Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reino Vegetal: conhecendo a reprodução das plantas- UCA

 

12/12/2011

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais formas de reprodução das plantas.

Apresentar a diferenciação entre a reprodução das angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas.

Explicar como ocorre a reprodução através da polinização.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre botânica.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: navegando no conhecimento

  atividades

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, compreender como ocorre a reprodução de diferentes tipos de plantas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:

http://www.planetabio.com/clas.html

Briófitas

reprodução

Pteridófitas

reprodução

Gimnospermas

reprodução     

Angiospermas

reprodução

Fonte: http://www.planetabio.com/clas.html acesso feito dia 05/12/2011

 2ª atividade: viajando na reprodução das plantas

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 –BIOLOGIA AULA 56 - REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS E DAS ANGIOSPERMAS  - Parte 1

reprodução           

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kjqf3bhYx8Y&feature=related   acesso feito dia 05/12/2011

Vídeo 2 –BIOLOGIA AULA 56 - REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS E DAS ANGIOSPERMAS  - Parte 2

reprodução

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kjqf3bhYx8Y&feature=related   acesso feito dia 05/12/2011

Vídeo 3 –BIOLOGIA - AULA 53 - BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Parte 1

reprodução          

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mxe3I_6WUSA&feature=related  acesso feito dia 05/12/2011

Vídeo 4 –BIOLOGIA - AULA 53 - BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Parte 2

reprodução

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Wz9ITiWvN7M&feature=related  acesso feito dia 05/12/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos vídeos, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1-     Qual a semelhança entre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?

2-     Quais vegetais têm reprodução independente da presença de água?

3-     Para que serve o tubo polínico?

4-     O que são plantas espermatófitas?

5-     Como ocorre o encontro do gameta masculino e feminino nas gimnospermas?

6-     Explique o que é uma flor hermafrodita.

7-     Por que as briófitas e pteridófitas são conhecidas como vegetais intermediários?

8-     Quais são os vegetais avasculares? Explique.

9-     Quais estruturas as briófitas desenvolveram para sua sobrevivência?

10-  O que significa o nome “samambaia”?

11-Explique com suas palavras por que o xaxim está correndo risco de extinção.

3ª atividade: conhecendo a reprodução as plantas

atividades

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Reprodução das Plantas
Fonte:  http://www.mundovestibular.com.br/articles/3471/1/REPRODUCAO-DAS-PLANTAS/Paacutegina1.html  acesso feito dia 05/12/2011

Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Explique como ocorre a reprodução assexuada nas plantas.

2 – Explique como ocorre a reprodução sexuada nas plantas.

3 – O que são os microstróbilos?

4 – Como é formado o embrião nas angiospermas?

5 – Qual a diferença entre a reprodução das angiospermas, gimnospermas e angiospermas?

4ª atividade: navegando nos conhecimentos

atividades

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo para a realização dos Exercícios 1 e 2, ambos referentes à reprodução das plantas através da polinização.

A partir da realização dos Exercícios 1 e 2, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão.

reprodução         

Fonte: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm acesso feito dia 05/12/2011

reprodução

Fonte: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm acesso feito dia 05/12/2011

5ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao experimento devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento 1

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Observando os insetos nas flores Experimento prático
Recursos Complementares

Fonte: http://www.slideshare.net/danielpinheiro/reproduo-nas-plantas-1300218  acesso feito dia 05/12/2011

Fonte:   http://www.todabiologia.com/botanica/reproducao_das_plantas.htm     acesso feito dia 05/12/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.