net/images/bb/sida.jpge http://files.coloribus.com/files/adsarchive/part_615/6156605/file/aids-awareness-superman-small-53554.jpg

.

Algumas personalidades, também, poderão ser destacadas pelo terceiro grupo:

Cazuza. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_fReZskjo4JY/TUGWghm6h2I/AAAAAAAAACo/PIlPysKwf70/s1600/cazuza2.jpg

 

Henfil. Imagem disponível em: http://compostura.files.wordpress.com/2009/11/henfil_foto.jpg

 

Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Imagem disponível em: http://www.minasumluxo.com.br/site/wp-content/uploads/2010/11/freddie_mercury_2.jpg

 

GRUPO 4:

O quarto grupo ressaltará os impactos da AIDS na cultura midiática. Os meios de comunicação, como o cinema, não ficaram alheios ao problema acarretado por essa doença e, a seu modo, tentaram conscientizar as pessoas a respeito dela. O grupo levantará na Internet os cartazes ou imagens de filmes que trataram da temática da AIDS, como, por exemplo:

- Philadelphia (1993)

)

Disponível em: http://www.gelonegro.com.br/wp-content/uploads/2010/12/tom-hanks-philadelphia.jpg

 

- A Cura (1995)

Imagem disponível em: http://lh4.ggpht.com/-LVPzGeA-1Zc/TevKsTyjqkI/AAAAAAAAGjs/py1kQpanLUg/a%252520cura_thumb%25255B2%25255D.jpg

 

- Cazuza, o tempo não pára (2004)

Imagem disponível em: http://experiencenumber87.files.wordpress.com/2010/07/cazuza_o_tempo_nao_para1.jpg?w=500&h=736

 

- Preciosa: Uma História de Esperança (2009)

 

Imagem disponível em: http://www.cinepop.com.br/cartazes/preciosa_1.jpg

Seria interessante, ainda, que os alunos fizessem a sinopse de outros filmes que, por ventura, encontrarem e tratem, de alguma maneira, da temática da AIDS.

 

GRUPO 5:

O quinto grupo fará uma linha cronológica da doença. Enfatizará a origem da doença, assim como os sucessos no tratamento e os fracassos na tentativa de erradicá-la. O grupo deverá, ainda, mapear a aéreas mais afetadas pela doença.

AULA 4

Cada um dos cinco grupos irá apresentar neste dia o resultado das pesquisas solicitadas na aula anterior. O professor deverá solicitar que um aluno de cada grupo apresente o que os seus colegas de grupo levantaram (textos, imagens, etc.).

A escolha do aluno poderá ser realizada por meio de um sorteio ou, ainda, levando-se em consideração critérios que o professor considerar como sendo os mais adequados. Fazer com que apenas um deles seja sorteado ou escolhido para apresentar em nome do grupo passa longe de ser algo impositivo, mas seria uma forma de fazer com que todos os alunos sejam motivados a se envolverem com as atividades. Antes de começar as atividades, o professor deverá assinalar aos alunos que a avaliação será processual. Deste modo, todos deverão ter em mente que poderão ser escolhidos para falar em nome do grupo.

Serão cinco apresentações ao todo. Cada uma das apresentações durará cerca de 5 minutos.

Após as apresentações, os alunos debaterão sobre o que os colegas apresentaram.

 

AULA 5

Esta aula será dedicada à elaboração de um Blog. Casos os alunos não saibam como criar um Blog, eles poderão consultar o seguintes links:

http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

http://www.criarumblog.com/

Nesse espaço virtual, cada um dos grupos postará as informações levantadas. A ideia de um Blog tem como objetivo disponibilizar a possíveis interessados o conteúdo levantado pelos alunos. 

Recursos Complementares

Aqui indicamos textos que poderão ser úteis ao professor, caso alguns dos grupos tenham dúvidas.

- Para o Grupo 1:

“Sintomas e fases da AIDS”, disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/sintomas-e-fases-da-aids

- Para o Grupo 2:

Texto “Compra e distribuição de medicamentos e insumos de prevenção”, disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/compra-e-distribuicao-de-medicamentos-e-insumos-de-prevencao

- Para o Grupo 3:

Personalidades que contraíram AIDS, disponível em:

 http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1106_aids_album.jhtm

- Para o Grupo 4:

Artigo sobre a relação entre a AIDS e o cinema, disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/carvalho-carlos-cinema-aids.pdf

- Para o Grupo 5:

Texto “Histórico da AIDS: Uma História de Lutas, Decepções, Guerra de Vaidades e Coragem”, disponíveis em:

http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3838&returncatid=59

http://www.aids.gov.br/pagina/acompanhamento-medico

Avaliação

A avaliação terá como base a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e discussão em sala de aula. Serão, também, objeto de avaliação os registros das pesquisas, as discussões desenvolvidas em sala de aula e, em especial, a elaboração do Blog.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.