Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Livro ou filme? Quais as diferenças entre os livros que viraram filmes?

 

16/12/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estimular a leitura de livros impressos e/ou digitais
  • Traçar paralelos entre livros e filmes
  • Discutir as diferenças entre livros e os filmes baseados neles
Duração das atividades
6 horas-aula ( de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio trabalhado pelo professor

Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Livros de literatura
  • Vídeos
  • Data Showconectado à Internet
  • Laptops Classmateconectados à Internet
  • Programa K Presenter

 

Estratégias

Atividade 1 - Contextualizando o assunto

O professor deverá apresentar pôsteres de alguns filmes e perguntar aos alunos qual a relação entre eles. (Todos eles foram baseados em livros)

Os filmes sugeridos são

  • Tropa de Elite (baseado em livro homônimo deRodrigo Pimentel)
  • Menino Maluquinho (baseado em livro homônimo de  Ziraldo)
  • Crônicas de Nárnia ( baseado em livros de Clive Staples Lewis)
  • O Senhor dos Anéis ( baseado na saga criada por  J. J. R Tolkien)
  • Xuxa em o mistério de Feiurinha (baseado em O Fantástico Mundo de Feiruinha de Pedro Bandeira)
  • O Código Da Vinci ( baseado em livro homônimo de Dan Brown)
  • Um amor para recordar ( baseado no romance de Nicholas Sparks)
  • Saga Harry Potter ( baseada na saga de J.K. Rowling)
  • Saga Crepúsculo ( baseada na saga de Stephenie Meyer)
  • Inocência ( baseado no romance de Visconde de Taunay)
  • Marley & Eu  ( baseado em Marley & Eu - A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo de John Grogan)
  • Bruna Surfistinha ( baseado em O Doce Veneno do Escorpiao: O Diário de uma Garota de Programa de Raquel Pacheco
  • Diário de um banana ( baseado no livro Diário de um banana: Rodrick é o cara, do autor e cartunista Jeff Kiney)

Tropa de Elite

Imagem disponível em http://tropa-de-elite-wallpaper-02.softonic.com.br/

 

Menino Maluquinho

Imagem disponível em http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-menino-maluquinho-o-filme-nacional/

 

Bruna Surfistinha

Imagem disponível em http://praverpralereouvir.blogspot.com/2011/02/bruna-surfistinha-personagem-nao.html

O código Da Vinci

Imagem disponível em http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/o-codigo-da-vinci-tom-hanks-295.html

 

Saga Crepúsculo

Imagem disponível em http://sagacrepusculobrasil.blogspot.com/

 

Crônicas de Nárnia

Imagem disponível em http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/As-Cronicas-de-Narnia-The-Chronicles-of-Narnia-The-Lion-the-Witch-and-the-Wardrobe--63717/

 

Marley & Eu

Imagem disponível em http://gbdowncompartilhar.blogspot.com/2011/05/marley-eu.html

 

Um Amor para recordar

Imagem disponível em http://bmvds.blogspot.com/2011/10/frases-de-filmes-um-amor-para-recordar.html

 

Diário de um banana

Disponível em http://capascomedia.blogspot.com/2010/12/diario-de-um-banana.html

 

  • Professor, apresente todas as imagens mesmo que os alunos tenham descoberto qual a relação entre elas.

 

Atividade 2 - Discussão das imagens

O professor deverá propor uma discussão sobre os livros que viraram filmes. Para conduzir essa discussão, o professor poderá fazer perguntas, tais como:

  • Qual (is) do(s) filme(s) apresentado (s) você já assistiu?
  • Qual (is) do(s) livro(s) apresentado (s) você já leu?
  • Quem já leu o livro e assistiu a um filme conseguiu ver alguma diferença entre o livro e o filme? Se sim, qual?
  • Você acha que é possível manter a fidelidade do livro em um filme?

 

Atividade 3 - Divisão dos livros e filmes entre os grupos

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por ler um livro e depois assistir a um filme. Eles poderão escolher entre os livros / filmes apresentados ou então um da lista abaixo:

  • Triste fim de Policarpo Quaresma ( de Lima Barreto)
  • A hora da estrela ( de Clarice Lispector)
  • Cidade de Deus ( de Paulo Lins)
  • O Primo Basílio ( de Eça de Queirós)
  • Lucíola ( de José de Alencar)
  • Feliz Ano Velho ( de Marcelo Rubens Paiva)
  • O Guarani ( de José de Alencar)
  • Macunaíma ( de Mário de Andrade)
  • O Primo Basílio ( Eça de Queirós)

 

Para ajudá-los nessa escolha, o professor poderá também apresentar o site http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2131#, o qual contém trechos e sinopses dos livros e filmes.

lLivros que viraram filmes

  • Professor, ao escolher os livros que os alunos deverão ler considere a realidade da biblioteca da sua escola e/ou das bibliotecas públicas da sua cidade. Os livros escolhidos devem ser de fácil acesso para que os alunos possam, de fato, lê-los.

 

 

Atividade 4 - Leitura dos livros

A leitura dos livros pode ser feita na biblioteca da escola, desde que todos os livros possam ser encontrados lá e em quantidade o suficiente para os alunos. Caso contrário, o professor deverá solicitar aos alunos que leiam os livros em casa e estipular uma data para a apresentação da atividade.

Na leitura do livro, os alunos deverão observar a descrição das personagens, do cenário, da época, a noção de tempo (cronológico ou psicológico) e depois compará-los com os filmes.

 

 

Atividade 5 - Assistir aos filmes

Essa atividade deverá ser feita extra classe.

 

 

Atividade 6 - Apresentação das comparações entre livros e filmes

Os alunos deverão elaborar uma apresentação no KPresenter, a qual deverá  conter a sinopse do livro e as possíveis adaptações do filme, além de responder às seguintes perguntas:

  • Há semelhanças físicas entre os personagens do livro e os do filme?
  • O filme foi fiel ao livro? Se não, o que foi diferente?
  • Você gostou da adaptação do filme?
  • Na opinião do grupo, o fato de ler o livro antes influencia na maneira de ver o filme?
  • O grupo prefere o livro ou o filme? Por que?

Os grupos deverão apresentar trechos dos filmes para fundamentar suas afirmações.

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para sugerir a seus alunos lista de livros e download grátis de livros.

Avaliação

Todo o processo de leitura dos livros, elaboração da apresentação, escolha das cenas a serem apresentadas deverá será levado em consideração, bem como a apresentação feita ao final.

Os alunos deverão ser avaliados individualmente e a partir de critérios como:

  • comprometimento,
  • criatividade na apresentação,
  • demonstração de que leu o livro.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.