Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entendendo a eletricidade: um assunto eletrizante - UCA

 

09/12/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais formas de eletricidade.

Apresentar a diferenciação entre o consumo consciente e o consumo exagerado de energia elétrica.

Dimensionar a importância da eletricidade no nosso dia a dia.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre eletricidade e consumo de energia elétrica.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo um pouco sobre a eletricidade

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Eletricidade
Fonte: http://www.efeitojoule.com/2009/10/fisica-eletricidade-vestibular.html  acesso feito dia 30/11/2011

TEXTO 2: Eletricidade
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/eletricidade.htm   acesso feito dia 30/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

  • De que forma a eletricidade se apresenta na natureza?
  • Qual a diferença entre carga elétrica e corrente elétrica?
  • Defina o que é energia elétrica.
  • Como a eletricidade está presente no cotidiano?
  • Como é dividido o estudo da eletricidade?

2ª atividade: trabalhando a sensibilização e a conscientização

atividade

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, simular a compra de eletrodomésticos considerando o consumo de energia dos mesmos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:

 

eletricidade

http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm
 

eletricidade 2

http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm

Finalizada a simulação, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o consumo de energia de eletrodomésticos. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

O que você achou do simulador de consumo de energia?
Você fazia ideia da quantidade de energia que cada eletrodoméstico consome?
Quem consumiu mais energia nas simulações?Explique.
Quais medidas podem ser adotadas em sua casa em relação ao consumo de energia de eletrodomésticos? De que forma você pode colaborar com essas medidas?

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre o aumento no consumo de energia elétrica. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/08/consumo-de-energia-no-brasil-cresce-37-em-julho-diz-epe.html

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/setor-de-eletronicos-projeta-aumento-de-15-nas-vendas-em-2011

http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=2&idnot=70390

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Quanto-os-Equipamentos-Eletronicos-Realmente-Consomem-no-Modo-Standby/1504/1

http://www.tecmundo.com.br/energia/2145-mito-ou-verdade-o-computador-consome-muita-energia-e-aumenta-a-conta-de-luz-.htm

http://www.guiabrasilblog.com/conheca-os-aparelhos-que-mais-gastam-energia-eletrica/

http://www.efeitojoule.com/2008/06/faculdade-economizar-energia-eletrica.html

http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão, mais especificamente, levantar informações para que as seguintes questões possam ser respondidas:

1 - Por que o consumo de energia vem aumentando ao longo dos anos no Brasil?
2 - Quais equipamentos mais consomem energia elétrica?
3 - Quantos equipamentos eletrônicos vocês e sua família utilizam no dia a dia? Faça uma lista.
4 - Equipamentos em stand-by utilizam energia elétrica?
5 – Quais são as principiais formas de economizar energia elétrica?
6 – Faça uma pesquisa em sua casa com as contas de energia e observe em qual mês houve maior consumo. Por que você acha que o consumo pode ter sido maior nesse mês em espcífico?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1

 

 

 

 

 

Experimento 2

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pisca-pisca de Natal: parte 1: experimento prático Experimento prático
Electrostática – O pente que atrai a água Experimento prático
Pisca-pisca de Natal: parte 2: vídeo Vídeo
Recursos Complementares

Fonte:  http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade.htm  acesso feito dia 30/11/2011

Fonte:  http://ecen.com/eee35/energ-econom1970-2000.htm   acesso feito dia 30/11/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • kiamuxinda joaquim, Angola - dijo:
    kiamuxindaoctavio@gmail.com

    05/09/2016

    Cinco estrelas

    muito bom.nos os professores de fisicas dos PALOP(paises de ling. ofic. portug.) temos dificuldades em encontrar material assim tao bom quanto esse.parabens


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.