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Tem Química em Casa?

 

31/07/2009

Autor y Coautor(es)
ALEXANDRE RODRIGUES SOARES
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GRAVATAI - RS COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características ácido-base de produtos de uso doméstico e precauções que devemos tomar.

Duração das atividades
3 aulas de cinquenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de ácido e de base de Arrhenius.

Estratégias e recursos da aula

Uso de indicadores para identificar ácidos e bases.

Professor, prepare previamente uma solução de repolho roxo batendo bem no liquidificador duas folhas desse vegetal para um copo d'água. Recomenda-se manter sob refrigeração caso o preparado não seja usado no mesmo dia.

Primeiro momento (demonstrada pelo professor)

Leve os alunos ao laboratório de ciências (ou outro ambiente apropriado). Coloque a filtrar uma parte do suco de repolho roxo batido anteriormente. Enquanto isso, identifique 4 tubos de ensaio com os números de 1 a 4.

Coloque suco de repolho roxo até um dedo de altura em cada tubo de ensaio.

Adicione algumas gotas de vinagre ao primeiro tubo (a cor deverá ficar vermelha).

Pergunte aos alunos qual o sabor do vinagre. Provavelmente responderão que é azedo (ou ácido). Comente que seria bem razoável pensar que todos os materiais ácidos devem deixar o suco de repolho roxo com a cor vermelha. Desse modo, não precisamos experimentar o gosto de cada material para saber se possui ácido ou não. Considerando que ácidos e bases são potencialmente nocivos, o uso de um indicador é uma forma simples e segura usada em indústrias, tratamento de água (para abastecer a cidade ou mesmo cuidar de qualquer piscina o aquário).

No segundo tubo, coloque mais um dedo de água e mostre aos alunos que não há mudança de cor.

Pergunte aos alunos o que imaginam que aconteceria se colocássemos sal no terceiro tubo. Em seguida, coloque alguns cristais de sal grosso ou mesmo refinado para que observem se suas espectativas se confirmam.
Eles notarão que o sal em água não altera a cor do suco. Explique que temos uma solução neutra, assim como a água.

"E agora, se colocarmos uma solução alcalina conhecida?" No quarto tubo de ensaio, coloque algumas gotas de solução de hidróxido de sódio.

O hidróxido de sódio forma uma solução alcalina. O seu sabor não é azedo! Ao contrário é adstrigente como uma banana ou caqui verdes.

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A figura acima mostra em ordem os resultados do suco de repolho roxo com vinagre, água, água salgada e hidróxido de sódio.

Comente com os alunos que diferentes materiais têm essa característica de mudar de cor em presença de ácidos ou bases. Chamamos esses materiais de indicadores ácido-base. Outros exemplos são o suco de uva, chá preto e flores como a hortênsia. No laboratório de ciências, os alunos serão convidados a identificar essas características em materiais usados no seu cotidiano (peça previamente que eles tragam materiais de casa ou reserve-os no laboratório).

Segundo momento (realizada pelos alunos)

Os alunos devem trazer de suas casas diferentes materiais a serem testados. Disponibilize outros também.

Exemplos de materiais: limão/suco de limão, laranja/suco de laranja, xampu, água oxigenada, limpa-vidros, refrigerante, aspirina, antiácidos, leite de magnésia, chá, sabão, detergente, saliva. Com esses materiais, deverão repetir a atividade demonstrada pelo professor e com outro indicador: a fenolftaleína. Os resultados obtidos deverão ser organizados em uma tabela como exemplificado abaixo, acrescentando-se tantas linhas quantas necessárias.

Resultados
material suco de repolho roxo fenolftaleína conclusão
vinagre vermelho incolor ácido
hidróxido de sódio verde vermelho base
sabão

Questões:

1) Considerando os resultados obtidos na tabela acima, comente os cuidados que devemos ter em casa com materiais de limpeza, de higiene e outros.

2) Você já leu o rótulo de alguns desses materiais? Porque alguns deles podem causar irritação?

3) Por que no rótulo de limpa-fornos está escrito que em caso de ingestão não se deve provocar vômito?

Entregue ao professor a tabela com os resultados obtidos e as respostas às questões.

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ATIVIDADE EXTRA: (os alunos poderão fazê-lo em casa)

Cada aluno poderá fazer seu próprio papel indicador mergulhando papel toalha (de cor branca, pode ser papel filtro para café) em suco de repolho roxo. Secar e cortar em tiras. Os alunos poderão levá-las para casa e realizarem seus próprios testes. Basta pingar algumas gotas do líquido que quiser testar e observar a mudança de cor.

____________________________________________

Terceiro momento (no laboratório de informática)

O Portal do Professor dispõe de um objeto educacional que ajuda o aluno a relacionar a importância do uso de indicadores e testar o caráter ácido-base de alguns materiais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17327/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_indicadores.htm.

Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa

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No simulador a seguir, os alunos retomarão conceitos abordados no laboratório de ciências e testarão suas hipóteses com outros materiais e indicadores:

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Devolva aos alunos os resultados que eles obtiveram na aula do laboratório de ciências para que eles comparem com os resultados obtidos no simulador. Proponha que eles corrijam e complementem a tabela de resultados:

4) As conclusões foram as mesmas na experiência e no simulador?

5) Que materiais foram testados no simulador e não foram testados no laboratório de ciências? Complemente a tabela com os novos materiais e seus resultados.

Comentários para o professor

Caso não disponha de fenolftaleína, avalie a possibilidade de usar outros indicadores (tornassol, por exemplo).

Recomende que os alunos usem apenas 5 gotas de cada material e uma gota de indicador. Essas quantidades são suficientes para identificar os resultados e ajuda a não produzir uma quantidade elevada de resíduos químicos.

Os testes são feitos em tubos de ensaio limpos. Os tubos podem ser substituídos por tampinhas de garrafas ou copos de cafezinho. São objetos de cor branca que dão excelente contraste.

Os alunos deverão coletar os resultados de cerca de 8 materiais. É uma quantidade razoável para tirarem suas conclusões e fazerem generalizações, identificando materiais ácidos, neutros e alcalinos.

Essa atividade leva a melhores resultados como complemento a atividades teóricas que tragam informações sobre outras características das funções inorgânicas.

A questão 3 é um dos aspectos importantes a ser discutido com os alunos ao ident ificarmos se um material é ácido ou alcalino. É razoável o número de acidentes com domissanitários, entre eles limpa-fornos: crianças engolem provocando queimaduras químicas internas. Ao provocar vômito (um equívoco frequente), o material sai "queimando" novamente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Considere na avaliação os resultados coletados pelos alunos (tabela) e as respostas às questões propostas.

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