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Evoluindo conceitos

 

16/09/2008

Autor y Coautor(es)
Roberto Ternes Arrial
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças Machado de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Enunciar mecanismos que promovem surgimento ou desaparecimento de espécies; • Reconhecer os organismos como descendentes de ancestrais comuns.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de genética.
Estratégias e recursos da aula

Professor, trabalhe com os alunos a atividade do roteiro “A evolução dos palitos”:

 

 

Recomendamos que estude o roteiro com antecedência, e que faça um plano inicial, gerando um “mapa” de referência (conforme exemplificado no roteiro). Leve em consideração a quantidade de alunos da sua sala.

Trabalhe todos os conceitos que o roteiro sugere: convergência evolutiva, especiação, homologia, analogia, ancestralidade, extinção e fósseis. Ainda que os alunos só tenham a tarefa de fazer um traço em um desenho, além da cópia que mantém para si, peça que observem o que seus outros colegas estão fazendo e que prestem atenção na ordem que o desenho está seguindo.

Professor, escreva no quadro-negro o mapa que registra o caminho que o desenho está percorrendo, ou seja, a seqüência de alunos percorrida.

DICA: A anotação dos nomes dos alunos no quadro-negro pode servir também como chamada, dessa forma o professor já ganha algum tempo com a atividade.

Fique atento aos desenhos que estão surgindo. Se achar a ocasião oportuna, sugira um evento de extinção em massa. Não há como prever qual desenho irá evoluir na atividade, mas sugerimos alguns eventos de extinção em massa que o professor pode introduzir:

Glaciação: elimina desenhos com traços “soltos”, distantes do eixo principal (sentem mais frio), e seleciona aqueles mais compactos, com estruturas mais circulares.
Terremotos: seleciona organismos que possuem estruturas que podem permitem o vôo. Elimina aqueles que possuem muitas patas.
Enchentes: seleciona espécies com adaptações para vida aquática.
Meteoro: elimina aleatoriamente os organismos.
Escassez de alimentos: privilegia os organismos maiores, que possuem mais reservas, e elimina os menores.
Surgimento da caça social: indivíduos menores aprendem a caçar em bandos, com isso os organismos maiores são extintos.
Doença por vírus ou bactéria: elimina aleatoriamente apenas uma ramificação de espécie.

ATENÇÃO: Lembre-se que os alunos não devem saber que estão desenhando organismos, pois isso torna a seleção natural dirigida, com um propósito, o que não ocorre na Natureza. Portanto, apenas diga o efeito que a extinção em massa teve (por exemplo: os maiores são extintos e os maiores permanecem), e deixe a explicação do fenômeno para o final da atividade (por exemplo: aquele evento foi uma escassez de alimentos).

Ao final da atividade, peça que cad a aluno pregue seu desenho em cima de seu nome, no quadro, usando a fita adesiva. Revele aos alunos que eles estavam desenhando organismos. Tem-se, nesse caso, um cladograma, mostrando todos os eventos evolutivos das espécies. Agora, peça que os alunos dêem nome a seus organismos de acordo com o que eles parecem (por exemplo: caranguejo, árvore, lagarto), e identifiquem quais foram extintos, onde as espécies surgiram e se diferenciaram. Peça que seus alunos criem termos para nomear esses eventos, com suas próprias palavras, e que citem características que permitam identificar e diferenciar os eventos. Auxilie os alunos com desafios e perguntas para que eles percebam os diferentes eventos, por exemplo: qual dos desenhos poderia ser um fóssil? Qual organismo seria o mais complexo? E o mais “evoluído”?

ATENÇÃO: Professor, lembre-se: analisando espécies contemporâneas não existe o “mais evoluído” e “menos evoluído”, já que todos estão no mesmo ponto de evolução, que é seu estado atual. Além disso, essa comparação de animais quanto a grau de evolução induz ao raciocínio de que a evolução e a seleção natural são direcionadas, com um propósito, levando ao final do processo a um organismo de forma perfeita. Tal raciocínio contradiz as mais básicas premissas da Teoria da Evolução de Darwin e costumam ser típico de argumentos de defensores do Criacionismo e Design Inteligente, dois campos não científicos.

Já familiarizados com os termos, o professor apresenta então aos alunos os termos científicos (explicados ao final do roteiro de atividades “Evolução dos palitos”), definidos por consenso na literatura científica. Nesse momento, podem ser apresentados também termos que dificilmente os alunos tenham abordado, tais como homologia e analogia.


Atividades complementares

Um conceito fundamental da teoria evolutiva que não é tratado detalhadamente por essa aula é a seleção natural, que pode ser aprofundada pela animação “Selecionando moscas” (disponível em: http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto _lis.php). Os alunos exterminam as moscas, sendo que as mais difíceis de exterminar são as que possuem a mesma cor do fundo da animação, com isso a “seleção natural” (ou seja, habilidade do aluno em visualizar e clicar sobre as moscas) privilegia as moscas com a mesma cor do fundo. Além do reforço na consolidação do conceito de seleção natural, uma atividade pode ser proposta envolvendo uma compar ação entre a atividade do roteiro e a animação. Ao final seria elaborado um roteiro respondendo às perguntas: quem está agindo como seleção natural em cada uma das atividades? O que os organismos herdam de seus ancestrais nas atividades? Quais eventos evolutivos podem ser observados em cada um? Que características, em cada atividade, promove a seleção ou a extinção das espécies?

 

Avaliação

Professor, peça que cada aluno escolha algum dos organismos no final do cladograma, ou seja, no topo da escala evolutiva. O aluno deve elaborar um relatório contando a história evolutiva dessa espécie, isto é, quais eventos ocorreram até que se desse seu surgimento. Oriente-o que esse relatório deve ser escrito com as palavras do aluno, usando os conceitos aprendidos em sala, e esse texto eles estarão escrevendo para uma pessoa que não entende nada de evolução, por isso todos os termos que eles usarem devem vir explicados (por exemplo, por um glossário ao final do texto).
Essa atividade deve ser para casa e pode ser feita com consulta ao livro didático, se o aluno sentir necessidade.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Avaliação
Relatório individual - veja texto para mais detalhes.
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