09/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Conhecer as principais formas de eletricidade.
Apresentar a diferenciação entre o consumo consciente e o consumo exagerado de energia elétrica.
Dimensionar a importância da eletricidade no nosso dia a dia.
Conhecimentos básicos sobre eletricidade e consumo de energia elétrica.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Eletricidade
Fonte: http://www.efeitojoule.com/2009/10/fisica-eletricidade-vestibular.html acesso feito dia 30/11/2011
TEXTO 2: Eletricidade
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/eletricidade.htm acesso feito dia 30/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, simular a compra de eletrodomésticos considerando o consumo de energia dos mesmos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm
http://www.furnas.com.br/simulador/index.htm
Finalizada a simulação, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o consumo de energia de eletrodomésticos. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
O que você achou do simulador de consumo de energia?
Você fazia ideia da quantidade de energia que cada eletrodoméstico consome?
Quem consumiu mais energia nas simulações?Explique.
Quais medidas podem ser adotadas em sua casa em relação ao consumo de energia de eletrodomésticos? De que forma você pode colaborar com essas medidas?
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro alunos/as para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre o aumento no consumo de energia elétrica. Para tanto, os sites abaixo poderão ser indicados.
http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=2&idnot=70390
http://www.guiabrasilblog.com/conheca-os-aparelhos-que-mais-gastam-energia-eletrica/
http://www.efeitojoule.com/2008/06/faculdade-economizar-energia-eletrica.html
http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão, mais especificamente, levantar informações para que as seguintes questões possam ser respondidas:
1 - Por que o consumo de energia vem aumentando ao longo dos anos no Brasil?
2 - Quais equipamentos mais consomem energia elétrica?
3 - Quantos equipamentos eletrônicos vocês e sua família utilizam no dia a dia? Faça uma lista.
4 - Equipamentos em stand-by utilizam energia elétrica?
5 – Quais são as principiais formas de economizar energia elétrica?
6 – Faça uma pesquisa em sua casa com as contas de energia e observe em qual mês houve maior consumo. Por que você acha que o consumo pode ter sido maior nesse mês em espcífico?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1
Experimento 2
Nome | Tipo |
---|---|
Pisca-pisca de Natal: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
Electrostática – O pente que atrai a água | Experimento prático |
Pisca-pisca de Natal: parte 2: vídeo | Vídeo |
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade.htm acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://ecen.com/eee35/energ-econom1970-2000.htm acesso feito dia 30/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/09/2016
Cinco estrelasmuito bom.nos os professores de fisicas dos PALOP(paises de ling. ofic. portug.) temos dificuldades em encontrar material assim tao bom quanto esse.parabens