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Como possibilitar aos alunos o reconhecimento dos elementos presentes nos mapas? (UCA)

 

19/12/2011

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos presentes no mapa;

Analisar os mapas e reconhecer os elementos presentes;

Reconhecer a importância da representação cartográfica.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento da importância e das possibilidades de representação do espaço geográfico. Para iniciar as discussões retome com os alunos as noções de limite e vizinhança e acesse a aula Alfabetização Cartográfica: visão vertical - UCA disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32472 no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

Para iniciar os estudos da orientação dos elementos presentes no mapa incentive os alunos a observarem as diferentes maneiras de representação do espaço geográfico.  Evidencie que o mapa é a representação em superfície plana e com tamanho reduzido de um determinado espaço geográfico que vai do município até o mundo, apresenta características como o limite e a forma. Sendo assim, dependendo do que representam, os mapas recebem diferentes classificações. O mapa político apresenta a divisão do território, o mapa temático trata de um tema específico (aspectos naturais, sociais ou econômicos) e o mapa histórico que apresentam fatos importantes da história local, regional, nacional ou mundial da humanidade como um todo.  

 

Para ler um mapa é preciso conhecer os elementos que permitem interpretar a sua linguagem. Esses elementos são:

  • Título: identifica o que está representado.
  • Legenda: informa sobre o significado das cores e dos símbolos: pontos, linhas, figuras, etc. Algumas vezes as informações encontram-se no próprio mapa, dispensando a legenda.
  • Orientação: indica a direção, pontos cardeais e colaterais, aparece nos mapas na com uma seta indicando o norte ou a rosa dos ventos que apresenta os pontos: cardeais - Norte (N); Sul (S); Este (E); Oeste (O) e os colaterais - Nordeste (NE); Noroeste (NO); Sudeste (SE); Sudoeste (SO)
  • Escala: indica quantas vezes o tamanho real foi reduzido para ser representado no tamanho ideal, mapa ou planta. A escala pode ser apresentada de duas formas: numérica e gráfica.

 

1. Solicite aos alunos que, com a máquina conectada à internet, acessem o mapa Político do Brasil no endereço web http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg . Instigue a observação do mesmo, realizando as seguintes perguntas:

 

brasil político

Imagem: Mapa Político do Brasil 

Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg

Acesso em: 13 de dezembro de 2011

 

  • Que elementos você observa no mapa?
  • Qual o título do mapa? Qual a importância dele na interpretação do mapa?
  • O que o mapa representa? Observe a legenda.
  • Como você chegou a tal conclusão?
  • Para que serve a escala no mapa? O que ela indica?
  • Localize a rosa dos ventos. Qual a sua função no mapa?
  • No mapa, localize o estado que você mora.
  • De acordo com o mapa, quais são os estados vizinhos ao que você mora?
  • De acordo com os pontos cardeais e colaterais, quais estados são vizinhos ao que você mora? 

 

2. No endereço web http://2.bp.blogspot.com/-R9IAaH33Ss8/TgDNRlsIwcI/AAAAAAAAAHw/KWmrmTrAC_Y/s1600/mafalda2m.png, peça aos alunos que leiam a tirinha da Mafalda.

 

mafalda 

Imagem: Tirinha da Mafalda 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-R9IAaH33Ss8/TgDNRlsIwcI/AAAAAAAAAHw/KWmrmTrAC_Y/s1600/mafalda2m.png

Acesso em: 13 de dezembro de 2011

 

Depois, peça que respondam as questões:

a. Que representação cartográfica a Mafalda está mostrando?

b. Ela diz "Porque é um modelo reduzido". Que elemento da cartografia está sendo apresentado? Explique o que significa.

c. Você concorda com o que a Mafalda pensa sobre a situação do mundo em que vivemos? Justifique.  

 

3. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook conectado à internet, acessem o site do IBGE Teen no endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/ e selecionem um mapa.

 

ibge teen mapas 

Imagem:  Mapas IBGE Teen

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/

 Acesso em:  13 de dezembro de 2011

 

Depois, peça aos alunos que realizem as seguintes observações do mapa:

  • Que elementos você observa no mapa?
  • Qual o título do mapa? Qual a importância dele na interpretação do mapa?
  • O que o mapa representa? Observe a legenda.
  • Como você chegou a tal conclusão?
  • Para que serve a escala no mapa? O que ela indica?
  • Localize a rosa dos ventos. Qual a sua função no mapa?
  • No mapa, localize o estado que você mora.
  • Analise a situação do seu estado no contexto do tema do mapa. 

 

Solicite aos alunos que enviem para seu email a atividade. Depois, encaminhe para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos mapas selecionados pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter. Não se esqueça de lembrá-los de apresentar a fonte de onde o mapa foi retirado, conforme abaixo:

 

densidade populacional 

Imagem: Mapa Brasil de Densidade Populacional

Disponível em: http://www.mapadaamerica.com/attachments/Image/mapa-do-brasil-mapa-brasil.gif

Acesso em: 13 de dezembro de 2011

 

Durante as apresentações, chame atenção para:

  • Que tipos de mapas foram os mais apresentados?
  • Que informações foram apresentadas nos mapas?
  • O que mais chamou a sua atenção?

 

4. Solicite aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, produzam um mapa para um colega da sala explicando o caminho percorrido de casa até a escola. Não esqueça de solicitar para inserir a rosa dos ventos e a legenda. Depois, troque o mapa com outro colega da sala. Analise o  mapa e procure imaginar como seria percorrer o caminho representado. Troque informações com o colega que desenhou o mapa.

 

Questione-os:

  • O mapa facilitou a localização? Por quê?
  • O que foi bom na representação cartográfica?
  • O que poderia melhorar na representação cartográfica?
  • Que elementos do mapa poderiam ser inseridos para que a representação ficasse mais completa? 
  • Seria possível encontrar o caminho utilizando a representação do colega? Justifique.
Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

Elementos do mapa. Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/elementos-do-mapa Acesso em: 13 de dezembro de 2011

Tipos de mapas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m3lAhNV6Rb0 Acesso em: 13 de dezembro de 2011

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades coletivamente;
  3. A capacidade de identificar os elementos presentes no mapa; 
  4. A habilidade  de observar e analisar a representação cartográfica;
  5. A capacidade de observar e representar o espaço vivido;  
  6.  A utilização de recursos tecnológicos;
  7. A capacidade para perceber que a leitura cartográfica possibilita o entendimento e o reconhecimento das paisagens.     
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