Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As relações entre a gravura e o cordel

 

30/07/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel;

Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura;

Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações;

Conhecer a obra de J. Borges e Samico, dois dos principais gravuristas brasileiros.

Duração das atividades
02 de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Sugerimos que o professor trabalhe também o plano de aula: A arte do cordel: da Xilogravura ao Cinema. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=571

Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa: na leitura de imagens, construção do significado, análise do discurso; Literatura: literatura de cordel; e História: a cultura popular do nordeste e a sua contribuição para diversidade cultural do país.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

Atenção professor! Verifique o áudio "Gibi em sala de aula" que fala sobre como é importante para a crinaça associar a escrita e as imagens para memorizar a história contada, o recurso primordial também da literatura de cordel. O áudio está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=603 e o trecho que nos interessa é a partir do minuto 2:40, até 6:35.

Gibi em sala de aula

O professor deve iniciar a aula perguntando se os alunos conhecem a Literatura de Cordel, em caso afirmativo, perguntar qual o aspecto dessas publicações, qual a linguagem literária utilizada (poema, crônica, etc.).

Com base no que foi abordado no áudio e com as respostas dos alunos, o professor pode iniciar uma dicussão com a turma sobre os gibis e como a história se relaciona com as imagens.

Exponha para os alunos que, assim como nos gibis, os temas da atualidade são incorporados nos cordeis, normalmente em forma de sátiras. Mas os temas mais tradicionais da literatura de cordel estão ligados à mitologia brasileira, ou ao folclore do interior do Brasil.

Atenção professor! Nesse momento é importante que o professor leve para a sala de aula um exemplar de literatura de cordel.

undefined

Exemplares de literatura de cordel.

O professor deve propor aos alunos que escolham uma lenda do folclore brasileiro e, individualmente, façam um ou mais desenhos que representem essa lenda.

Aula 02:

Depois de fazer uma breve recapitulação da aula anterior, o professor deve apresentar as imagens dos artistas J. Borges e Samico, contextualizando-as, de maneira a dar enfoque nos temas ligados às lendas brasileiras e ao Cordel.

J. Borges

undefined

Disponível em: http://www.apap.com.br/img/agenda/window/00000142.jpg

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Nk_aWlFCzEY/R_3OIga7t1I/AAAAAAAADaY/LaKjltZs4fM/s400/j.borges.jpg

undefined

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/Image/noticias_portal/Comunidade/MON/normal_Cordel_JBorges(13-02-08).jpg

Percebe-se que na gravura de J. Borges a influência do Cordel é muito visível, até hoje ele ainda ilustra cordeis.

Samico

undefined

Disponível em: http://versoeprosa.files.wordpress.com/2008/05/samico_oretorno.jpg

        
            undefined

O diálogo: Disponível em: http://www.interpoetica.com/imagens/o_dialogo_samico.jpg

undefined

Disponível em: http://www.mamam.art.br/mam_exposicoes/imagens-obras/samico/sagrado-site.jpg

Já a gravura de Samico, mais detalhada e de impressionante apuro técnico, existe uma semelhança visual às figuras egípcias, principalmente pela frontalidade das figuras e pela simetria nas composições.

Feitas essas considerações, o professor apresentará a técnica da xilogravura para os alunos, se possível levando matrizes em madeira para que os alunos tenham contato com o material.

Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos dois sites sobre o projeto: IMPRESSÕES EM DEFESA DA VIDA

A partir dos desenhos realizados na aula anterior, os alunos experimentarão a técnica da xilogravura, mas adaptada para a realidade e a limitação dos alunos: será utilizada, ao invés da madeira, uma placa de isopor, onde a tinta, aplicada com um rolo de macarrão ou com pincel, será transposta para o papel por meio de pressão com as costas de uma colher (de preferência colher de pau).

Atenção professor! Explique para os alunos que o desenho transposto da placa de isopor para o papel ficará espelhado. O estranhamento de fazer o desenho invertido deve fazer parte do processo, assim cada aluno pode descobrir sua maneira de desenhar a gravura.

O professor deverá reservar um espaço na escola para organizar uma exposição com as gravuras dos alunos, agrupando as gravuras por tema. É importante que a exposição relembre a forma como os folhetos de cordel são vendidos no nordeste. Para apresentação convide a comunidade escolar para prestigiar o trabalho dos alunos.

Sugerimos alguns links interessantes:

J. Borges: http://pt.wikipedia.org/wiki/J._Borges

Reportagem sobre J. Borges: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT357424-1661,00.html

J. Borges: http://www.lost.art.br/jborges.htm

J. Borges: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=851&date=currentDate

Samico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilvan_Samico

Samico: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1934&cd_idiom a=28555

Literatura de cordel: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=308&textCode=853

Teatro cordel: http://www.teatrodecordel.com.br/

Literatura de cordel: http://www.tg3.com.br/cordel/

Cordel Online: http://www.cordelonline.com.br/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gibi em sala de aula Áudio
Recursos Complementares

IMPRESSÕES EM DEFESA DA VIDA: http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo.php?id=486

Belmira Amorim Salvador de Paiva (EE Elvira de Pardo Meo Muraro - 1º EM): http://www.artenaescola.org.br/sala_galeria_album.php?album=44

Museu Casa de Xilogravura: http://www.usp.br/agen/repgs/2004/pags/256.htm

Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. É importante que o professor estimule nos alunos a reflexão, o senso crítico, o respeito com os colegas, o debate, etc.

Sugerimos alguns critérios:

  • participação nas discussões;
  • criatividade;
  • domínio da técnica;
  • domínio da escrita;
  • pertinência do trabalho apresentado em relação ao conteúdo proposto.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42,86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ISA GON, COL.EST.PROF FRANCISCO VILLANUEVA , Paraná - dijo:
    NAOTENHO@HOTMAIL.COM

    11/09/2012

    Cinco estrelas

    E LEGAL SABER Q TEM UM SITE PRONTO PARA MINHAS PESQUISAS.ESTOU ESTUDANDO O ASSUNTO NA AULA DE ARTES E DE PORTUGUES.BOA SORTE:)


  • Andréa Praxedes, E. M. E. F. Irmão Damião , Paraíba - dijo:
    andreapraxedes@r7.com

    30/01/2011

    Quatro estrelas

    Muito boas as sugestões de material e aulas. Parabéns pela iniciativa.


  • Maria Elza da Silva Santos, Escola Municipal Major Hortêncio de Brito , Rio Grande do Norte - dijo:
    marielzaacari@hotmail.com

    08/04/2010

    Cinco estrelas

    O tema trabalhado foi excelente e acredito que será apreciado por muitos , principalmente os nordestinos onde esta literatura é bastante explorada.


  • Denise Vitoriana Barbosa, EE IMPERATRIZ PIMENTA , Minas Gerais - dijo:
    vitorianadenise@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sempre tive interesse no trabalho com cordel. Amei.


  • lucia de fatima vaz, COLÉGIO ESTADUAL SÃO MIGUEL,ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO , Paraná - dijo:
    lucia.fvp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula exelente.


  • MARISTELA T. R. PEGORARO, professora , Santa Catarina - dijo:
    marispegoraro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O tema relatado é de suma importância para ser trabalhado em sala de aula, visto que está em nosso currículo e trás uma grande oportunidade de o professor despertar no seu alunado à crítica e autocrítica. Visando despertar o interesse num possível gosto pela leitura literária. Au. tora foi muito feliz em sua aula


  • SAMARA MACEDO DINIZ, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE LUIS FILGUEIRAS , Ceará - dijo:
    samarafcg@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei o tema proposto interessantíssimo. Já fiz algo parecido com os meus alunos do 1o Ano há alguns anos, onde trabalhei nas aulas de arte o tema "POP ART" trabalhando o conceito e alguns trabalhos de Andy Wharol., em seguida trabalhamos as propagandas, que eram instrumento de trabalho de Andy. Quanto a aula em questão , acredito que ela também é importante no trabalho de elevação da auto-estima dos alunos da região nordeste, visto que pode abranger o tema da valorização do ser nordestino.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.