Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Humberto Mauro e os primeiros anos do cinema brasileiro

 

20/12/2011

Autor y Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Augusto Carvalho Borges

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá compreender um pouco melhor as contradições de um dos primeiros saltos modernizadores da cultura brasileira nos anos 20 e 30 no Brasil. Estudando um caso exemplar, como o de Humberto Mauro, pode revelar alguns traços importantes do caráter ambíguo e, por isso mesmo rico, do processo de modernização no Brasil.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Uma sugestão é que esta aula seja dada após a sugestão de aula já postada no Portal do Professor "Modernização e Cinema no Governo Vargas" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28817). A aula apresenta um contexto da época, além de introduzir o cinema como um instrumento carregado de um sentido modernizador. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Humberto Mauro mudou-se de Volta Grande, Minas Gerais, em 1910. A sua família, composta por imigrantes italianos, talvez buscassem inserir-se em um dos mais plurais ciclos culturais, políticos e econômicos do Estado de Minas Gerais de então: a cidade de Cataguases. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, Humberto Mauro, o “pai do nosso cinema”, como certa vez o chamou Glauber Rocha, só viria a se interessar pela então jovem técnica cinematográfica muitos anos mais tarde, já adulto. Antes, Humberto Mauro formou-se como engenheiro. Tendo herdado a paixão pelo conhecimento técnico de seu pai Caetano Mauro, um ajudante de engenharia da Leopoldina Railway, Humberto, ainda em 1914, ingressou na Escola Livre de Engenharia em Belo Horizonte. Cursou apenas um ano, tendo largado o curso por dificuldades financeiras. De volta a Cataguases, permaneceu pouco tempo por lá. Mudou-se mais uma vez, dessa vez para a então capital federal, o Rio de Janeiro, onde completou os seus estudos. Por lá, ele se empregou nas modernas empresas vinculadas ao fornecimento de energia elétrica, à época a Light e a Volt- Ampère. No início dos anos 1920, de volta a Cataguases, abriu sua própria oficina dedicada à engenharia elétrica e à eletrônica.
 
 
cataguases]
Cataguases em 1932, foto de Pedro Comelo.

 

DESENVOLVIMENTO 

 

Nas aulas, o professor usará, basicamente, como recursos didáticos:   

• Filmes de época (ficções ou documentários);

• Textos da época (sobre cinema e cultura brasileira).   

(Será, portanto, necessário o uso do Laboratório de Informática da escola com acesso à Internet e uma Sala de Projeções.)    

 

 

Atividade 1

O professor deve começar a atividade exibindo o filme "Cine Mauro- Cataguases, trem e cachoeira" de Eduardo Yep, que descreve um pouco do cenário cultural de Cataguazes à época de Humberto Mauro.

 

Cine Mauro- Cataguases, trem e cachoeira

http://youtu.be/ZYeRkc3pghs

 

Em grupos os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre alguns pontos cruciais para se entender o nascimento do cinema produzido no interior de minas gerais nos anos 20 e 30:

 

Aula 1)

1) os modernistas de cataguases:

verde

Capa do primeiro número da Revista Verde, obra dos modernistas de Cataguases

http://www.nossacasa.net/imagens/145.jpg

 

mauro 1

Humberto Mauro (de paletó cinza, debruçado na escada) recebe os jovens da “Verde” durante a filmagem de “Sangue Mineiro”.http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com/tumblr_lce38dC7SP1qf4470o1_1280.jpg?AWSAccessKeyId=AKIAJ6IHWSU3BX3X7X3Q&Expires=1324036062&Signature=FeA%2Bj24YWtsQ4Dd3LlpNzdOEJak%3D

 

2) O início do cinema no Brasil:

Exemplo Regenerador (1919) - José Medina

medina

(imagem: http://www.bcc.org.br/sites/bcc.org.br/files/imagecache/0.80x0.80/images/FB_0028_017.jpg)

trecho: http://youtu.be/hJ9f89zsoLE

 

Acabaram-se os otários (1929)

acabaram-se

(imagem: http://1.bp.blogspot.com/_hMJK8Zj2t5E/TFl4zuknxAI/AAAAAAAADJ0/LdfAc5xo6YQ/s1600/Acabaram-se%20os%20ot%C3%83%C2%A1rios-cenas.jpg)

trecho: http://youtu.be/tFD3_H5pQeo

 

- São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeni

sp

(imagem: http://www.fflch.usp.br/dh/lemad/wp-content/uploads/2010/01/Sao-Paulo_sinfonia_da_metropolis_filme.jpg)

trecho: http://youtu.be/UZo0mMuWp_E

 

3) A modernidade no Brasil:

 

trem

Locomotiva da Leopoldina Railway, um dos ícones da dinamização dos transportes à época.

O pai de Humberto Mauro era funcionário da companhia inglesa.

http://www.solariseditora.com.br/img/ef_93.jpg

 

sp2

Na foto de Wesley Duke Lee de São Paulo em 1931 podemos percebem que já nessa época os centros urbanos cresciam rapidamente.

http://d.i.uol.com.br/album/wesley_duke_lee_f_001.jpg

 

fred

ícone da modernidade, o cinema técnico hollywoodiano era um dos paradigmas estéticos da modernidade.

No Brasil dos anos 20 e 30 a influência do cinema americano já era enorme. Na imagem Fred Asteire e Ginger Rogers.

http://www.linternaute.com/cinema/diaporama/07/couples-cinema/astaire-rogers.jpg

 

cinearte

O Brasil já se esforçava para criar o seu próprio star system editando no esforço de personagens como Adhemar Gonzaga suas primeiras publicações sobre cinema.

http://www.linternaute.com/cinema/diaporama/07/couples-cinema/astaire-rogers.jpg

 

Aula 2) Apresentação dos trabalhos: os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisa para a turma. Deverão utilzar-se de vídeo, imagens e texto para tentarem expor e contextualizar os temas propostos pela atividade. O professo deverá estimular o grupo com perguntas, tentado fazer com que a turma tenha uma visão mais claro sobre o cenário de modernização do Brasil nos anos 20 e 30, tendo em vista o cinema como um elemento importante dessa época. Deverá ser entregue um trabalho escrito por grupo.

 

Aula 3)

Atividade 2) É sugerido ao professor exibir o seguinte filme Humberto Mauro (1975), de David Neves:

- Humberto Mauro (1975), David Neves

http://vimeo.com/20523003

 

mauro

Humberto, já na sua velice, retorna às antigas paisagens de sua infância para filmar.

http://1.bp.blogspot.com/-zsjit6a9gpc/TjGpRHttHUI/AAAAAAAABL4/Iy3NGV4uV2o/s1600/Humberto_Mauro_na_porteira.JPG

 

É importante que o professor discuta o filme com os alunos:

- Por que será que Mauro é considerado o "pai" do cinema brasileiro?

- Ao final do filme os entrevistados afirmam que Mauro foi o primeiro a fazer filme tipicamente brasileiros. O que seria isso? Um cinema brasileiro?

- Em uma época, como vimos, tão pautada na modernidade técnica, no cinema americano, o que significava fazer filmes com a cara do Brasil?

 

Aula 4) Começar a aula com alguns trechos de filmes de Humberto Mauro:

 

- O descobrimento do Brasil (1937) - Humberto Mauro

mauro

(imagem: http://images.quebarato.com.br/T440x/dvd+o+descobrimento+do+brasil+humberto+mauro+classico+1937+vargem+grande+paulista+sp+brasil__BF507_4.jpg)

trecho: http://vimeo.com/17128498

 

- A velha a fiar (1964) - Humberto Mauro

velha

(imagem: http://3.bp.blogspot.com/_rFT6uTVZSjE/TJFIvaIuzqI/AAAAAAAACFI/1Ke-m2-2MWw/s1600/avelha.jpg)

filme completo: http://vimeo.com/20520305

 

Engenhos e Usinas (1954) - Humberto Mauro

mauro2

(imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5CvKOFPSUKo/RvdKSCQ13BI/AAAAAAAAAEk/Hyp0lZ5XuxY/s400/hm1.jpg)

http://youtu.be/WRsdvgWBuzQ

 

- Carro de Bois (1975) - Humberto Mauro

filme: http://vimeo.com/20661869

 

 

mauro2

Humberto Mauro em meio à câmera de cinema e os animais.

http://www.pmvg.com.br/Patrimonio_HumbertoMauro2_arquivos/image012.jpg

 

O professor deverá discutir com os alunos as questões levantadas na aula anterior.

- Como e por que estes filmes parecem ser filmes tão importantes para o cinema brasileiro?

- Qual a importância de se falar de temas rurais em plena modernização brasileira? O que parecia estar ficando para trás com a modernização como ela estava sendo feita no Brasil?

- Especialmente em Engenhos e Usinas, será que não há nesse filme alguma crítica a modernização brasileira?

- Qual a importância destes filmes?

 

O alunos deverão entregar individualmente uma redação que consiga sintetizar uma opinião sobre a importância histórica do cinema de Humberto Mauro, abordando os temas do cinema, da modernização e da crítica brasileira (feita pelo cinema de Mauro) à modernidade.

Recursos Complementares

introdução:

- Um documentário bem completo que pode servir como auxiliar ao professor é o Luz de Minas de Sérgio Amzalak:

parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=gnOE_OBzddc

parte 2: http://youtu.be/LTKsLJTdwlE

parte 3: http://youtu.be/4YW4UZayxnU

 

Para uma contextualização do cinema brasileiro nos anos 1920 é sugerida a seguinte mostra da Programadora Brasil:

http://www.programadorabrasil.org.br/programa/38/

 

Atividade 1)

- Sobre os modernistas de cataguases: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9192/5656

- Sobre a revista Verde: http://www.cataguasesviva.com/revista_verde.html ou ainda http://www.uel.br/revistas/boitata/volume-11-2011/B1105.pdf

- Sobre o cinema no Brasil dos anos 20: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v25n49/a08v2549.pdf ou ainda http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=64:a-questao-da-industria-cinematografica-brasileira-na-primeira-metade-do-seculo&catid=35:histcinema&Itemid=67

-Sobre a modernização brasileira dos anos 20 e 30: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/imburana/article/viewFile/848/781 ou ainda http://www.ufrgs.br/decon/publionline/textosprofessores/fonseca/caxambu1.pdf

- Sobre a revista Cinearte: http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89:cinearte-o-cinema-brasileiro-em-revista-1926-1942&catid=42:historia-no-cinema-historia-do-cinema&Itemid=67

- Para visualizar a coleção completa das revistas de cinema da época Cinearte e Scena Muda: http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/busca_revistas.html

 

Atividade 2)

Sobre Humberto Mauro e Glauber Rocha: http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/hmauro.htm

Sobre Humberto Mauro: http://www.mnemocine.com.br/aruanda/hmauroamoncaio.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação

A avaliação deve ser constante. O professor deverá estar atento a participação dos alunos nos debates em sala. Haverá um trabalho escrito em grupo, e um individual. A correção deverá ser feita levando em consideração os pontos descritos  nas atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.