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Como é o Brasil?

 

31/08/2009

Autor y Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das aulas os alunos deverão conhecer:

- a organização territorial do Brasil;

- a divisão política brasileira;

- o conceito de território.

Duração das atividades
02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- noções de territorio.

(O professor pode iniciar este conceito a partir da casa dos alunos ou do espaço de cada um na sala de aula: "minha carteira").

Estratégias e recursos da aula

    

O professor inicia esta aula com o mapa da América do Sul ou mapamúndi na parede. Mostra aos alunos o Brasil e pergunta:

- será que o Brasil, como país, sempre existiu?

- será que o Brasil sempre foi assim? Com este tamanho?

O professor conversa com os alunos e analisa as hipóteses levantadas por eles.

Conteúdo:

O Brasil que conhecemos hoje tem 8.547.403 km2 (IBGE). Ele não começou assim; o território foi aumentando conforme os portugueses foram ocupando e colonizando as terras das quais tomou posse em 1500, com o chamado “descobrimento”.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores - acesso em 16 jul 2009.

     Observando o mapa, pode-se ver que, a princípio, a parte de Portugal (a direita da linha de Tordesilhas) era bem menor do que o Brasil de hoje. A ocupação da parte espanhola (a esquerda da linha de Tordesilhas) pelos portugueses deu-se porque por certo período (de 1580 a 1640) o rei de Portugal era o neto do rei da Espanha.

     Até 1822 o Brasil era colônia de Portugal, isso significa que não era um país. Era um território sob o domínio da Coroa Portuguesa, ou seja, o rei de Portugal que tomava as decisões a respeito do que seria feito aqui.

     Enquanto era dominado por Portugal e também depois da independência, houve conflitos para a manutenção e expansão do território brasileiro. Esses conflitos foram com os povos indígenas que viviam aqui e com povos de outros países europeus que também queriam colônias no chamado “novo mundo”.

     A princípio, a ocupação foi apenas no litoral, isso porque facilitava o envio dos produtos para a Europa. Devido à exploração de alguns produtos como a pecuária no interior nordestino, a borracha na Floresta Amazônica, o ouro nas Minas Gerais e em Goiás, entre outros.

     Assim o território foi sendo ocupado, as fronteiras foram sendo consolidadas por meio de um processo histórico de produção e reprodução do espaço por meio do trabalho humano. Os acontecimentos políticos, econômicos e sociais refletem esta ocupação. O Brasil passa a ter o território atual apenas em 1910, quando o último “pedaço” é incorporado (o estado do Acre, que foi comprado da Bolívia).

O professor pode utilizar o áudio "Conhecendo a história do Acre" na parte que trata da compra deste território da Bolívia.

Conhecendo a história do Acre

     No decorrer dessa história o país teve diversas divisões políticas. A divisão atual em 23 estados e 01 Distrito Federal,  foi feita em 1988, por meio da Constituição Federal promulgada naquele ano.

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O professor leva os alunos ao laboratório de informática para pesquisa. Os alunos deverão, neste espaço, trabalhar em duplas.

1. os alunos devem pesquisar nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do governo federal as duplas devem anotar os seguintes dados a respeito do Brasil:

- área; capi tal; popula ção; moeda; a relação entre o território brasileiro e o território da América do Sul; a organização político-administrativa.

2. Ainda no laboratório de informática, devem realizar a atividade a seguir:

Quebra-cabeça do Brasil

De volta à sala de aula o professor entrega às duplas de trabalho um mapa-mudo do Brasil onde eles identificarão as Unidades da Federação e, no verso, produzirão texto falando da formação territorial brasileira, colocando, também, os dados pesquisados no laboratório.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conhecendo a história do Acre Áudio
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares

Sobre o assunto, com muitos detalhes, há texto no Livro Didático Público de Geografia. O título do capítulo é "O Brasil podia ser diferente?".

Avaliação

A avaliação deve ocorrer em todo o processo:

1. contribuição na discussão inicial: apresentou hipóteses, fez questionamentos ou dúvidas;

2. cooperação no laboratório de informática: auxiliou o parceiro, auxiliou outras duplas;

3. realização das tarefas no laboratório de informática: fez as tarefas;

4. trabalho em dupla: preenchimento do mapa-mudo e pertinência do texto.

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