Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Área de figuras planas

 

12/05/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular área de figuras planas
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Operações básicas •Unidades de medidas
Estratégias e recursos da aula
1 – Em sala de aula

               Olá professor, vamos conversar um pouco sobre área de figuras planas. Coloque uma situação simples para que seus alunos possam aplicar este conteúdo, como por exemplo: 
               Em uma reunião de uma Associação de Pais e Mestre de uma determinada escola, decidiu-se que o piso das salas de aula seriam trocados. Para isto coletaram as seguintes informações:
                    • A escola possui 16 salas de aula. Cada sala tem as seguintes dimensões 3,2 m comprimento e 2,8 m de largura.
                    • A cerâmica a ser adquirida mede 40 cm por 40 cm. Ela custa R$ 4,35 o metro.
               Pergunta-se:
                    • Quantos metros da cerâmica a Associação deverá adquirir?
                    • Esta quantidade equivale a quantas peças?
                    • Qual será o custo desta compra?


2 – Laboratório de informática

               Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html. Será mostrada a tela abaixo onde o aluno deverá informar o seu nome.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_01.jpg

               Professor, o aplicativo coloca uma situação onde deverão ser feitos cálculos para determinar a quantidade de piso para revestir a sala, o quarto e a cozinha de uma casa. Para isto ele deverá clicar com o mouse no ambiente sala, para escolher o tamanho do piso.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_02.jpg

               Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse no espaço “O que é área?”. Neste espaço eles aprenderam o conceito de área e como calcular área de figuras planas. Oriente-os para que observem e registrem:
                    • o conceito de área de figuras planas;
                    • as unidades de medidas de área;
                    • a adequação destas unidades de medidas de áreas ao objeto que se pretende medir;
                    • as fórmulas para cálculo de área das figuras apresentadas (quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_03.jpg

               Após esta navegação, peça aos seus alunos que clique na opção “Voltar para planta baixa” e em seguida selecione o ambiente “sala”. Nele eles deverão escolher um tipo de piso que irá revestir a sala, o quarto e a cozinha. Existem cinco tipos de medidas para as dimensões da sala, cada vez que esta opção for selecionada, serão modificadas as dimensões da sala e dos tipos de piso. Professor, peça aos seus alunos que:
                    • Façam e registrem o calculo valor da área da sala;
                    • Façam e registrem o calculo valor da área de cada tipo de piso;
                    • Observem e comparem as unidades de medidas da sala e de cada tipo de piso;
                   • Provoque um rápido debate perguntando a eles: “Como faremos para calcular a quantidade de piso na sala?”. Peça a eles que registrem todas as idéias que surgirem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_04.jpg
 

               Depois eles selecionaram um tipo de piso e fizeram os devidos cálculos, agora deverão informar a quantidade de peças do piso serão necessárias para revestir a sala. Após informar, clique com o mouse em “Confirmar”.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_05.jpg

               O aplicativo informará se o valor da quantidade informada esta correto. Peça a eles que cliquem com o mouse em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_06.jpg e repita o procedimento para os cálculos do quarto e da cozinha.

 

3 – Atividade prática

               Professor seria interessante colocar uma atividade prática para seus alunos. A situação colocada para motivação dos alunos no início da aula. Peça a eles que:
                    • Utilizando uma trena, meçam e registrem as dimensões da sala de aula.
                    • Calculem a área da sala de aula.
                    • Supondo que a cerâmica que vai ser colocada na sala tenha as mesmas dimensões, quantos metros de cerâmica deverá ser adquirido?
                    • Esta quantidade corresponde a quantas peças?
                    • Qual será o custo?
 

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ANA PAULA DAMO DE MORAES, EE SILVIO FERREIRA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    anapauladamo@gmail.com

    16/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa!!!


  • José Peixinho de Macedo, Colégio Estadual Senhor do Bonfim , Bahia - dijo:
    jpeixinho12@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua aulatrabalhei esse conteudo com meus alunos, pedi que eles fizessem um banco de dados com as medidas dos lados de alguns espaços dentro da escola: canteiros, quadra, corredores, depois pedi para desenhar o que mediram e nomearem geometricamente, então, passaram a calcular as áreas de acordo com a formula de cada figura. O interessante foi que encontramos varias figuras geometricas e tentei associar cada figura com o real.


  • Jane Lilian Mello Nogueira, PREF MUN DE SAO JOSE DOS CAMPOS , São Paulo - dijo:
    janelilianmn@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a sua aula. Trabalhei este assunto com os meus alunos e medimos tudo que havia dentro da sala, calculando a sua área.Depois fizemos a mesma coisa no pátio.Eles gostaram muito.


  • Anderson Aguiar, EE Newton Prado , São Paulo - dijo:
    andersonde.aguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o aplicativo. Coloca o aluno numa situação concreta, desafiando-o a resolver as questões sobre área...


  • Rafael Gomes Paulino, Escola Estadual Sao Francisco de Asssis , Mato Grosso - dijo:
    rafa05157@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sr Professor: Sua aula é muito interessante, tendo em vista que os alunos irão fazer trabalhos práticos. Parabéns.


  • Valmir da Conceição Lima, E M E F ROSALIA CORREIA , Pará - dijo:
    valmirlimamathe@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI DA SUA SUGESTÃO DE AULA.


  • Sandra Matos, ISNTITUTO ESTADUAL DE ED. WILSON CAMARGO , Rondônia - dijo:
    masandio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI DA SUA SUGESTÃO DE AULA


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.