Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos caçar um tesouro aqui na nossa escola?

 

15/12/2011

Autor y Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

As crianças de quatro anos a cinco anos de idade, da Educação Infantil, poderão:

- Experimentar os movimentos de equilíbrio de uma forma lúdica; e

- Ampliar o “leque” de experiências com o corpo e o movimento.

Duração das atividades
A atividade será dividida em duas etapas, compreendendo cerca de 30 minutos, cada uma delas, com um total de aproximadamente 60 minutos. Importante perceber o interesse das crianças e as pistas que elas nos dão ao longo da atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula poderá ser mais significativa dependendo da forma como o professor a propõe. O momento requer que o professor se incline para um “mergulho” no imaginário infantil, isto é, perceber o movimento das crianças às propostas, a faixa etária e as suas curiosidades.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:“ Opa! Tem pirata na área, vamos caçar um Tesouro?”

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Material:- Mapa do tesouro (qualquer papel cortado, sem forma específica, que pode ou não receber uma chama de fogo nas suas bordas, para dar um tom de envelhecido, ou ainda um tecido no qual possa ser feito um desenho);

-Pistas (pedaços de papeis, com a mesma semelhança do mapa quanto a não especificidade, com pistas que estão conciliadas umas às outras. Exemplo: a 1ª pista remete ao lugar no qual estará a 2ª e assim por diante); 

-Roupas e apetrechos para o Pirata (tapa olho, pano para colocar na cabeça, uma mão de gancho, dentre outros);

-Uma Ponte e dois blocos, podendo ser 02 tijolos (uma trave retangular para sobrepor a dois tijolos);

-Colchonetes;

-Confetes (pedaços de papel prateado picado).

PropostaNeste início de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma peça teatral. Convida as crianças displicentemente, meio que sem intenção para fazer outra atividade. Na verdade, a proposta deste dia com as crianças será a de uma caça ao Tesouro.            

O professor deve articular com alguém, de preferência alguém desconhecido às crianças para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um braço de gancho, cordões, pano na cabeça etc.).

O(A) convidado(a) deverá fazer uma encenação como se levasse um grande susto ao ver as crianças. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo, e vai embora, não aparecendo mais, encerrando-se assim a participação deste personagem na proposta. Porém, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1ª pista, e convida as crianças de uma forma desafiadora e instigante para “Caçarem um Tesouro.

Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas serão dirigidas para áreas do local onde será desenvolvido o “Caça ao Tesouro”. A cada novo local, as crianças serão desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equilíbrio, expressão corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avançam para a pista seguinte até acharem o Tesouro, finalizando, assim, esta etapa. As pistas deverão estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crianças, acompanhando a leitura e seus conhecimentos com as letras e frases. 

Os espaços escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crianças ao perigo. Em cada momento, as propostas poderão ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observações do professor  quanto ao interesse das crianças. Segue abaixo sugestões de pistas e desafios, podendo o professor propor outras:

A primeira pista estará junto com o Mapa do Tesouro.

 

 "A Primeira Pista está escondida em tal lugar... Porém, para vocês irem adiante, vocês terão de passar por esta ponte perigosa. Depois as crianças deverão ir de mãos dadas." 

 

   equilibrio

                  Foto 1: Crianças passando na “Ponte Perigosa”.

Acervo Pessoal.

 

"Parabéns o tesouro está próximo! Porém, para vocês avançarem, deverão passar por estes desafios na Montanha: Rolar 1 a 1, Rolar 2 a 2 e imitar uma cobrinha se arrastando.

 

  crianças rolando

Foto 2: Crianças rolando na "Montanha".

Acervo pessoal.

 

A segunda pista estará escondida perto de um lugar a que a primeira pista a remeteu.

Estamos chegando ao nosso Tesouro, porém, neste momento, o Pirata mandou as crianças imitarem bichos: Borboletas, sapos, caranguejos, leões e dar um susto nos professores....

 

Crianças imitando bichos

                  Foto 3: Crianças e professores imitando bichos.

Acervo Pessoal.    

 

A terceira pista estará escondida perto de um lugar a que a Segunda pista a remeteu.

 

Etapa 2: “Vamos brincar com o Tesouro do pirata?”

MaterialCorda de nylon medindo, no mínimo, 04 metros de comprimento, sendo o mais grossa possível, e canetas hidrocor.

Duração: Em torno de 30 minutos, dependendo do interesse das crianças.

Local: Parque, pátio ou quadra. Recomenda-se que o local seja agradável.

Proposta: O tesouro será desvendado na roda com as crianças num tom de vitória e descoberta em parceria (o professor deve estar atento ao que percebeu durante a proposta e, neste momento, ressaltar com o grupo). Sugerimos, como Tesouro, um pote de uma gostosa salada de frutas para ser degustada ao final (que pode ser feita em conjunto com as crianças em momento anterior à atividade) e uma corda de Nylon bem grossa de, mais ou menos, 04 metros de comprimento, e umas canetas de hidrocor.

            O professor provoca as crianças, perguntando-lhes o porquê das canetas e da corda, instigando-as a pintar a corda, com os desenhos que quiserem, com o intuito de fazê-la parecer com uma grande cobra. Neste momento, o professor pode se apoiar nas sugestões nos Recursos Complementares para mostrar às crianças as diferentes cobras, bem como comentar com elas a respeito de onde vivem estes animais, seus hábitos e do que se alimentam.

            Depois de a cobra estar pintada, o professor propõe algumas brincadeiras, por exemplo:

 

 

                   Crianças pulando uma cobrinha agitada

                              Foto 4: Crianças saltando a Cobrinha

                              Acervo pessoal

 

 

          crianças por baixo

                       Foto 5: Crianças passando por baixo da cobra perigosa

   Acervo Pessoal.

 

Ao final das estripulias, as crianças são convidadas a sentarem na roda para degustarem o pote de salada de frutas e conversarem como se sentiram nesta caça ao tesouro do pirata. 

Recursos Complementares
Avaliação

No final, após compartilharem a salada de frutas, o professor convida as crianças para uma última roda e instiga uma conversa sobre as experiências que elas tiveram, como estas ocorreram e se algum desafio foi difícil no início, ou se ficaram com receio etc.

Em seus registros, o professor avalia como as crianças reagiram às propostas, e como foi a interação e a movimentação do grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.