Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Um amigo diferente? Como trabalhar a inclusão com as crianças no cotidiano escolar? (UCA)

 

16/12/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Compreender a importância dos  sentidos;
  • Respeitar e valorizar as diferenças de cada sentido;
  • Explorar uma história literária;
  • Interpretar informações;
  • Realizar pesquisas;
  • Conhecer o alfabeto Braille e instrumentos utilizados para a leitura e escrita dos deficientes visuais;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à leitura de colegas.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização. 

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

DISCUTINDO O TEMA: deficiência visual

- Professor, a pluralidade é algo muito importante a ser trabalhado na sala de aula, bem como as diferenças de cada um. Nesse sentido, esta aula tem o objetivo de contribuir com ideias de como se trabalhar com as diferenças e especificamente, com a deficiência visual.

- Nesse sentido, se em sua sala tiver algum aluno ou um familiar com deficiência visual você poderá explorar a temática buscando desenvolver com as crianças atitudes de respeito e inclusão.

- Caso não haja nenhuma pessoa com deficiência visual em sua escola, você poderá trabalhar também, pois as crianças precisam aprender desde cedo as diferenças de cada um e a respeitá-las e valorizá-las. Neste caso, você poderá introduzir o trabalho sobre a deficiência visual partindo do tema sentidos.

- Inicie sua aula organizando os alunos em uma roda de conversa e estimule-os a falarem sobre suas sensações e experienciarem os seus sentidos.

- Uma sugestão é a criação de uma “Caixa dos sentidos”, na qual você poderá levar alguns materiais para a rodinha, para que as crianças possam tocar, cheirar, degustar, ouvir e visualizar. Faça a caixa utilizando materiais que estimulem os sentidos dos alunos ao tocá-la, como lixa, algodão, perfume, dentre outros materiais.

Questione-as sobre:

 

  • Toquem o rosto de vocês. O que estão sentindo?
  • Hoje está calor ou frio?
  • Puxem o ar pelo nariz. Que cheiro vocês estão sentindo?
  • Olhem ao seu redor e me digam: o que vocês estão vendo?
  • Fiquem em silêncio e relatem que sons vocês estão escutando.
  • Que tal comer um bombom? ( Nesse momento, entregue um bombom ou bala para cada um de seus alunos e solicite que eles degustem).
  • Nossa, quantas sensações! Como será que sentimos todas elas?

 

- Mesmo se em sua sala tiver alguma criança com algum tipo de deficiência, você poderá realizar esses questionamentos, para que os alunos percebam que somos diferentes e que nem todos podemos ter as mesmas sensações.

- Em seguida, converse com as crianças sobre os cinco sentidos e diga-lhes que temos em nosso corpo órgãos responsáveis por essas sensações. Temos o nariz responsável pelo sentido do olfato, a língua que nos propicia o paladar, a pele responsável pelo tato, os ouvidos pela audição e os olhos pela visão.

- Depois, converse com eles explicando-lhes que algumas pessoas podem ser privadas de sensações por algum tipo de deficiência, como por exemplo, a visual e auditiva. Pergunte a eles se conhecem alguém que tem algum tipo de deficiência. Como nosso foco é explorar a deficiência visual, enfatizaremos essa deficiência ao longo desta aula.

- Caso em sua escola tenha alguma pessoa com deficiência visual, ou você e seus alunos conheçam algum, convide-o para uma conversa com seus alunos na qual ele poderá relatar como é ser uma pessoa com deficiência visual, suas dificuldades, facilidades e superações.

 menina lapis

Desenhando de olhos vendados:

- Proponha, como atividade de registro que seus alunos fiquem de olhos vedados e produzam um desenho. Para tanto, divida-os em duplas e peça para que um colega vede os olhos do outro para desenhar e vice-versa.

- Distribua folhas de papel A3, canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou tinta.

- Caso opte por utilizar o laptop de seus alunos, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

- Depois de desenharem, oriente-os a socializarem seus desenhos e relatarem o que sentiram com essa vivência.

- Exponha as produções dos alunos em um mural ou varal na sala de aula.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO UMA HISTÓRIA LITERÁRIA: um amigo especial

- Professor, a literatura infantil além de contemplar o imaginário, a criatividade e ludicidade do universo infantil, pode ainda ser um valioso instrumento para trabalhar diversas temáticas com os alunos.

- Nesse sentido, nossa sugestão é que você explore com eles a história “Cocoricó: um amigo especial” da autora Cristiane Pederiva, editora Melhoramentos do ano 2006. Essa história aborda a questão da deficiência visual de forma lúdica, e retrata o cotidiano de Mauro, mostrando objetos e recursos que ele utiliza para aprender e viver.

 

cocorico

Fonte: acervo da autora

Sinopse:

“Júlio convida Mauro, seu grande amigo, para ir estudar com ele na fazenda Cocoricó. A turminha conhece Mauro e fica sabendo que ele precisa de ajuda de uma bengala para caminhar e que, para escrever, usa caneta e um caderno bem diferentes. Júlio descobre que, mesmo sem enxergar as pessoas podem ler, escrever, contar histórias e brincar de coisas muito divertidas. Um amigo especial é um título da série Diferenças e Costumes, em que as histórias destacam a harmonia  na convivência entre diferentes e as relações que se formam a partir da tolerância e da boa vontade.”

Fonte: PEDERIVA, Cristiane. Um amigo especial – Cocoricó – Diferenças e Costumes. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006.

 

- Inicie o trabalho com a história explorando com seus alunos a capa do livro. Para tanto, providencie o livro e leve-o para a rodinha na sala de aula, assim os alunos poderão visualizá-lo e manuseá-lo.

- Mostre a capa do livro e estimule-os a fazer inferências, questionando-lhes:

 

  • O que tem na capa deste livro?
  • Quem o escreveu?
  • Como é que ele chama?
  • Sobre o que vocês acham que essa história fala?
  • Como são os personagens que aparecem na capa? Eles são iguais? Por que será que um deles está de óculos escuros?
  • O que ele está segurando?

 

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.

- Antes de iniciar a leitura, explore as ilustrações do livro. E a cada página questione-os sobre o que eles acham que está acontecendo.

- Posteriormente, proponha a contação dessa história. Para contar a história, você poderá utilizar fantoches, convidar outros professores para participarem da contação e se caracterizarem de acordo com os personagens, ou então, providencie o livro para utilizá-lo na rodinha.

- Após a contação da história, dialogue com seus alunos sobre:

 

  • O que vocês acharam da história?
  • Como era Mauro?
  • O fato de ele deficiente visual o atrapalhou a fazer alguma coisa?
  • O que ele usava para escrever sua redação?
  • O que é uma reglete? Vocês já viram alguma?
  • Que instrumento ele utilizava para ajudá-lo a se locomover?
  • Alguém aqui já ouviu falar em Braille? O que vocês acham que é isso?

 

- Discuta com os alunos na rodinha que as pessoas deficientes visuais utilizam os outros sentidos para perceberem o mundo a sua volta, e que Braille é um sistema de comunicação utilizado pelos deficientes visuais para se comunicar.  E diga-lhes que posteriormente vocês irão aprofundar esses questionamentos realizando uma pesquisa.

menina lapis    

Interpretando a história:

- Proponha para os alunos uma atividade de registro na qual eles poderão explorar a leitura e a escrita, bem como a interpretação de informações. Veja a seguir uma sugestão:

História : Um amigo especial

1. Preencha os espaços abaixo com os dados da história que se pede:

Título:

Autor (a):

Editora:

Ano de publicação:

2. Marque um X para as alternativas corretas:

A história se passa em uma:

(   ) escola                          (   ) praia                    (   ) fazenda

O personagem Mauro é deficiente:

(   ) auditivo                                        (    ) visual              

A deficiência de Mauro está relacionada à qual sentido?

(   ) tato       (   ) paladar    (   ) olfato    (   ) visão      (    ) audição

Para se locomover Mauro utiliza uma:

(   ) muleta            (   ) cadeira de rodas            (    ) bengala

Para escrever manualmente Mauro utiliza uma:

(   ) reglete                                            (   ) caneta

3. Por que Mauro e Julio preferiram brincar no paiol ao invés de brincar no quintal?

 

4. Como Mauro fez para reconhecer Caco, saber que ele estava com fome e que a vovó tinha feito um bolo?

 

  Outras sugestões de atividades que podem ser trabalhadas a partir da história:

 

  1. Ilustrar a parte da história que mais gostou;
  2. Inventar e escrever outro final para a história;
  3. Disponibilizar imagens da história para que eles coloquem em sequência;
  4. Desenhar Mauro e descrever suas características;
  5. Confeccionar fantoches dos personagens;
  6. Procurar em revistas e jornais, imagens de pessoas portadoras deficiências e montar um painel;
  7. Produzir um texto a partir de imagens da história;
  8. Dentre outras.

 

 menino tarefa

Professor, solicite que seus alunos levem seus laptops para casa e realizem a seguinte atividade:

 1) Convide seus familiares para brincar de cabra-cega. Para tanto, uma pessoa deverá vedar os olhos e tentar encontrar as outras que estão na brincadeira. Lembre-se de realizar a brincadeira em um espaço amplo e seguro, evitando assim que alguém se machuque, pois estarão de olhos vedados.

2) Vocês poderão fotografar a brincadeira utilizando a Webcam localizada na área de trabalho de seu laptop. Depois, peça ajuda de seus familiares para produzirem um texto contando sobre a vivência com a brincadeira. Para tanto, vocês poderão utilizar Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para registrarem. Depois, deverão salvar em um arquivo para socializar na próxima aula com os colegas.

 

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO

- Professor, reserve esse momento para que os alunos socializem a tarefa de casa. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha, mostrar as fotos e lerem os textos que produziram sobre a vivência com a brincadeira cabra-cega.

- Lembre-se de reforçar a importância de valorizar os sentidos que possuímos, de respeitar e auxiliar as pessoas com algum tipo de deficiência.

- Em relação aos deficientes visuais, são orientações relevantes de se trabalhar com seus alunos:

  • Dialogue normalmente com a pessoa deficiente visual, sem alterar a voz e a velocidade da fala;
  • Antes de ajudar alguém com essa deficiência, pergunte como ele quer que você haja;
  • Ao explicar a direção a um deficiente visual, seja claro e específico. Identifique obstáculos no caminho;
  • Para guiar uma pessoa cega, segure-a pelo braço de preferência cotovelo ou ombro.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

menino pesquisa 

PESQUISANDO EM SALA...

- Professor, são muitas as informações para abordar sobre a deficiência visual com seus alunos. Você poderá propor uma pesquisa na internet, para que as crianças procurem saber sobre os instrumentos utilizados por pessoas deficientes visuais para ler, escrever, fazer cálculos, dentre outros. Para tanto, eles deverão acessar os sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Você também poderá levá-los até o Laboratório de Informática de sua escola para que façam a pesquisa. Poderá também convidar um professor especialista em Educação Especial, que trabalhe ou tenha trabalhado com deficientes visuais, para que ele conte sua experiência e leve materiais para que os alunos possam visualizar.

Veja alguns sítios nos quais você poderá pesquisar com seus alunos questões relativas a deficiência visual:

 

  1. No sítio http://www.lerparaver.com/node/146, você encontra explicação de como surgiu o Braille.

“Por volta de 1815 a França andava envolvida em múltiplas guerras. As constantes mensagens que circulavam não podiam ser lidas de noite já que, para tal, era necessária luz, o que despertaria o inimigo. Assim, o oficial de artilharia Charles Barbier, inventou um processo de escrita em relevo, por pontos, que pudesse ser lida com os dedos, sem necessidade de luz. Chamou-se a esse sistema escrita noturna. Louis Braille, que cegara aos três anos por acidente, em 1812, encontrava-se a estudar na Instituição Nacional dos Jovens Cegos de Paris quando teve conhecimento da escrita noturna. Entrou logo em contacto com Charles Barbier, estudou o seu sistema, aperfeiçoou-o e reduziu-o para seis pontos. Este novo método tornou-se universal sob o seu nome: Método da Escrita Braille, que se resume na célula Braille”.

 

alfabeto braille

Fonte:  http://www.lerparaver.com/node/146

 

2. Neste sítio http://www.youtube.com/watch?v=8b3RW3OcH2o&feature=related você encontra um vídeo apresentando o alfabeto Braille.

imagem braille 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8b3RW3OcH2o&feature=related 

 

3. O sítio http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/braille.htm disponibiliza imagens e explicações sobre instrumentos utilizados pelos deficientes visuais para ler e escrever.

“O braille é um sistema de escrita utilizado por nós cegos. Ele recebe o nome de seu inventor ( Louis Braille), que também era cego, e com 15 anos inventou o sistema. O braille é composto por 6 pontos em relevo, que formam 63 combinações. Com ele é possível fazer letras, números, símbolos químicos e matemáticos”.

A escrita do Braille pode se realizar por várias maneiras:

 

Reglete e o punção: A pessoa prende o papel na reglete, e com o punção vai fazendo a combinação de pontos que formam as letras.

 

reglete

 

Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/braille.htm

 

Máquinas de datilografia: Existem muitos modelos de máquinas de datilografia. Com elas o trabalho se torna muito mais rápido que na reglete, pois a pessoa não precisa fazer ponto a ponto com o punção.

ultima  

Fonte:  http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/braille.htm

Com o avanço da informática, já é possível produzir um Braille com ótima qualidade em impressoras especiais. Também já é possível imprimir gráficos, o que não era possível nas máquinas de datilografia.

 informatica

Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/braille.htm

 

4. O sítio http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/soroba.htm dispõe a imagem e explicação sobre o sorobã (aparelho de cálculo e utilizado para registrar números).

soroba

Fonte:  http://intervox.nce.ufrj.br/~fabiano/soroba.htm

 

- Ao final da pesquisa, converse com seus alunos explicando-lhes que apesar de terem esses materiais muitas escolas não os disponibilizam, e muitas crianças cegas não têm condições de adquirir esse material. Essa deve ser uma luta não somente dos deficientes visuais mais de todos nós, pois todos ganham com essas oportunidades de aprendizagem.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

COMO DEFICIENTES VISUAIS: aprendendo novas técnicas e arte

- Professor, para finalizar esse trabalho sugerimos duas atividades nas quais os alunos poderão vivenciar e aprender técnicas utilizadas pelos deficientes visuais.

Dinâmica: aguçando os sentidos

- Professor, para essa dinâmica providencie instrumentos musicais como: reco-reco, apito, tambor, flauta, dentre outros. E tiras de tecido preto para vedar os olhos dos alunos.

Como fazer:

1. Divida os alunos em dois grupos. Em um dos grupos será vedado os olhos dos alunos, e no outro cada aluno receberá um instrumento musical.

2. Leve os alunos para um lugar amplo e sem obstáculos, ou então afaste os móveis da sala de aula para que eles não se machuquem durante a dinâmica;

3. Os alunos que estão com os instrumentos deverão se espalhar pela sala e os que estão com os olhos vedados devem encontrá-los utilizando os outros sentidos, especialmente o da audição, pois os alunos estarão tocando os instrumentos para serem encontrados.

4. Troque os alunos de grupo de forma com que eles se revezem vedando os olhos e tocando os instrumentos;

 

- Ao final da dinâmica, peça que eles relatem na rodinha quais estratégias e sentidos eles utilizaram para encontrar os amigos, mesmo estando com os olhos vedados.

menina fimando

- Eles poderão filmar a brincadeira utilizando a Webcam que está localizada na área de trabalho de seus laptops. Ou então fazer um desenho sobre a dinâmica.

 

Desenhando como os deficientes:

- Inicie esta atividade solicitando que os alunos vejam o vídeo “Ensino do Desenho para crianças Cegas - Diele Fernanda”. Para tanto, eles deverão acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=decBO5FjjMk  por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet). No vídeo são mostradas técnicas de pintura e desenho utilizadas com crianças cegas, e você poderá realizar algumas com seus alunos.

 

pintura

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=decBO5FjjMk

 

- Lembre-se que eles deverão estar com os olhos vedados para vivenciarem a ausência da visão.

- Para esta atividade, você deverá providenciar telas de pintura, alfinetes, barbante ou lã, pincel, lápis de escreve e de cor, tinta e papel.

- Convide um professor de artes de sua escola para lhe auxiliar nesse trabalho propondo um trabalho interdisciplinar. Fotografe ou filme esse momento, utilizando a Webcam que está localizada na área de trabalho de seus laptops.

Exemplos de técnicas apresentadas no vídeo:

  1. Espetar os alfinetes em uma tela de pintura no formato de algum desenho com coração, árvore, formas geométricas, dentre outros. E solicitar que os alunos coloram, pintem ou contornem a forma feita com alfinetes.
  2. Colar barbantes ou pedaços de lãs em uma tela de pintura ou no papel, em formato de algum desenho e solicitar que os alunos coloram, pintem ou contornem a forma feita com a lã ou barbante, formando assim seus desenho.

- Para finalizar, faça uma exposição com os desenhos dos alunos e as fotos desse momento. Eles vão adorar!

Recursos Complementares

Alguns filmes para trabalhar em suas aulas:

  1. Além dos meus olhos;
  2. A primeira vista;
  3. A cor do paraíso;
  4. Ray Charles (musical);
  5. Encontro às escuras;
  6. Silencio (drama);
  7. Surdos, cegos e loucos (comédia);

Livro:

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Editora: Companhia das letras. 1995.

Artigo:

http://proavirtualg28.pbworks.com/w/page/18670719/ESTRAT%C3%89GIAS%20DO%20ENSINO%20DE%20ALFABETIZA%C3%87%C3%83O

Documentário: As cores das flores

http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam a importância dos  sentidos, especialmente o da visão, se respeitaram e valorizaram as diferenças de cada um, exploraram a história literária interpretando informações contidas nela,  realizaram pesquisas e conheceram o alfabeto Braille e instrumentos utilizados para a leitura e escrita dos deficientes visuais.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • alessandra nascimento, Escola Pastor Wartenberg , Rio Grande do Sul - dijo:
    alessandra@tca.com.br

    21/07/2014

    Cinco estrelas

    Trabalho muito bem desenvolvido. Parabéns, todas as etapas são perfeitas.


  • Nivia Ester, E. M. Profª Aurea Paula de Souza e E. E P. Elidio Duque , Minas Gerais - dijo:
    niviaestrela@yahoo.com.br

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    As sugestões são excelentes. Estava muito preocupada de como desenvolver atividades no projeto do pacto de teve como tem norteador deficiência auditiva, visual e física, mas ao procurar na net encontrei estas aulas maravilhosas neste site que é super criativo e interessante.


  • patricia, cei mel , Paraná - dijo:
    patty.batistadriano@hotmail.com

    30/05/2013

    Cinco estrelas

    otima aula, farei de tudo para conseguir trabalhar esse tema com meus alunos de 4anos...


  • ana, secretaria de educacao e cultura , Goiás - dijo:
    anacarolinebrandao@gmail.com

    05/02/2013

    Cinco estrelas

    ótimas dicas! adorei! PARABÉNS PELA INICIATIVA!


  • mileide dias, centro de apoio e desenvolvimento social , São Paulo - dijo:
    mileidedias@globomail.com

    29/10/2012

    Quatro estrelas

    As ideias de atividaDES FOI MUITO BOA E VAI ME AJUDAR BASTANTE. obrigada


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.