20/12/2011
Augusto Carvalho Borges
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
O aluno poderá compreender um pouco melhor as contradições de um dos primeiros saltos modernizadores da cultura brasileira nos anos 20 e 30 no Brasil. Estudando um caso exemplar, como o de Humberto Mauro, pode revelar alguns traços importantes do caráter ambíguo e, por isso mesmo rico, do processo de modernização no Brasil.
Uma sugestão é que esta aula seja dada após a sugestão de aula já postada no Portal do Professor "Modernização e Cinema no Governo Vargas" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28817). A aula apresenta um contexto da época, além de introduzir o cinema como um instrumento carregado de um sentido modernizador.
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Nas aulas, o professor usará, basicamente, como recursos didáticos:
• Filmes de época (ficções ou documentários);
• Textos da época (sobre cinema e cultura brasileira).
(Será, portanto, necessário o uso do Laboratório de Informática da escola com acesso à Internet e uma Sala de Projeções.)
Atividade 1
O professor deve começar a atividade exibindo o filme "Cine Mauro- Cataguases, trem e cachoeira" de Eduardo Yep, que descreve um pouco do cenário cultural de Cataguazes à época de Humberto Mauro.
Cine Mauro- Cataguases, trem e cachoeira
Em grupos os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre alguns pontos cruciais para se entender o nascimento do cinema produzido no interior de minas gerais nos anos 20 e 30:
Aula 1)
1) os modernistas de cataguases:
Capa do primeiro número da Revista Verde, obra dos modernistas de Cataguases
http://www.nossacasa.net/imagens/145.jpg
Humberto Mauro (de paletó cinza, debruçado na escada) recebe os jovens da “Verde” durante a filmagem de “Sangue Mineiro”.http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com/tumblr_lce38dC7SP1qf4470o1_1280.jpg?AWSAccessKeyId=AKIAJ6IHWSU3BX3X7X3Q&Expires=1324036062&Signature=FeA%2Bj24YWtsQ4Dd3LlpNzdOEJak%3D
2) O início do cinema no Brasil:
Exemplo Regenerador (1919) - José Medina
(imagem: http://www.bcc.org.br/sites/bcc.org.br/files/imagecache/0.80x0.80/images/FB_0028_017.jpg)
trecho: http://youtu.be/hJ9f89zsoLE
Acabaram-se os otários (1929)
trecho: http://youtu.be/tFD3_H5pQeo
- São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeni
trecho: http://youtu.be/UZo0mMuWp_E
3) A modernidade no Brasil:
Locomotiva da Leopoldina Railway, um dos ícones da dinamização dos transportes à época.
O pai de Humberto Mauro era funcionário da companhia inglesa.
http://www.solariseditora.com.br/img/ef_93.jpg
Na foto de Wesley Duke Lee de São Paulo em 1931 podemos percebem que já nessa época os centros urbanos cresciam rapidamente.
http://d.i.uol.com.br/album/wesley_duke_lee_f_001.jpg
ícone da modernidade, o cinema técnico hollywoodiano era um dos paradigmas estéticos da modernidade.
No Brasil dos anos 20 e 30 a influência do cinema americano já era enorme. Na imagem Fred Asteire e Ginger Rogers.
http://www.linternaute.com/cinema/diaporama/07/couples-cinema/astaire-rogers.jpg
O Brasil já se esforçava para criar o seu próprio star system editando no esforço de personagens como Adhemar Gonzaga suas primeiras publicações sobre cinema.
http://www.linternaute.com/cinema/diaporama/07/couples-cinema/astaire-rogers.jpg
Aula 2) Apresentação dos trabalhos: os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisa para a turma. Deverão utilzar-se de vídeo, imagens e texto para tentarem expor e contextualizar os temas propostos pela atividade. O professo deverá estimular o grupo com perguntas, tentado fazer com que a turma tenha uma visão mais claro sobre o cenário de modernização do Brasil nos anos 20 e 30, tendo em vista o cinema como um elemento importante dessa época. Deverá ser entregue um trabalho escrito por grupo.
Aula 3)
Atividade 2) É sugerido ao professor exibir o seguinte filme Humberto Mauro (1975), de David Neves:
- Humberto Mauro (1975), David Neves
Humberto, já na sua velice, retorna às antigas paisagens de sua infância para filmar.
É importante que o professor discuta o filme com os alunos:
- Por que será que Mauro é considerado o "pai" do cinema brasileiro?
- Ao final do filme os entrevistados afirmam que Mauro foi o primeiro a fazer filme tipicamente brasileiros. O que seria isso? Um cinema brasileiro?
- Em uma época, como vimos, tão pautada na modernidade técnica, no cinema americano, o que significava fazer filmes com a cara do Brasil?
Aula 4) Começar a aula com alguns trechos de filmes de Humberto Mauro:
- O descobrimento do Brasil (1937) - Humberto Mauro
trecho: http://vimeo.com/17128498
- A velha a fiar (1964) - Humberto Mauro
(imagem: http://3.bp.blogspot.com/_rFT6uTVZSjE/TJFIvaIuzqI/AAAAAAAACFI/1Ke-m2-2MWw/s1600/avelha.jpg)
filme completo: http://vimeo.com/20520305
Engenhos e Usinas (1954) - Humberto Mauro
(imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5CvKOFPSUKo/RvdKSCQ13BI/AAAAAAAAAEk/Hyp0lZ5XuxY/s400/hm1.jpg)
- Carro de Bois (1975) - Humberto Mauro
filme: http://vimeo.com/20661869
Humberto Mauro em meio à câmera de cinema e os animais.
http://www.pmvg.com.br/Patrimonio_HumbertoMauro2_arquivos/image012.jpg
O professor deverá discutir com os alunos as questões levantadas na aula anterior.
- Como e por que estes filmes parecem ser filmes tão importantes para o cinema brasileiro?
- Qual a importância de se falar de temas rurais em plena modernização brasileira? O que parecia estar ficando para trás com a modernização como ela estava sendo feita no Brasil?
- Especialmente em Engenhos e Usinas, será que não há nesse filme alguma crítica a modernização brasileira?
- Qual a importância destes filmes?
O alunos deverão entregar individualmente uma redação que consiga sintetizar uma opinião sobre a importância histórica do cinema de Humberto Mauro, abordando os temas do cinema, da modernização e da crítica brasileira (feita pelo cinema de Mauro) à modernidade.
introdução:
- Um documentário bem completo que pode servir como auxiliar ao professor é o Luz de Minas de Sérgio Amzalak:
parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=gnOE_OBzddc
parte 2: http://youtu.be/LTKsLJTdwlE
parte 3: http://youtu.be/4YW4UZayxnU
Para uma contextualização do cinema brasileiro nos anos 1920 é sugerida a seguinte mostra da Programadora Brasil:
http://www.programadorabrasil.org.br/programa/38/
Atividade 1)
- Sobre os modernistas de cataguases: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9192/5656
- Sobre a revista Verde: http://www.cataguasesviva.com/revista_verde.html ou ainda http://www.uel.br/revistas/boitata/volume-11-2011/B1105.pdf
- Sobre o cinema no Brasil dos anos 20: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v25n49/a08v2549.pdf ou ainda http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=64:a-questao-da-industria-cinematografica-brasileira-na-primeira-metade-do-seculo&catid=35:histcinema&Itemid=67
-Sobre a modernização brasileira dos anos 20 e 30: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/imburana/article/viewFile/848/781 ou ainda http://www.ufrgs.br/decon/publionline/textosprofessores/fonseca/caxambu1.pdf
- Sobre a revista Cinearte: http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89:cinearte-o-cinema-brasileiro-em-revista-1926-1942&catid=42:historia-no-cinema-historia-do-cinema&Itemid=67
- Para visualizar a coleção completa das revistas de cinema da época Cinearte e Scena Muda: http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/busca_revistas.html
Atividade 2)
Sobre Humberto Mauro e Glauber Rocha: http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/hmauro.htm
Sobre Humberto Mauro: http://www.mnemocine.com.br/aruanda/hmauroamoncaio.htm
A avaliação deve ser constante. O professor deverá estar atento a participação dos alunos nos debates em sala. Haverá um trabalho escrito em grupo, e um individual. A correção deverá ser feita levando em consideração os pontos descritos nas atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!