30/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Cultura |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com a disciplina de História, abordando a questão da transferência da Capital do país para o Planalto Central, as relações de poder, dinheiro e cidadania na formação da sociedade brasileira.
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação à capital do país, onde esta localizada, o porquê da escolha deste local para instalação da capital brasileira, qual a importância a integração dos estados, etc.Após a discussão apresente o vídeo:
Brasília - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=247. O vídeo tem por objetivo indicar a relevância da construção de Brasília para o desenvolvimento da região central do país. Demonstrar a arquitetura singular da cidade e seus principais pontos turísticos.
Roteiro de Discussão:
Após as discussões sobre o vídeo, converse com os alunos sobre a arquitetura da cidade, as construções que mais chamaram atenção dos alunos, os pontos turísticos, etc. Procure contextualizar com as construções atuais, principalmente com as que os estudantes conhecem ou já viram nos meios de comunicação.
Professor, chame a atenção para a ponte JK, se possível repasse as cenas do vídeo onde ela é destacada. Questione os alunos já viram outra com uma arquitetura semelhante.
Para contextualizar a importância da construção da Ponte JK e animar a discussão apresente a letra da música A ponte, composição Lenine, disponível em: http://letras.terra.com.br/lenine/812620/
Citamos uma parte da música:
Eu já atravessei a ponte do paraguai, Um filme inspirou a ponte-do-rio-que-cai, É sucesso em campinas e na voz dos racionais, Mas a ponte da capital é demais! Projetada pra aproximar O centro, são sebastião, o lago e o paranoá. Desafogar o tráfego na região, Visitantes de chegada nova opção, Fique ligado, acompanhe passo-a-passo, Condomínios luxuosos por todos os lados, O congresso e o planalto colados, Aqueles barracos ali ó, vão ser retirados. A ponte é luxo, nada em mono só estéreo, Mil e duzentos metros, louco visual aéreo. Quem sobe é só pra regular a antena, Reforce as pontes safena. A ponte começou depois, mas terminou, Bem antes que as obras do metrô. Quem mora fora do avião, Bate palma, aplaude, apóia,pede diversão. A ponte é muito, muito iluminada, O pôr-do-sol numa visão privilegiada! O povo que passa vê nela algo místico, A ponte virou ponto turístico. |
Dica: O Professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferentes graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o Professor pode utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.
O professor deve questionar os alunos sobre:
Aula 02:
Inicie a aula apresentando a turma a imagem da ponte JK:
Para complementar a discussão sobre a letra da música o professor deverá apresentar os seguintes dados: histórico, conquista da engenharia, iluminação da ponte e curiosidades do concreto da ponte JK
Sugestão de leitura: Ministério dos Transportes. Banco de Informações dos Transportes. Disponível em: PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK – JK. http://www.transportes.gov.br/bit/pontes/DF/ponte%20jk/GpJK.HTM
Explore estas informações com sua turma, proponha novas pesquisas de temas que considerarem interessante.
Sugerimos que o professor apresente outra música, Faroeste Caboclo, do grupo brasiliense Legião Urbana. Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22492/
Agora estabeleça uma discussão abordando as duas letras. Suas semelhanças e diferenças com relação ao tema da capital brasileira.
Atenção professor! Após as discussões sugerimos duas atividades para a turma.
Atividade 1:
Muitos artistas utilizam da música como forma de protesto, manifestação contra as injustiças e a desigualdade social. Sendo assim, os alunos deverão pesquisar outras letras de música que abordem a história de alguma cidade, de preferência da sua cidade, de seu estado, onde a letra faça algum protesto em relação aos políticos, fome, miséria, desigualdade social, preconceito, etc.
Após a pesquisa os estudantes deverão apresentar para turma as letras e realizar um breve debate:
Atividade 2:
Os alunos deverão escolher um dos temas levantados durantes as discussões e criar uma música, seja para reivindicar algum direito, serviço, protesto político, etc.
Aula 3:
Os alunos poderão apresentar para a turma as composições pessoalmente ou em arquivos gravados em seu MP3, CD, DVD, etc.
O professor deverá reservar um espaço na escola para apresentação dos alunos, pode ser em uma sala especial do tipo anfiteatro ou no pátio durante o recreio. Verificar se a escola possui microfones, caixas de som e iluminação. Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresentações.
Nome | Tipo |
---|---|
Brasília | Vídeo |
Educacional. Projeto Brasília – 45 anos. Disponível em http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/PonteJK.asp
Metálica. Entrevista com o Arquiteto Alexandre Chan publicada na Revista Construção Metálica Nº60. Disponível em http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=986
Wikipédia. Ponte Juscelino Kubitschek. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Juscelino_Kubitschek
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. É importante que o professor estimule nos alunos a reflexão, o senso crítico, o respeito com os colegas, o debate, etc. Pode ser utilizado os registros escritos, as produções de música dos alunos para avaliar.
Cinco estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2012
Cinco estrelasOlá Juliana!!! Ótima ideia! há algum tempo venho pensando em trabalhar essa música. Obrigada pela ajuda.
09/04/2010
Cinco estrelasmuito boa essa aula pude ter uma noção de como dar uma aula.pois ainda não sou formado e me ajudou muito esta aula
24/03/2010
Cinco estrelasO vídeo e aula são excelentes. A educação só funciona com recursos, pois estimula o estudante a gostar de aprender.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma proposta que apresenta recursos didácticos estratégicos para a aprendizagem e compreensão acerca do tema, e isso se dá, por apresentar uma ordem sistematizada e articulada dos fatores que envolvem o principal eixo de estudo, Brasília.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito! Foi excelente, por que eu consegui elaborar uma nova metodologia que veio facilitar a exposiçao dos conteúdos de história, de modo que despertou o interesse dos alunos. Agora todos participam ativamente, e esperam ansiosos pela próxima aula. Muito bom! Eulândia
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a criatividade da Juliana; típico do pessoal de artes. Como estudante de história espero elaborar aulas com esse nível de criatividade. Ficou jóia.