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Criança pequena também faz pintura?

 

21/12/2011

Autor y Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flor

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Em contato com várias formas de pintar, o aluno, na faixa etária de um a três anos de idade, vivenciará diferentes situações de aprendizagem, nas quais poderá:

- Experimentar diferentes sensações e texturas;

- Conhecer cores;

- Desenvolver formas pessoais de expressão;

- Fazer escolhas;

- Aprender possibilidades de fazer artístico que contribua na construção da identidade, da autonomia e da autoestima; e

- Aprender a trabalhar coletivamente, interagindo com uma ou mais crianças, compartilhando um mesmo espaço ou um mesmo suporte a ser pintado.  

Duração das atividades
30 minutos cada aula, sendo que cada momento terá a duração de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem oral minimamente desenvolvida e interação entre os alunos, pois, para esta aula, é importante que os alunos já estejam adaptados ao grupo e à escola.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

 1º momento - Contando a história.

            O professor organiza o grupo de crianças em uma roda, na sala ou em outro lugar agradável, como embaixo de uma árvore num dia quente e ensolarado, e conta a história do livro: “Qual é a cor?”. O professor mostra as imagens do livro, permitindo que as crianças vejam e toquem as suas imagens e girem a roda interativa, na qual aparecem diferentes cores. 

livro

Fonte: http://www.cms.com.br/site/detalhes.php?id_prod=80&acao=1 ,acesso em17/12/2011.

 

2º momento- Experimentando grude colorido - pintura com as mãos.

            O professor prepara o grude com antecedência ou solicita a ajuda a outro adulto para preparar. Pesando nas sensações, é interessante que as crianças usem o grude quando este ainda estiver morno.Receita do grude pode ser encontrada na aula,"Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado".Disponível no seguinte endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37736 .

             Esta pintura poderá ser feita diretamente sobre uma mesa ou utilizar folhas de cartolina ou papel pardo, único para todos as crianças.

            O professor deve dividir o grude em porções pequenas e, com a ajuda das crianças, colori-lo usando gotinhas de corante alimentício, o qual as crianças poderão misturar utilizando uma colher. Para facilitar a escolha das cores e a autonomia das crianças, o grude colorido deverá ser oferecido em pequenas tampinhas/potes distribuídos pelas mesas.  A proposta é que a pintura sobre a mesa ou o papel seja feita com os dedos e as mãos. Durante a atividade, é importante que o professor faça a mediação para que haja rodízio das tampinhas com o grude colorido entre as crianças, e para que eles tenham contato físico com o material. Algumas crianças, às vezes, no primeiro contato com o grude, não ficam à vontade para tocá-lo, por isso o professor deve estar atento e, se necessário, oferecer inicialmente um “instrumento intermediário”, que poderá ser um palito, uma colher, um pincel etc. e, aos poucos, ir incentivando a deixá-lo de lado e ter o contato direto com mãos e dedos.

            Caso a opção da pintura seja diretamente sobre a mesa, o professor poderá, ao final da pintura, fazer a técnica de impressão. Esta técnica se dá da seguinte forma: coloca-se uma folha A4 sobre a pintura, gravando a pintura no papel.  Neste caso, a folha deverá ser identificada com o nome da criança e, em seguida, colocada num local para secar.

            Para valorizar a produção da criança, assim como, trabalhar sua autoestima, o professor deve expor os trabalhos na sala ou em local próximo, identificando-os, mostrando-os as crianças e conversando sobre a atividade realizada. 

aulas  pintura

 Criança de 2 anos de idade, fazendo pintura com as mãos.

Fonte: arquivo pessoal da autora, NDI-UFSC, 2011

 

Aula 2

            Para esta aula, deverá haver uma criança que faça aniversário próximo àquela data, portanto, o professor deverá  identificar a data de aniversário de cada criança do grupo previamente.

 

1º momento - Vendo, ouvindo e cantando.

            O professor convida as crianças para assistirem o seguinte vídeo: “Aniversário”, do grupo “Palavra Cantada” (site indicado nos recursos complementares desta aula). Depois de assistirem o vídeo, o professor instiga as crianças a falarem sobre o que assistiram, da seguinte forma: “Do que se tratava o vídeo?”; “Quem já fez aniversário?”; “Quantos anos cada criança tem?”;  “Quem já assoprou velinha?”; “Quem já cantou parabéns?”. A partir disso, o professor os convida para cantar “parabéns”, bater palmas e dançar, para, em seguida, explicar que logo haverá um colega do grupo de aniversário (identificando o nome do primeiro aniversariante do grupo) e, por isso, eles organizarão uma pintura para preparar o presente.

 

2º momento- Vamos pintar o presente de aniversário?

1) Para esta atividade, o professor deverá solicitar, anteriormente, aos familiares da criança aniversariante, uma camiseta para fazer uma pintura. Caso a família não tenha condições para adquirir uma camiseta nova, poderá trazer uma que a criança já tenha em casa, explicando que será feita uma pintura coletiva pelos colegas do grupo para se tornar um presente de aniversário.

2) Antes de iniciar a atividade com as crianças, o professor deve preparar a camiseta colocando um papelão ou uma revista dentro, dobrando as sobras para baixo e prendendo-as com fita crepe ou adesiva. A camiseta precisa ficar firme sobre a revista. A tinta a ser oferecida nesta atividade será a tinta de tecido, distribuída, em pequenas quantidades, em tampinhas, e oferecida as crianças juntamente com um pincel pequeno.

3) Muito além de preparar um presente de aniversário para as crianças, esta atividade pode ter por objetivo desconstruir a ideia da extrema valorização comercial, na medida em que o presente pode ser construído ou personalizado pelos próprias crianças; de trabalhar a autoestima, na medida em que o professor e todo o grupo estarão pensando especialmente no aniversariante, no que ele gostaria que fosse feito na sua camiseta, nas cores que gostaria etc.; e ainda, trabalhar a identidade por meio do dia de aniversário de cada um, do desenho resultando um trabalho coletivo.  Para tanto, o professor deve explicar que o presente será feito coletivamente, que cada criança vai pintar um pouquinho, e terá o nome de todos do grupo. Como as crianças para os quais esta aula está sendo pensada são ainda bem pequenas, e a camiseta também é pequena, a pintura deverá ser feita por poucas crianças ao mesmo tempo, o que ajudará a trabalhar a capacidade de esperar a vez de participar da atividade.  Após a pintura, a camiseta deverá ser colocada para secar.

            Esta atividade foi organizada e planejada em novembro de 2011, junto com grupo de crianças de dois anos, no NDI-UFSC, da professora Regina Ingrid Bragagnolo. A atividade teve como objetivo a construção de uma camiseta para as crianças. Abaixo apresentamos algumas fotos.

mãos limpas

Criança com camiseta, NDI -UFSC 2011.

Fonte: arquivo pessoal da autora.

 

pintura pincel  

Criança de 2 anos de idade pintando a camiseta.

Fonte: arquivo pessoal da autora, NDI-UFSC, 2011

 

Aula 3

 

1º momento – Comemorando o aniversário

O professor explica ao grupo que chegou o dia de comemorar o aniversário de determinada criança. Lembra-lhes de quantos anos ela está fazendo e convida o grupo para cantar “parabéns”. Se for possível, o professor poderá providenciar, com a escola, um pequeno bolo, simples, adequado para crianças pequenas, e uma pequena vela, para cantar “parabéns”, e convidar cada um para dar um abraço no aniversariante.

 

2º momento – Hora do presente

            O professor convida o grupo para presentear o aniversariante com a camiseta pintada. É interessante o professor ter embalado a camiseta como um presente de modo que as crianças consigam identificar que elas ajudaram a fazer.  Após presenteado, a criança aniversariante é convidada a vestir a camiseta e, o professor ajuda as crianças a localizarem suas pinturas e reconhecerem seus nomes, valorizando cada pintura, cada criança e enfatizando o trabalho.

camiseta  

Vestindo a camiseta, aluno aniversariante de 2 anos.

Fonte: arquivo pessoal da autora, NDI-UFSC, 2011.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=oI1mwsIqXM4&feature=related

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37736 

Avaliação

 O professor poderá avaliar se os alunos participaram e se envolveram nas atividades que foram oferecidas; se conseguiram identificar pelo nome seus amigos do grupo e se o aluno aniversariante mostrou-se satisfeito com seu presente. 

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