22/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Não são necessários conhecimentos prévios por parte dos alunos. Entretanto, sugerimos aos professores, caso seja possível, planejar esse conteúdo em conjunto com as disciplinas de matemática (sólidos geométricos, proporção e escala), história (período colonial e influência europeia), geografia (clima, vegetação, relevo no período colonial).
Após essa atividade sugerimos a aula A arquitetura: Neoclássica ou Barroca?. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1710
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos 2 imagens:
Interior da Igreja de Santa Inês, Praça Navona, Toma, c. 1653. Francesco Borromini e Carlo Rainaldi.
Igreja da Ordem Terceira São Francisco de Assis. Nave e capela mor, 1773. Rio de Janeiro, RJ. Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito. (entalhadores)
Agora questione a turma sobre o que as imagens tem em comum e qual é a localização das Igrejas.
Após a explicação do professor sugerimos a webquest sobre o Barroco. Disponível em: < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=10704&id_pagina=1 >
Aula 02:
Os alunos deverão apresentar o resultado das webquests e o professor deverá complementar o conteúdo quando necessário.
Com base na apresentação dos alunos o professor deverá apresentar a arquitetura barroca no Brasil. Apresentar algumas obras construídas nesse período.
Fachada da Igreja de São Francisco, 1702. (Salvador-BA) Gabriel Ribeiro.
Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG). Projeto de 1766 e esculturas da entrada de 1774-75. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) – arquiteto, Domingos Moreira de Oliveira – mestre de obras.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar 1730-41 (Ouro Preto-MG). Francisco Xavier de Brito (entalhes da capela-mor, 1746).
Casa de câmara e cadeia, 1782. Mariana, MG. José Pereira dos Santos – arquiteto.
Casario co lonial, séc. XVIII. Paraty, RJ.
Atividade:
Agora que os alunos já conhecem as principais características da arquitetura barroca é hora deles colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo deverá construir um prédio histórico em escala.
Atenção Professor! Sugerimos alguns vídeos sobre a origem das cidades históricas para os grupos analisarem e observarem as características principais. Apresente os vídeos a turma e faça comentários sobre a arquitetura das cidades.
Atenção Professor:
O objetivo da atividade é recriar uma cidade histórica, seus prédios, igrejas e casarões. Sendo assim, sorteie entre os grupos os prédios a serem construídos. Solicite aos alunos os materiais necessários para realizar a atividade: papelão, isopor, papel colorido, cartolina, tesoura, cola, revistas, jornais, arame, palitos de churrasco, palitos de sorvete, tinta guache, etc.
Cada grupo deverá escolher um representante para definir o mapa da cidade. Os representantes de cada grupo deverão definir a localização de cada prédio, o tamanho/escala/proporção, materiais a serem utilizados, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
João Pessoa | Vídeo |
Cidades históricas | Vídeo |
Parati (RJ) | Vídeo |
GOMBRICH, E. H., A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
GRAÇA e PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 1999.
TIRAPELI, P. Arte brasileira. Arte colonial: barroco e rococó. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
O professor deverá reservar um espaço na escola para expor o trabalho dos alunos. Cada grupo deverá explicar o seu trabalho, os materiais empregados, as características, as dificuldades encontradas e demais experiências que sejam relevantes ao trabalho.
Atenção Professor:
Apresente para a turma os critérios avaliados para que eles fiquem cientes das competências e habilidades a serem desenvolvidas.
Sugerimos alguns critérios:
Três estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2014
Cinco estrelaslegal
01/05/2013
Duas estrelaslegal, parabens
26/08/2010
Uma estrelaEu achei interessante a dinâmica proposta pela professora, no entanto, faltou mais definição do conteúdo. Na verdade esse tem sido o grande problema dessas aulas porpostas. Falta definição e orientação na apresentação do conteúdo para o aluno construir o seu conhecimento. Eu gostaria de ver uma maquete do Barroco feita pela professora!!! Os vídeos sugeridos mais se parecem com roteiros de turismo. O tema é complexo e exige domínio por parte dos professores.
24/03/2010
Cinco estrelaslegal
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, essa interação com a história e arte, coloca aos alunos a importância das outras disciplinas, que talvez isoladamente não os veem. Os vídeos prendem mais atenção e os dexam viajando, acho que qualquer sala de aula certamente iriam adorar. Parabéns Juliana Dias.