Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhadores africanos escravizados no Brasil: diferentes ocupações - UCA

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferentes ocupações dos trabalhadores africanos escravizados no Brasil, entre os séculos XVI e XIX.

Caracterizar cada uma das ocupações dos trabalhadores africanos no Brasil, compreendendo as suas especificidades na dinâmica estrutural da sociedade escravocrata brasileira.

Refletir sobre as formas de luta e resistência dos trabalhadores africanos escravizados no Brasil. 

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Configuração social, política e econômica do Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

 Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).     

 

I- Trabalhadores africanos no Brasil: diferentes ocupações

 

1. Iniciar as atividades desta aula solicitando aos alunos que façam a leitura e interpretação do texto : "Os diferentes tipos de escravo no Brasil", de Rainer Sousa. Confira um excerto do texto:

"Ao tratarmos sobre a condição do escravo no Brasil, somos muitas vezes tentados a salientar repetidamente a situação degradante desses sujeitos históricos. De fato, o trauma causado pelo sequestro na terra natal e a imposição de uma rotina de trabalho acaba justificando tal perspectiva. Contudo, muitas vezes deixamos de salientar a possibilidade de processos dinâmicos que vislumbrem o escravo como uma figura ativa no contexto histórico em que viveu. Uma questão que pode mostrar esse escravo de outra forma pode ser vista quando tratamos das funções desempenhadas por esses durante e após o período colonial". ""

Link para acesso ao texto completo: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/os-diferentes-tipos-escravo-no-brasil.htm 

 Roteiro de atividades:

a. A partir da leitura realizada, peça aos alunos que elaborem um esquema, onde procurem apontar as características da ocupação de cada tipo de trabalho escravo citado no texto.

 

2. Trabalhando com imagens

 Professor, a proposta para esta aula é o trabalho com imagens relativas aos diferentes tipos de escravos: domésticos, escravos de ganho, escravos de ofício, escravos de aluguel e escravos do campo ou eito. O objetivo é que os alunos associem as primeiras informações obtidas na atividade anterior com as imagens desta atividade.

Roteiro de atividades:

 a. Acesse imagens de diferentes tipos de escravos no Brasil, nos dois meios citados a seguir:

 

Exemplos de imagens capturadas nas fontes citadas acima: (A primeira e a terceira imagens foram capturadas em http://consorcio.bn.br/escravos/introducao.html ; a segunda em http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ii&biw=1280&bih=610  ).

Ocupações

 

b. Oriente os alunos a salvarem as imagens no computador e, consultando os links abaixo indicados, que escrevam ao lado de cada imagem capturada, as principais características da ocupação correspondente.

Atenção, professor: os textos indicados estão disponíveis na internet, mas os alunos podem e devem buscar informações e reflexões também em outras fontes, como revistas e livros didáticos e paradidáticos disponíveis na sua escola.

Textos:

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u62.jhtm

http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/01/atuacao-dos-escravos-de-ganho-na.html

http://www.brasilescola.com/historiab/escravos.htm

c. Oriente os alunos a organizarem uma apresentação do trabalho realizado para todos os alunos da turma. 

 

3. Formas de luta e resistência de trabalhadores africanos escravizados no Brasil  

Professor, dando continuidade às discussões da aula, proponha aos alunos uma reflexão acerca das formas de luta e de resistência dos trabalhadores escravizados no Brasil, a partir de duas atividades:

a. Estudo do texto: No Brasil, do Projeto Cartas D'Africa. No texto, o autor discute os "atalhos" que cada tipo de escravo encontrava para lutar contra a escravidão e alcançar a liberdade.

Confira um excerto do texto:

"Dois eram os caminhos para se alcançar a alforria; variados os atalhos. Chegava-se a ela graciosamente, por decisão do ‘senhor’ (a gratuidade era em geral falaciosa, pois embutia, em muitos casos, compromissos de serviços a serem prestados a outrem por período determinado, etc.), ou através da compra da liberdade. Os “atalhos” variavam de acordo com a categoria do escravo e as atividades que exercia.”  (grifos meus)

Acesso ao texto completo no link: http://www2.mre.gov.br/cartafrica/no%20brasil.htm 

 Vídeos UCA ESEBA

b. Proponha aos alunos que assistam e debatam o vídeo: Dos grilhões ao quilombo

 

 
 
Descrição

Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-colônia na TV, exibido pela TV Escola. Retrata a escravidão no Brasil, mostra a negociação com líderes africanos, a exploração dos negros, a incorporação da cultura africana e a formação de quilombos 

O vídeo pode ser acessado no site do Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1464

 

Produção de texto

a. Professor, para a culminância das atividades desta aula, a proposta é a elaboração de um texto dissertativo, no qual os alunos sistematizem as suas conclusões sobre o tema trabalhado. 

b.  O texto deve ser elaborado a partir dos objetivos da aula:

  • Caracterizar cada uma das ocupações dos trabalhadores africanos no Brasil, compreendendo as suas especificidades na dinâmica estrutural da sociedade escravocrata brasileira.
  • Refletir sobre as formas de luta e resistência dos trabalhadores africanos escravizados no Brasil.  

 

Atenção, professor: esta atividade pode ser realizada com a colaboração do professor de Português, que orientará os alunos para a compreensão das principais características de um texto dissertativo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dos grilhões ao quilombo Vídeo
Recursos Complementares

Aula disponível no Portal do professor:

Os quilombos, a capoeira e o regime escravista no Brasil - UCA. Link para acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35762 

Texto para alunos e professor:

Pensando historicamente o problema da escravidão. Link para acesso: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/pensando-historicamente-problema-escravidao.htm 

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, projeção e interpretação de vídeo, produção de slides para apresentação, sistematização, por escrito, de informações e de conclusões sobre o tema da aula, produção de texto dissertativo. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.