21/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano e Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | História | Transporte e comunicação no caminho da globalização |
Ensino Médio | História | Cultura |
O aluno irá aprender sobre as novas tendências da Arte no mundo e a sua relação com as novas tecnologias. Por intermédio de alguns trabalhos, como o de Lewis Lavoie, os estudantes poderão identificar uma nova corrente da Arte que une o poder de reprodutibilidade da Era da Informação com a criatividade sem fronteiras dos artistas contemporâneos de um mundo globalizado.
Para uma boa execução da aula, os alunos deverão ter uma base de conhecimento sobre Globalização, Era da Informação e Arte.
Introdução
No século XX, Walter Benjamin nos alertou sobre uma nova conjuntura em que a arte se estava inserindo: Começamos a ser capazes de reproduzi-la (a arte) de forma sistemática, possibilitando que boa parte da população mundial tivesse acesso a ela através de fotos e cinema, por exemplo. No entanto, essa reprodutibilidade trazia, também, seu malefício ao não trazer com suas cópias o prazer de presenciar a obra no local.
Recentemente esta capacidade de reprodução da arte foi além. Com o advento do computador e da Internet, podemos, por meio de poucos cliques, acessar obras famosas de museus longínquos. Apesar da fácil acessibilidade aos clássicos da arte, não paramos de produzir arte; mas alguns artistas abusam dessa condição para retrabalharem essas obras e criar as próprias.
Aula 1
Primeiramente, o professor exibirá para os alunos, com o auxílio de um retroprojetor, uma imagem de arte famosa. Optamos aqui por trabalhar com “A Criação de Adão”, de Michelangelo, para aproveitá-la em aulas posteriores.
Fonte: (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/God2-Sistine_Chapel.png) - Autor: Michelangelo Buonarroti.
Exposta a imagem, o professor deverá começar as problematizações com certas perguntas:
- O que é isso?
- Alguém conhece a imagem? O autor? A época da imagem?
- Se a imagem é tão antiga e está em um museu tão distante, como conseguimos acesso a ela?
- Se fosse possível, vocês gostariam de vê-la pessoalmente? Por quê?
O professor deverá direcionar estas perguntas de maneira que se estabeleça um debate entre ele e os alunos, dando oportunidade a que os estudantes deem suas opiniões. Apesar da liberdade do debate, certos assuntos deverão aparecer nas discussões e, se bem sistematizados pelo professor, estes assuntos serão essenciais para as próximas aulas. São eles:
- Identificar que é uma arte de um pintor italiano de centenas de séculos atrás;
- Identificar que o afresco está a milhares de quilômetros de distância (na Capela Sistina de Roma);
- Entender que temos acesso a esta arte, primeiramente, porque podemos capturá-la em imagem através de máquinas de fotografar e, secundariamente, porque vivemos na Era da Informação, na qual o acesso à informação, de qualquer tipo, é facilitado por intermédio do computador, da Internet e de um mundo globalizado, conectado. (Esta parte deverá ser sistematicamente trabalhada, já que é o cerne da discussão);
- Entender que, mesmo podendo vê-la através do computador ou de fotos, a sensação de presenciá-la é ainda única.
Aula 2
Na segunda aula, o professor deverá expor o quadro de Lewis Lavoie (abaixo) e deverá recomeçar as perguntas:
Fonte: (http://www.muralmosaic.com/adam.html) Autor: Lewis Lavoie.
- Alguém reconhece a imagem? O autor?
- Já viram alguma imagem similar?
- O que esta imagem tem de diferente? De singular?
Dificilmente os alunos conhecerão o autor e não se espera isso deles. No entanto, eles deverão fazer a ligação entre esta imagem e a apresentada na última aula. Caso não consigam isso de forma alguma, o professor deverá mostrar, mais uma vez, “A Criação de Adão” e instigar os alunos a reconhecerem o rosto de Adão neste novo quadro.
Para a terceira pergunta, os alunos deverão reconhecer que se trata de vários quadros pequenos que formam, juntos, um quadro maior.
Após a discussão, o professor deverá apresentar o vídeo do autor da obra, pintando-a (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=x_O3PHfun18&feature=player_embedded).
Depois do vídeo, o professor deverá retomar a discussão com algumas perguntas-chave:
- Por que o autor conseguiu reproduzir parte da obra de Michelangelo?
- De quais recursos ele precisou para isso?
- Isso pode ser considerado arte?
As respostas deverão contemplar as ideias anteriormente citadas: os estudantes deverão perceber o uso da tecnologia como forma de divulgação da Arte antiga e da Arte atual. Como forma de finalizar a segunda aula, seria interessante uma rápida discussão sobre Arte.
Aula 3
Na terceira aula, o professor deverá propor aos alunos que façam uma Exposição sobre Arte Globalizada. O professor poderá dividir a sala em grupos; cada um ficará encarregado de um tema (Arte Antiga; Reprodutibilidade da Arte; Era da Informação e Divulgação de Arte; Trabalhos Contemporâneos).
Esta Exposição poderá ser feita por meio de murais espalhados pela escola ou em um blog produzido pelos alunos.
A aula será destinada à produção de textos e ideias dos alunos sobre a Exposição e sua pesquisa na Sala de Informática.
- Arte Globalizada, disponível em:
http://educa-tube.blogspot.com/2009/05/arte-globalizada.html
A avaliação poderá ser feita em duas etapas: a participação nas discussões das primeiras aulas e a produção da Exposição.
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