09/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Conhecer as principais cores componentes da luz visível.
Apresentar, por meio de experimentos, os principais fenômenos físicos das luzes e cores.
Explicar a diferenciação entre a luz primária e secundária.
Conhecimentos básicos sobre luzes e cores.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.
Vídeo 1 – O Mago da Física: Luz e Cores (Primárias e Secundárias)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0 acesso feito dia 01/12/2011
Vídeo 2 – O Mago da Física: A curva da Luz (efeito Miragem)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UmHa-RbofVM&feature=relmfu acesso feito dia 01/12/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Quais lâmpadas foram utilizadas para representar a luz primaria?
2 – Por foi utilizada a parede branca no experimento?
3 – O que acontece quando é empregado um objeto opaco no experimento?
4 – Por que a luz se propaga em linha reta em meio heterogêneo?
5 – Explique a razão em função da qual a luz não se propaga em linha reta no meio homogêneo.
6 – O que é o efeito miragem?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Luz: comportamento e princípios
Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Fundamentos/luz.php acesso feito dia 01/12/2011
TEXTO 2: Introdução à Física/A luz
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_F%C3%ADsica/A_luz acesso feito dia 01/12/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Defina o que é luz ou luz visível.
2 – Qual a definição de um raio de luz?
3 – Qual a diferença entre a luz primária e a luz secundária?
4 - Quais são os feixes luminosos?
5 – Qual a diferença entre reflexão de luz e refração de luz?
6 – Defina a 1ª e a 2ª lei de luz.
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1
Experimento 2
Experimento 3
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para realizar, em casa, o Exercício 1. Posteriormente, a correção deverá ser executada em sala de aula pelo/a professor/a.
Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Exercício 1 aos/as alunos/as.
Exercício 1
Leia o trecho final da música Luísa, de Tom Jobim, e responda as questões abaixo.
“(...) E um raio de Sol, nos teus cabelos,
como um brilhante que partindo a luz
explode em sete cores,
revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar;
Luísa”.
a) Que fenômeno envolvendo a luz é citado na música?
b) Explique como ocorre esse fenômeno.
Nome | Tipo |
---|---|
Difração da luz | Experimento prático |
Reflexão total da luz | Experimento prático |
Propagação da Luz | Experimento prático |
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_F%C3%ADsica/Conceitos_preliminares_de_%C3%B3ptica acesso feito dia 01/12/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!