Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)

 

16/12/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos.
- Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade.
- Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão.
- Enriquecer seu vocabulário por meio da linguagem oral e escrita.
- Conhecer e explorar novos recursos para a criação de uma história em quadrinho;
- Realizar práticas de leitura e escrita contextualizadas;
- Trabalhar a estrutura textual (inicio, meio e fim).
 

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - Seis (6) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é importante dialogar com os alunos e resgatar o que eles sabem sobre a linguagem de quadrinhos. É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA


Professor, utilize a "caixa surpresa" para motivar os alunos. Coloque gibis dentro dela e depois de explorá-la dialogue com os alunos sobre a linguagem de quadrinhos. Aproveite o momento da rodinha, organize a sala; afaste as carteiras e solicite que assentem-se no chão. Inicie perguntando-lhes quais gibis eles conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis.
A ideia de trabalhar com as histórias em quadrinhos surgiu da necessidade em usarmos um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as aprendizagens em relação a alguns temas, além de promover a evolução no processo da construção da escrita.
Além disso, a linguagem simples e extrovertida dos quadrinhos pode ser um bom incentivado para a leitura.
Para isso, em um primeiro momento,  mostre a eles uma história em quadrinhos, impressa em tamanho ampliado, para uma melhor visualização. Conte-lhes a a história com a devida entonação de cada balão.
Para este momento a sugestão é uma história que envolve amizade, respeito, acessibilidade e inclusão que, chama-se: “A corrida”.
Solicite que utilizem os seus laptops UCA, com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e acessem os quadrinhos. Estes são os quadrinhos 1,7 e 9 da história, mas a versão completa encontra-se em: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/corrida.htm.


           a corrida 1 a corrida 2

 a corrida 3

 
Fonte das imagens: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/corrida.htm (acesso em 08/12/2011)
Depois, questione-os:
- O que vocês entenderam da história?
- Como é estruturada uma história em quadrinhos?
- Por que vocês acham que elas têm esse nome?
- Quando leram a história, vocês perceberam alguma diferença entre os quadrinhos?
- Quais seriam essas diferenças?
- Alguém sabe como se chamam esses barulhos como “PRRRIII!” e o que significam?
- Olhem os balõezinhos, eles mudam de formato e de tamanho de letra conforme a fala? Será por quê?
- Dentre outras.
Ao final, distribua gibis para que os alunos possam manusear e realizar tentativas de leitura.
Deixe que explorem bastante, troquem e conversem entre si, compartilhando percepções.

 
2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
ENTENDENDO MELHOR UMA HISTÓRIA


Uma história em quadrinhos possui elementos específicos, não perceptíveis em outros tipos de textos, pois sua intenção é reproduzir a fala. Por isso, fatores como as onomatopéias ou falas que possuem divergências linguísticas em relação à gramática, podem aparecer.
Outro aspecto importante é o significado de cada balão, indicando: pensamento, cochicho, grito, dentre outros.
E, conhecer estes recursos é essencial para que, no próximo momento, possam criar sua própria história.
Assim, compartilhe com eles o texto: “Como fazer uma história em quadrinhos”. Esse texto está disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html (acesso em 10/12/2011)
Nele, os alunos poderão entender a necessidade de um roteiro, como diagramar, possibilidades de desenho, o significado de cada recurso, dentre outros. Veja algumas imagens:


           baloes baloes onomatopeias


Fonte das imagens: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html  (acesso em 10/12/2011)
Por último, discuta com eles o que entenderam, destaques alguns balões e seus significados, converse sobre as onomatopéias, ou a escrita do som, e o que significam.
Onomatopéia significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das Onomatopéias. Alguns exemplos práticos:


 onomatopeia


Fonte: http://meganakas.blogspot.com/2011/04/o-que-e-onomatopeia.html


3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
A PRÉ- CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA


Para que os alunos conheçam melhor as etapas de confecção de uma história em quadrinhos, ou HQ.
Para isso, a sugestão é a exibição de um vídeo, com 6:13 minutos, para acompanharem dicas de criação de HQs. Este vídeo encontra-se disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo  (acesso em 10/12/2011) e poderá ser acessado com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Professor, solicite aos alunos, que em seus cadernos de Língua portuguesa realizem a seguinte atividade:

 

uca- atividades

PARA SE CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRECISAMOS DE UM ROTEIRO. ASSIM, PARA AJUDAR NESSA CRIAÇÃO, ESCREVA O QUE ESTÁ PENSANDO SOBRE:


1- ESCOLHA UM TEMA PARA A SUA HISTÓRIA, COMO POR EXEMPLO: AMIZADE, ESPORTE, COMIDA, BRINCADEIRA, PASSEIO, OU OUTRO QUE ACHAR INTERESSANTE.
TEMA: ___________________________________


2- QUEM SERÃO OS PERSONAGENS? UTILIZE QUANTOS PERSONAGENS QUISER.
 

PERSONAGEM 1:
NOME: __________
IDADE: __________    

PERSONAGEM 2:
NOME: __________
IDADE: __________

 

PERSONAGEM 3:
NOME: __________
IDADE: __________    

PERSONAGEM 4:
NOME: __________
IDADE: __________


3- CRIE O ROTEIRO DA SUA HISTÓRIA, PENSANDO:
ONDE ACONTECERÁ A HISTÓRIA?___________________________________________________________________________
INÍCIO:

_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
ACONTECIMENTO PRINCIPAL:

_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
FIM:

_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________

POR ÚLTIMO, PENSE NO NOME DA SUA HISTÓRIA:
NOME: _________________________________________________________



4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
FAZENDO A HISTÓRIA


Professor, este é o momento da aula onde você poderá perceber o quanto os alunos estão interessados e motivados em escrever.  Isso porque, o trabalho com gibis motiva os alunos a criarem, a serem autores. Por meio de uma linguagem lúdica eles têm a possibilidade de fantasiar, de dar vida a seus personagens e de estruturar seu pensamento.

A sugestão é que antes de fazerem uma história em quadrinho no computador, para que não fiquem confusos, que criem sua história no papel.
Assim como no vídeo do momento anterior, diga a eles que não é necessário caprichar nos desenhos ou colorir, pois passarão a limpo depois, utilizando os laptops do programa UCA. Apenas é preciso prestar atenção nas falas, observar se estão usando os recursos que aprenderam, como formatos dos balões e onomatopéias.
Depois, solicite que troquem com os amigos as atividades, para que um possa corrigir as falas da história do outro.


5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
TRABALHANDO COM O PROGRAMA HAGÁQUÊ


Professor, existe um programa de computador, que pode ser utilizado no sistema operacional Linux Educacional 3.0, ou seja, o sistema dos computadores do programa UCA, e que os alunos adorarão utilizá-lo para criar sua história em quadrinho. Esse, chama-se HagáQuê.
Para isso, primeiro é necessário baixar o programa, disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/. Você poderá utilizar o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Atenção: como será preciso que cada aluno baixe o programa em seu Classmate, conforme o nível de alfabetização dos alunos, talvez seja necessário imprimir as imagens do passo a passo, para que consigam instalar. Se preferir, imprima os passos e mande como tarefa de casa a instalação, assim cada aluno terá um adulto para orientá-la.
Para isso, todos os passos poderão ser encontrados, detalhadamente, em uma página da internet, que ensina como instalar o Hagáquê no Linux Educacional 3.0:
http://pt.scribd.com/doc/16568788/Tutorial-Instalacao-do-Hagaque-no-Linux-Educacional


ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:
Antes de baixar, é necessário fazer a inscrição, conforme figura abaixo:

Sitio HQ 1  

 
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/  (acesso em 11/12/2011)
Logo após, baixe o programa, seguindo as informações do sítio, conforme imagem:


hq download


Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ (acesso em 11/12/2011)
Ao final, é só realizar os desenhos e escrever as falas, lembrando que a história em quadrinho já está pronta no papel, conforme imagem abaixo:

HQ


 
Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/historias/Uma_ilha_perdida-pagina1.html (acesso em 11/12/2011)


A  sugestão para este momento, para finalizar o trabalho com  histórias em quadrinho e valorizar o trabalho dos alunos, é a criação de um gibi da turma.
Assim, como os gibis tradicionais, o nosso gibi será composto por várias histórias, uma de cada aluno.
Para isso, imprima as histórias, em número suficiente para que cada aluno tenha seu gibi, recorte e cole, de forma que se assemelhe a um gibi.
As capas poderão ser criadas pelo aluno que será dono daquele gibi.
O nome do gibi poderá ser escolhido por meio de sugestões dos alunos, seguida de votação.

Recursos Complementares

http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm
http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/21/display/0,5912,-21-98-861-,00.html

Professor, para complementar sua aula, você poderá usar jogos com personagens de gibis, como jogo da memória da Turma da Mônica. Para isso, acesse o sítio:http://sitededicas.uol.com.br/software.htm

Avaliação

Uma vez que a proposta desta aula é que os alunos sejam os autores, a sugestão de avaliação segue essa mesma linha, ou seja, os alunos sendo os autores da avaliação.
Assim, a sugestão é que, num primeiro momento, façam a autoavaliação, que avaliem a sua própria participação e envolvimento no processo.
Posteriormente, solicite que digam se gostaram da aula, do tema escolhido, de serem autores de uma história em quadrinho, se o trabalho possibilitou entender melhor como se cria uma história, dentre outras perguntas que achar pertinente.
Porém, ao longo do trabalho, esteja atento, se conseguiram estabelecer uma sequência lógica de pensamento, observando começo, meio e fim e se os processos de leitura e escrita foram facilitados e significativos para os alunos.
 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 18 calificaciones

  • Cinco estrelas 15/18 - 83,33%
  • Quatro estrelas 3/18 - 16,67%
  • Três estrelas 0/18 - 0%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.