16/12/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio trabalhado pelo professor
Recursos
Estratégias
Atividade 1 - Contextualizando o assunto
O professor deverá apresentar pôsteres de alguns filmes e perguntar aos alunos qual a relação entre eles. (Todos eles foram baseados em livros)
Os filmes sugeridos são
Imagem disponível em http://tropa-de-elite-wallpaper-02.softonic.com.br/
Imagem disponível em http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-menino-maluquinho-o-filme-nacional/
Imagem disponível em http://praverpralereouvir.blogspot.com/2011/02/bruna-surfistinha-personagem-nao.html
Imagem disponível em http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/o-codigo-da-vinci-tom-hanks-295.html
Imagem disponível em http://sagacrepusculobrasil.blogspot.com/
Imagem disponível em http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/As-Cronicas-de-Narnia-The-Chronicles-of-Narnia-The-Lion-the-Witch-and-the-Wardrobe--63717/
Imagem disponível em http://gbdowncompartilhar.blogspot.com/2011/05/marley-eu.html
Imagem disponível em http://bmvds.blogspot.com/2011/10/frases-de-filmes-um-amor-para-recordar.html
Disponível em http://capascomedia.blogspot.com/2010/12/diario-de-um-banana.html
Atividade 2 - Discussão das imagens
O professor deverá propor uma discussão sobre os livros que viraram filmes. Para conduzir essa discussão, o professor poderá fazer perguntas, tais como:
Atividade 3 - Divisão dos livros e filmes entre os grupos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por ler um livro e depois assistir a um filme. Eles poderão escolher entre os livros / filmes apresentados ou então um da lista abaixo:
Para ajudá-los nessa escolha, o professor poderá também apresentar o site http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2131#, o qual contém trechos e sinopses dos livros e filmes.
Atividade 4 - Leitura dos livros
A leitura dos livros pode ser feita na biblioteca da escola, desde que todos os livros possam ser encontrados lá e em quantidade o suficiente para os alunos. Caso contrário, o professor deverá solicitar aos alunos que leiam os livros em casa e estipular uma data para a apresentação da atividade.
Na leitura do livro, os alunos deverão observar a descrição das personagens, do cenário, da época, a noção de tempo (cronológico ou psicológico) e depois compará-los com os filmes.
Atividade 5 - Assistir aos filmes
Essa atividade deverá ser feita extra classe.
Atividade 6 - Apresentação das comparações entre livros e filmes
Os alunos deverão elaborar uma apresentação no KPresenter, a qual deverá conter a sinopse do livro e as possíveis adaptações do filme, além de responder às seguintes perguntas:
Os grupos deverão apresentar trechos dos filmes para fundamentar suas afirmações.
Professor, acesse os sites abaixo para sugerir a seus alunos lista de livros e download grátis de livros.
Todo o processo de leitura dos livros, elaboração da apresentação, escolha das cenas a serem apresentadas deverá será levado em consideração, bem como a apresentação feita ao final.
Os alunos deverão ser avaliados individualmente e a partir de critérios como:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!